A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Ano da edição: 2020 Organizadores: Sady Mazzioni; Cristian Baú Dal Magro ISBN: 978-65-88029-20-6 Páginas: 237 A adoção de práticas sociais e ambientais melhoram a qualidade de vida das pessoas e viabilizam o desenvolvimento sustentável. As estratégias sustentáveis de longo prazo incluem cuidados com os efeitos provocados pelas atividades empresariais, preocupando-se com os aspectos ambientais, sociais e econômicos. O objetivo desta obra é disseminar as Melhores Práticas de Sustentabilidade das empresas e demais entidades associadas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), participantes da 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. Os oito casos relatados incluem práticas de destinação ambiental adequada de resíduos; obras de engenharia no modelo sustentável; incentivo de hábitos mais sustentáveis na comunidade; doações de sistemas fotovoltaicos às entidades beneficentes; facilitação do trabalho dos catadores de resíduos; práticas de convivência educativa que oportuniza a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade; e desenvolvimento do agronegócio regional com estímulo aos pequenos agricultores. As empresas e entidades promotoras das ações relatadas na obra foram premiadas pelas contribuições geradas à sociedade e ao planeta. Essa publicação tem o intuito de inspirar outras empresas e entidades a se envolverem na promoção do desenvolvimento sustentável.
Ano da edição: 2018 Organizadoras: Rosana Maria Badalotti, Cristiane Tonezer, Dunia Comerlatto ISBN: 978-85-7897-300-1 Páginas: 700 Esta publicação é resultado da realização do “II Seminário Regional: Território, Territorialidades e Desenvolvimento Regional: os Movimentos Sociais”, que aconteceu entre os dias 10 e 11 de novembro de 2016, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), e contou com a promoção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e copromoção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Esta obra contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Esta obra apresenta parte de textos proferidos em conferências, mesas-redondas e nos quatro grupos de trabalho – Movimentos Sociais Rurais; Movimentos Sociais Urbanos; Governança do Território, Institucionalidades Sociais e Desenvolvimento Regional; e, Movimentos Sociais e Desafios Contemporâneos – que reuniram trabalhos de pesquisas, experiências e ações políticas, econômicas e culturais apresentados por estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais e militantes de movimentos sociais de diferentes regiões do País.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Tania Mara Zancanaro Pieczkowski; Leonel Piovezana; Ivo Dickmann ISBN: 978-65-88029-70-1 Páginas: 380 Essa coletânea de textos, todos escritos a partir de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó (PPGE) Unochapecó), tem a fisionomia de uma vitória histórica e o sabor de uma grande conquista. Singela, sem dúvida, mas muito representativa. Representa também os resultados (e efeitos) da presença da pós-graduação na região que, a partir da criação do PPGE, pôde debruçar-se sobre temas relevantes, auxiliando na compreensão e na superação das distâncias sociais que, historicamente, caracterizam as sociedades modernas, estruturadas sob a égide do capitalismo. Demonstra, também, o processo de consolidação acadêmica e universitária da Unochapecó. Nas palavras do nosso mestre, o prof. Ireno Berticelli: “Só poderemos nos considerar uma universidade plena e madura, quando tivermos implantada a pós-graduação stricto sensu”.
Ano da edição: 2021 Organizadores: Daiane Eccel; Diogo Norberto Mesti; Rosana Moura ISBN: 978-65-88029-45-9 Páginas: 288 Onde deve estar a filosofia? A filosofia deve estar organizando, reunindo, pensando a educação e, mais precisamente, repensando a figura do aluno por uma perspectiva ampla, plural e dialógica. Com isso, é possível resgatar as condições mínimas do exercício da aprendizagem, do ensino, da educação e da formação, pois essas condições são dadas a partir do desejo e também do prazer em aprender que é por definição a característica mais marcante da própria faceta educativa da filosofia. Amar o saber, desejar aprender, ser aluno, tudo isso se confunde com o pensamento filosófico. Com isso, as reflexões de inúmeros filósofos da educação e amantes do saber aqui reunidas abrem uma trilha para a direção oposta à ignorância e à brutalidade e desenha a formação humana utilizando inúmeros outros recursos e resultados, repensando a autonomia, a decolonialidade, a técnica, a arte, a produção, a criação, a imaginação, as emoções, as crises, a natureza, a partir de pensadores antigos, modernos e contemporâneos que forjaram e moldam nossas tradições e origens.
Ano da edição: 2015 Organizadores: Delmir José Valentini, Gerson Witte, Mirian Carbonera, Ademir Miguel Salin e André Luiz Onghero ISBN: 978-85-7897-154-0 Páginas: 241 A Guerra do Contestado (1912-1916) se transformou num marco da historiografia catarinense e brasileira, sendo objeto de muitos livros, teses, dissertações e artigos. É também tema de músicas, poesias, peças de teatro, documentários e filmes. A fotografia é um meio de imortalizar momentos e por isso está relacionada à memória, lembranças individuais ou coletivas. Com esta percepção, reunimos nesta obra imagens fotográficas contemporâneas e históricas a partir dos temas: paisagem, fauna, águas, trilhas e veredas, ocupação humana, religiosidade, ferrovia, extração de madeira, cidades e Guerra do Contestado. As imagens contemporâneas foram produzidas por diferentes autores e selecionadas por meio de concurso. As fotografias históricas fazem parte do acervo da família de Claro Gustavo Jansson, um dos poucos fotógrafos que percorreu a região contestada na primeira metade do século XX. Com esta obra, procuramos fazer um contraponto entre imagens produzidas no período da guerra e cenas da região na atualidade.
Ano de edição: 2025 Organizadores: Antonio Marcos Myskiw, Carlos Alberto Gianotti, Rosane Natalina Meneghetti e Valdir Prigol ISBN: 978-85-7897-377-3 Páginas: 295 As ideias iniciais deste livro contendo a trajetória histórica de dezenas de editoras universitárias atreladas a universidades públicas e comunitárias situadas nos três estados do sul do Brasil foram gestadas durante o encontro da Regional Sul da ABEU, organizado pela Editora Unila, com apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu/PR, nos primeiros dias de abril de 2024. A conferência de abertura do encontro foi proferida pela professora Leilah Santiago Bufrem, tendo como tema de seu pronunciamento a história das editoras universitárias no Brasil. Com o término da conferência e a abertura para intervenções daqueles que a acompanharam (presencialmente e de forma remota), a trajetória de várias editoras universitárias somaram-se à história narrada por Leilah que, durante os diálogos pós-conferência, se propôs a contribuir para com a escrita de uma obra coletiva contendo histórias e memórias de outras editoras universitárias. A ideia ganhou muitos adeptos. Ao longo de alguns meses, o projeto do livro tomou forma num diálogo cruzado entre os organizadores e as editoras universitárias da Regional Sul da ABEU. Entendemos que deveríamos ir além de uma obra contendo apenas a história das editoras. Propusemos como desafio às editoras e suas equipes a escrita de ensaios em torno de alguns temas que se ligam à prática cotidiana das editoras ou impactam-nas de forma direta ou indireta, que constam na segunda parte do livro.
Ano da edição: 2023 Organizadora: Fátima Kremer Ferretti ISBN: 978-85-789-7369-8 Páginas: 130 Logo após a publicação das DCN, a Unochapecó institui a comissão para elaborar o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Fisioterapia. Duas décadas se passaram desde então, e esses 20 anos de história serão apresentados no primeiro capítulo desta obra: - Fisioterapia: 20 anos em ação no oeste catarinense. Uma trajetória permeada pela dedicação, pelo aprendizado e evolução, pilar de uma formação de profissionais altamente capacitados e comprometidos com a saúde e bem-estar da comunidade. É com grande alegria e orgulho que celebramos esses 20 anos com a publicação dessa obra.
Ano da edição: 2018 Organizadoras: Ilka Goldschmidt, Mariângela Torrescasana ISBN: 978-85-7897-298-1 Páginas: 295 Esta coletânea de artigos e relatos sobre experiências de Mídia Cidadã é fruto de projetos de pesquisa e de extensão, desenvolvidos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), nos últimos oito anos. Um sonho que começou há mais de dez anos e que foi, aos poucos, reunindo professores e estudantes em torno do estudo da mídia cidadã, um conceito ainda pouco utilizado e muitas vezes ignorado por profissionais da comunicação e até mesmo por pesquisadores. Mas a ideia aqui não é polemizar e sim contribuir para a compreensão de uma mídia mais inclusiva e da sua aplicabilidade. Os resultados de estudos, pesquisas, análises, reflexões envolvendo a mídia cidadã, aqui revelados, demonstram o nosso compromisso com uma prática comunicacional mais horizontal, que tem a comunidade como grande protagonista. Isso remete para o caminho da democratização da comunicação, um ideal perseguido e defendido por todo o jornalista compromissado com o interesse público e com o fortalecimento da cidadania.
Uma pedagogia para a qual o processo de conhecimento (aprendizagem) implica um movimento da consciência no sentido de ir e vir à realidade. O que indica a concepção de ser humano como sujeito concreto cuja feitura, para usar uma expressão de Freire, se tece na relação homem-mundo. Trata-se, portanto, de um sujeito ativo cuja atividade cognitiva traduz-se em instrumento de apropriação, compreensão e interação com a realidade.A psicologia histórico-cultural preconiza a compreensão do funcionamento psicológico tipicamente humano como produto de relações sociais, ou seja, o humano é condição que não se herda biologicamente, mas se constitui no processo de apropriação que o indivíduo concreto, historicamente situado, realiza, dos artefatos materiais e simbólicos presentes na cultura. Por isso, tem a educação escolar como instrumento central para o processo de humanização na medida em que se compreende a prática pedagógica como espaço fundamental de mediação simbólica, de interações e de ações pedagógicas deliberadas, intencionais, voltadas para um fim que, em última instância, constitui-se no desenvolvimento de funções psicológicas tipicamente humanas. Assim, essa abordagem carrega em si instrumentos teóricos fundamentais para a compreensão do ser humano como sujeito sócio-histórico, e se essa leitura ou concepção responde as demandas centrais da pedagogia freireana, coloca-se o desafio de estabelecer comparações entre os conceitos centrais de tais teorias e verificar as possibilidades de diálogo efetivo entre ambas, tendo sempre em vista a qualificação da práxis pedagógica.
Na primeira semana de outubro foi realizada a segunda edição da Feira do Livro Chapecó. A Argos e a Livraria Universitária da Unochapecó estiveram presentes com um estande, marcando presença nesse grande evento cultural que tem como objetivo revolucionar o conhecimento.Tivemos momentos marcantes, principalmente por ver quantas pessoas admiram a literatura local, prestigiando autores e obras da nossa região.Durante o evento foram distribuídos vales-livros para as escolas, com o objetivo de alunos e professores interagirem com a leitura. Esses livros poderiam ser adquiridos pelos alunos para serem lidos por eles e, posteriormente, destinados à biblioteca das escolas. O objetivo é facilitar o acesso à leitura e ao conhecimento.Também tivemos a participação de João Cezar de Castro Rocha, realizando um debate sobre o “Direito à literatura literária”. A conversa com João Cezar abordou o direito das pessoas à literatura e como isso tem influência em nossas vidas. Ele falou da popularização do autor como figura pública, através do acesso à leitura das pessoas, referindo-se a verdadeira dádiva que é ser escritor e interagir com o seu público por meio da leitura.João Cezar trouxe poemas e fez citações de autores que são referências em sua escrita, com o objetivo de reflexão e entendimento do que realmente é literatura, e como a leitura pode trazer algo especial para todos, mostrando a conexão que o escritor tem com o seu leitor, trazendo, através da escrita, a imaginação do receptor, construindo um universo de ideais e formando o seu próprio intelecto para preencher as lacunas internas.João Cezar também afirmou que quando alguém conta uma história e outra pessoa escuta algo extraordinário e complexo acontece, ouvimos e criamos nossas próprias histórias, dando um novo sentido de interpretação para aquilo, explorando seu inconsciente, transformando tudo isso em um paradoxo interno, para no fim, você, encontrar-se. Isso torna a literatura uma forma única de experiência.
Este trabalho, organizado por Noeli Gemelli Reali, resulta de um universo diversificado de parcerias, trabalhos, estudos e experimentos “com o cinema”. Uma das razões da origem desta obra é o fato do cinema compor uma das mais vigorosas e complexas formas de dizer o mundo, de codificá-lo. Outro motivo foi o projeto Cinema na Universidade, que existiu na Unochapecó de 1998 a 2003 como parte de um dos trabalhos do, então existente, Programa Oeste no Plural. A cada edição do evento eram realizados debates a partir de filmes selecionados previamente.Em seis anos de existência do projeto, mais de cem debatedores contribuíram com comentários, opiniões e informações acerca dos grandes temas selecionados. Entre eles, profissionais, docentes universitários, de ensino médio e fundamental, profissionais liberais, intelectuais orgânicos de diversos movimentos sociais, ativistas políticos, cineastas, roteiristas e acadêmicos, alguns dos quais têm suas reflexões publicadas neste livro. A obra reúne ainda artigos dos professores Gerson Luiz Trombeta, doutor em Filosofia da UPF; Mauro Gaglietti, doutor em História; Márcia Helena Saldanha Barbosa, doutora em Teoria da Literatura e professora da UPF; Tatiana Bolivar Lebedeff, doutora em Psicologia do desenvolvimento e professora da UPF; Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, mestre em Educação e professora da Unochapecó; Augusto da Silva, doutor em História e professor da Unochapecó; e Noeli Gemelli Reali, mestre em Educação e professora da Unochapecó. Entre os filmes analisados estão Tolerância Zero, O oitavo dia, Ladrões de Bicicleta, Pocahontas.O cinema pode ser considerado, além de um campo sólido e fértil de estudos e pesquisas, uma poderosa máquina de ensinar e aprender, assim como apontam vários estudos feministas, de gênero, pós-coloniais e dos estudos culturais. A disseminação de estudos como este significa disponibilizar à sociedade e à academia um artefato cultural e acadêmico inicial, tanto para ampliar à compreensão de mundo, quanto aliar-se a parcerias e experiências com outros/as pesquisadores/as e instituições.
A partir da década de 1990, os processos de globalização contribuíram para cada vez problematizar um cinema pensado exclusivamente a partir de uma cultura nacional ou dualidades como Primeiro e Terceiro Mundos. O desafio que se abre cada vez mais para os estudos de cultura e arte, mas pouco assumido nos estudos de cinema no Brasil, é o de pensar novas formas de exclusão e inclusão de forma cada vez mais transnacional e em que o próprio local não se pode ser pensado de forma dissociada da presença dos meios de comunicação de massa. Assim, a obra “Cinema, globalização e interculturalidade”, organizada por Andréa França e Denilson Lopes, pretende ser uma contribuição nesta perspectiva transnacional de pensar o cinema.A globalização intensificou as ligações entre as relações sociais no mundo. Experiências de estrangeiridade se tornaram comuns nas imagens contemporâneas, e o cinema certamente perdeu suas características de origem para mudar algumas maneiras de ver o universo da globalização.As imagens no cinema encenam o jeito de ser e de pensar da sociedade globalizada contemporânea, em que as mudanças constantes propõem uma convivência democrática entre as diferentes culturas, possibilitando a integração entre elas sem anular sua diversidade e fomentando seu potencial criativo. Mas o cinema também está atento para as dificuldades e conflitos decorrentes desse momento histórico em que nunca houve tanta troca de pessoas, informações e ideias ao redor do planeta.Os 15 artigos de pesquisadores e professores de diferentes instituições, nacionalidades e países exploram, sobretudo, as múltiplas conexões entre imaginário, economia, globalização, mídia de massa, cultura e memória coletiva. Sendo o cinema contemporâneo o meio eleito para alavancar estas questões, diálogos e conexões interdisciplinares, não há outro sentido neste livro senão a pergunta que o que atravessa: como falar de interculturalidade através do cinema? O que mostrar? Quem olha quem? Quem mostra o quê? O que é mostrado, o que é escondido? Onde estou no olhar do outro, dentro da mise em scène do outro? Questões de cinema que são muitas vezes retomadas.Autores como Hamid Naficy, Rosanna Maule, Laura U. Marks, Yingjin Zhang, Leo Goldsmith, Sheldon Lu, entre outros, pela primeira vez traduzidos para o português, trazem para o leitor uma obra que discute a emergência do imaginário global através do cinema e sua relação com as dimensões culturais da globalização econômica. Dividido em blocos temáticos, este livro discute a projeção cinematográfica de imaginários nacionais e os modos de circulação destas imagens, o lugar da memória e dos afetos no cinema transcultural, a invenção de enunciados de nacionalidade através destas imagens. É, de fato, um conjunto riquíssimo de olhares, pensamentos e indagações que só o cinema contemporâneo pode provocar quando tensiona os discursos correntes da televisão e das mídias de massa.Para adquirir acesse: http://goo.gl/KA5Rpr
Em 1992, para titular um livro editado por Rodolfo Grandi (UFPA), o professor Cid Pacheco (UFRJ) criou este aforismo bem-humorado, que ganhou notoriedade. Mais tarde, a professora Lucia Reis (UFRJ) acrescentou-lhe uma sábia interrogação: “Voto é Marketing?” – que passou a designar a série de seminários, de grande repercussão, realizados pelo Núcleo de Marketing (Numark) da ECO – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por cautela, melhor manter a pergunta: voto é marketing? A resposta será sempre dada pelo eleitor. Nas urnas. O resto é política… A obra, intitulada “Elementos de comunicação e marketing político”, aborda a intersecção entre Comunicação, Marketing e Política, sob o olhar do organizador Vagner Dalbosco, mestre em Ciência da Informação, atualmente professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O organizador reúne textos de reconhecidos pesquisadores brasileiros, alguns deles com trajetória em campanhas eleitorais e assessorias no Brasil e no exterior. Cada texto traz consigo diferentes elementos do marketing político, que por sua vez é rico em conteúdo. A obra desenvolve a trama do jogo político através do “xadrez” e explica como e por que o marketing faz toda a diferença no contexto social. Os textos reunidos na obra abrangem uma série de elementos constitutivos do ambiente agressivo que é a política e evidenciam que a comunicação e o marketing político não são para amadores.
Como forma de incentivar o hábito da leitura, entre os dias 17 e 21 de setembro acontece em Chapecó a 3º edição da Feira do Livro, promovida e organizada pela Unochapecó em parceria com a Prefeitura de Chapecó.Este ano a abertura oficial da Feira do Livro contará com a presença do Quarteto da Orquestra Sinfônica de Chapecó. Além disso, são esperadas muitas atrações culturais para as escolas visitantes durante os períodos da manhã e da tarde, várias palestras e discussões voltadas à prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes, e a questões ligadas à ciência, saúde e espiritualidade no período noturno, assim como o lançamento de livros e shows durante toda a Feira.A Argos estará presente com um estande neste grande evento, expondo e divulgando obras locais e lançamentos exclusivos. A Feira será realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes e terá entrada gratuita para todo o público.
Entre os dias 6 e 15 de setembro, a cidade de Medellín, na Colômbia, realiza a sua 13ª Festa do Livro e da Cultura, que neste ano contará com a presença de dezenas de autores nacionais e internacionais. Para representar a capital do oeste catarinense no evento, a Editora Argos da Unochapecó foi convidada para expor seus lançamentos de 2019.Para saber mais sobre as obras em exposição e conferir as matérias publicadas, acesse: www.editoraargos.com.br.
Entre os dias 11 e 13 de maio, aconteceu a XXIX Reunião Anual da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). O evento ocorreu na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa-MG, e a Argos Editora da Unochapecó esteve presente, representada por sua coordenadora, professora Rosane N. Meneghetti Silveira.Criada em setembro de 1987, a ABEU congrega mais de cem editoras acadêmicas vinculadas a universidades e institutos de pesquisa com dependência administrativa federal, estadual ou municipal, comunitários e privados, distribuídos em todas as regiões do País. Ao longo da sua história, a ABEU tem contribuído para a profissionalização do setor editorial nas áreas acadêmica, técnica e literária, ocupando significativos espaços no processo de modernização das políticas públicas do livro. Este ano, o tema em pauta foi “Construção de uma Política Editorial Universitária no Brasil: em busca da unidade”. Foram discutidas questões referentes a desafios de acessibilidade, direitos autorais na contemporaneidade e a internacionalização e gestão das editoras universitárias. Os temas foram apresentados e discutidos por diversos profissionais, autoridades das suas respectivas áreas, entre eles, Juan Felipe Córdoba-Restrepo, presidente da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y El Caribe. No último dia do evento, também ocorreu a apresentação de um edital de publicação para lançamento de um livro pela ABEU. Em 2017, a ABEU comemora 30 anos, e para comemorar essa conquista, será lançado um livro Coletânea Comemorativa com uma compilação de textos sobre a edição universitária. A professora Rosane destaca a importância da reunião anual da ABEU: “O evento é muito importante para as editoras universitárias filiadas a ABEU, pois é a oportunidade que temos para trocar experiências acerca das atividades que envolvem as editoras e assim qualificar nossas publicações.” Quanto aos temas abordados no evento, a professora destaca a sua relevância e afirma: “A reunião foi permeada por reflexões criativas e as discussões abordaram aspectos fundamentais para a contemporaneidade.”