A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Ano da edição: 2023 Organizadores: Cristiani Fontanela, Tuana Paula Lavall e Andréa de Almeida Leite Marocco. ISBN: 978-85-7897-332-2 Páginas: 233 Vinte e cinco anos se passaram desde que tudo começou. Quando a Fapesc nasceu, os anos 2000 não passavam de um futuro incerto que gerava medo pela simbologia que envolvia a virada do milênio. O ecossistema de tecnologia do Estado dava os primeiros passos, os editais de fomento de órgãos específicos para este fim não existiam e inovação era uma palavra comum apenas aos ramos acadêmicos. Foi um longo e sinuoso caminho para chegar aonde estamos. Fazemos um resgate de toda contribuição que o ecossistema recebeu de outros setores, como o Sistema Acafe, Sebrae, Fundação Certi, Facisc, Fiesc e organizações empresariais. E de como o ecossistema também fez o caminho inverso, gerando impacto direto na vida e no cotidiano das universidades, institutos e órgãos públicos e da indústria catarinense. A obra ainda mostra como o ecossistema conseguiu fazer conexões nacionais e internacionais, como fomos evoluindo com o passar dos anos, como isso levou ao Pacto pela Inovação, aos ativos de Propriedade Intelectual e à consolidação de Santa Catarina como referência em CTI.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Saulo Gomes Thimóteo; Valdir Prigol ISBN: 978-65-88029-64-0 Páginas: 180 Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhe deres: Trouxeste a chave? “Procura da poesia” Carlos Drummond de Andrade
Ano da edição: 2019 Coordenadora: Márcia Moreno; Bolsista: Alini Lopes ISBN: 978-85-7897-311-7 Páginas: 135 A obra aborda as exposições que aconteceram na Galeria Agostinho Duarte. Fundada em 11 de maio de 2011, a Galeria de Artes Agostinho Duarte é um ambiente artístico-cultural e está vinculada ao curso de Artes Visuais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Localizada no Bloco C, tem a finalidade de promover manifestações artísticas e culturais e de proporcionar a difusão das Artes Visuais em Chapecó, assim contribuindo para o desenvolvimento da região.
Ano da edição: 2016 Organizadoras: Maria Elisabeth Kleba, Marta Lenise do Prado, Kenya Schmidt Reibnitz ISBN: 978-85-7897-166-3 Páginas: 155 Reúne experiências e reflexões acerca dos dispositivos de reorientação da formação profissional em saúde em curso no Brasil. Além disso, registra práticas e reflexões pedagógicas dos momentos compartilhados durante o simpósio Diálogos sobre o ensino na saúde: vivências de reorientação na formação profissional em saúde, busca aproximar o leitor da experiência de um evento pautado em práticas dialógicas e inspirar autores envolvidos no processo de mudanças do ensino, cuidado e gestão em saúde, contribuindo com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Ano de edição: 2025 Organizadores: Cristiano Reschke Lajús, Fábio José Busnello, Aline Vanessa Sauer, Magdalena Reschke Lajús Travi e Francieli Dalcanton ISBN: 978-85-7897-386-5 Páginas: 276 A obra Tecnologia e gestão da inovação em sistemas de produção sustentáveis – vol. 3, coordenada pelo Curso de Agronomia, tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos um espaço institucional para apresentação e discussão de seus trabalhos de pesquisa, promovendo o intercâmbio entre estudantes de graduação e graduados que participaram de Iniciações Científicas na disciplina de Fisiologia Vegetal (4º período) do Curso de Agronomia. A Iniciação Científica está voltada para a valorização do estudante e constitui-se em significativa oportunidade de o acadêmico conhecer a vertente da pesquisa para inserção no mercado de trabalho. Esta experiência poderá fazer a diferença no futuro profissional do discente. A importância da Tecnologia e gestão da inovação em sistemas de produção sustentáveis no desenvolvimento da pesquisa no Curso de Agronomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) reflete diretamente na aproximação do ensino versus pesquisa, ou seja, a relação: teoria versus prática, facilitando o processo ensino aprendizagem. Por esta razão, a participação dos acadêmicos no referido seminário, seja como autor, seja simplesmente com a presença em plenário, torna-se um significativo incentivo à divulgação das pesquisas realizadas no Curso de Agronomia da UNOCHAPECÓ.
Ano de edição: 2025 Organizadores: Cláudia Battestin e Márcia Luíza Pit Dal Magro ISBN: 978-85-7897-385-8 Páginas: 324 As pesquisas que deram origem aos capítulos deste livro resultam de dissertações de mestrado defendidas durante o ano de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), oriundas da Linha de Pesquisa 1: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas; e Linha 2: Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. As duas linhas perpassam pela reflexão e análise sobre como os desafios educacionais podem ser enfrentados a partir de uma abordagem crítica e transformadora, com o objetivo de promover práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes em diversos contextos. A práxis pedagógica, mencionada no título atribuído a esta obra, é compreendida como ação reflexiva e intencional, que articula teoria e prática em permanente diálogo com as demandas sociais, culturais e políticas do campo da educação. As pesquisas apresentadas neste livro expressam o compromisso do PPGE com uma formação docente crítica e cidadã, voltada à construção de práticas educativas que possibilitem a transformação da realidade educacional e social.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Saulo Gomes Thimóteo; Valdir Prigol ISBN: 978-65-88029-64-0 Páginas: 180 Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhe deres: Trouxeste a chave? “Procura da poesia” Carlos Drummond de Andrade
Ano da edição: 2023 Organizador(a): Carine Vendruscolo ISBN: 978-85-9787-336-0 Páginas: 354 A presente obra, em seus 17 capítulos, organizados em duas seções, apresenta subsídios para reflexões e diálogos sobre promoção da saúde e prevenção de agravos, à luz de vivências e estudos da área da Enfermagem em diferentes cenários de atuação da APS. Os estudos compilados junto ao Grupo de Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina – Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (LABIGEPS/UDESC) nos possibilitam analisar essa temática sob diferentes prismas dentro da Enfermagem e o quanto, por vezes, os profissionais da saúde, em especial da Enfermagem, são capturados por formas e processos de trabalhos que não condizem com as prerrogativas do modelo de atenção preconizado pelo SUS. Os textos nos convidam a reavaliar nossas práticas de promoção da saúde e prevenção de agravos, entre elas, o da P4, a qual amplia a lógica do modelo processual em muitos espaços ainda vigente, logo, nos possibilita refletir sobre o processo de trabalho na APS a fim de fortalecer o SUS, pois precisamos sempre lembrar que o SUS somos nós! Logo, a efetivação desse sistema depende de todos(as) nós, enquanto cidadãos e cidadãs, independentemente dos espaços que estamos ocupando ora como usuários, ora como profissionais, ora no ensino, ora como gestores desse sistema.
Salame, queijo, pão caseiro, vinho e pé de moleque. Além de deliciosos, esses alimentos são muito tradicionais, e quase sempre estão na mesa de quem mora no oeste catarinense. A produção desses alimentos ocorre de forma artesanal, em pequenos estabelecimentos agrícolas familiares, que se baseiam em um conjunto de conhecimentos tradicionais para sua elaboração.Este conjunto está sistematizado no livro “Produtos coloniais: tradição e mudança”, do autores Clovis Dorigon, Arlene Renk, Milton Luiz Silvestro, Clécio Azevedo da Silva e Juliana Savio, publicado pela Argos Editora da Unochapecó. A obra é resultado da pesquisa realizada na região, com o objetivo de resgatar e sistematizar conhecimentos tradicionais na elaboração de produtos coloniais. Os alimentos são produzidos com base na tradição de diferentes etnias, tendo como matéria-prima produtos agrícolas, cultivados no próprio estabelecimento.
Com a era digital e as pessoas cada vez mais conectadas, os e-books vêm ganhando espaço no mercado editorial. Com várias vantagens comparados com os livros físicos, os e-books contam com praticidade de armazenamento, preços relativamente baixos por não ter custos com impressão e de transporte, maior interatividade, fins sustentáveis e facilidade na acessibilidade, pesquisa e procura, assim, atualizar-se e deixar os livros de papel de lado, mesmo sendo difícil, parece ser uma boa ideia. Pensando nisso, a Argos conta com e-books que estão disponíveis para compra, desde a área das Ciências Sociais Aplicadas até a de Ciências Exatas e da Terra. Alguns títulos disponíveis em nosso site: Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos: Educação, inclusão e acessibilidade são temas que se entrelaçam e movimentam o campo educacional. Esses debates, bastante difundidos na Educação Básica, ganham espaço crescente na Educação Superior, alimentados por políticas educacionais e programas governamentais. A ordem atual é explícita: “todos devem estar incluídos”. O termo Inclusão remete a argumentos sedutores e inquestionáveis, mas os “bastidores desse palco” podem revelar práticas veladas que continuam a excluir. Incluir é mais do que inserir, partilhar espaços físicos, socializar. Incluir pressupõe o reconhecimento da diferença. A comunicação de mercado em redes virtuais: uma questão de relacionamento: Este livro destina-se aos estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que buscam compreender as renovações das práticas de mercado, enfocada na comunicação de mercado nos espaços do on-line, vista aqui como um relacionar-se constante. O marketing, a comunicação e o cotidiano dos sujeitos sociais no espaço virtual encontram-se delimitados pelas sensações, afeto, cognição e experiências relacionais. Todo e qualquer acesso será possível a partir do relacionamento. O relacionar-se não é um atributo, mas uma condição, sem a qual o processo inexiste. O golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil: O livro O Golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil é um destacado aporte ao esforço de realizar tarefa historiográfica ainda inconclusa, quer seja a de trazer novas análises, reflexões e conhecimento que, embora vinculados a uma determinada região do País, no caso o Sul – perspectiva que sempre é muito mais política do que geográfica –, permitem preencher as lacunas existentes na tentativa de construir uma grande narrativa nacional que dê conta do passado ditatorial, do seu contexto gerador e das suas possibilidades, variáveis e especificidades. [...] Dentro dessa perspectiva, esta obra apresenta estudos acadêmicos relacionados com a realidade dos três estados sulinos – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – no contexto do Golpe de Estado de 1964. A obra está organizada em oito capítulos, sendo cada um deles o resultado de rigorosa pesquisa e reflexão dos seus correspondentes autores. Gestão agroindustrial: em busca de uma governança eficiente:Ao longo dos últimos anos tem-se observado na economia como um todo e, particularmente, nas cadeias produtivas pertencentes ao sistema agroindustrial, uma série de mudanças estruturais que se fizeram sentir tanto no lado da produção quanto no consumo. Do ponto de vista da produção, diferentes formas organizacionais disseminaram-se em um movimento que transcendeu as fronteiras dos países desenvolvidos. Nesse contexto, passa a ser crescente o reconhecimento de que diferentes formas de organizar a produção apresenta impacto significativo sobre o ambiente competitivo e sobre a ação estratégica das organizações individuais e em grupo. Muitos exemplos estão demonstrando que a competição não está mais ocorrendo de forma individual, mas entre redes ou conjuntos de organizações. A sobrevivência em um ambiente de permanente desequilíbrio torna-se função da capacidade de interagir de forma associativa com fornecedores, clientes e, por vezes, até mesmo com concorrentes. Parcerias entre organizações, cooperativas, clusters, redes de pequenas e médias empresas e toda a sorte de arranjos interorganizacionais passaram a ser estabelecidos nos diversos mercados agroindustriais de modo que uma ação mais sistêmica tem direcionado cada vez mais o posicionamento dos agentes que operam nesses ambientes. Estudar a governança estabelecida nos arranjos agroindustriais e o melhor modo de fazê-la passa a ser um dos aspectos que mais tem sido objeto de atenção dos cientistas das organizações, sendo este o principal objetivo desta obra.
No dia 27 de agosto, a Unochapecó recebe o Dr. Paulino Eidt, autor da obra Os sinos se dobram por Alfredo, publicada pela Argos. Ele ministra a VIII Aula Inaugural do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação, com o tema “A subjetividade e a Produção Científica”. O evento acontece no plenário do bloco R, na Unochapecó, às 13h30, e a Editora Argos estará presente com vendas e divulgação de obras. Paulino EidtLicenciado em Estudos Sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1986). Concluiu a Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1990). Defendeu dissertação no mestrado em Educação nas Ciências Área de Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina, atuando na graduação e no Programa de Mestrado em Educação da instituição até 2017. Atua desde 1984 no Ensino Fundamental e Médio em Escolas Públicas. No Ensino Superior, exerceu docência de 1998 a 2017 e atuou nos componentes curriculares: Metodologia da Pesquisa, Geografia e História Regional, Antropologia Cultural, Antropologia Jurídica, Sociologia e Teoria Política.
A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) realiza anualmente um encontro entre as editoras associadas. O objetivo é proporcionar o intercâmbio de ideias e experiências entre as editoras universitárias e demais convidados. Com o tema central “Edição acadêmica em perspectiva de diálogos”, a reunião ocorrerá junto com o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, promovida pela Editora Fiocruz, para comemorar seus 25 anos. O evento contará com um Diálogo de abertura, variadas Rodas de conversa, Cursos no Abeu técnico, atividades culturais e o Diálogo de encerramento. As reuniões da ABEU trazem ao debate temas fundamentais, que permitem a compreensão do contexto editorial acadêmico e a prospecção de novas frentes e oportunidades.A Argos Editora da Unochapecó é associada da ABEU desde a década de 1990, e por isso a professora e coordenadora da Argos, Rosane Natalina Meneghetti Silveira, estará presente no evento representando a Editora. O encontro acontece entre os dias 22 e 25 de maio de 2018 em Petrópolis (RJ), e a anfitriã do evento será a Editora Fiocruz.
A obra, intitulada “Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó” e organizada por Márcia Luíza Pit Dal Magro, Arlene Renk e Gilza Maria de Souza Franco, reúne artigos de pesquisadores de diferentes áreas, em sua maioria vinculados à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que vêm estudando os impactos sociais e ambientes do modelo hidroenergético brasileiro. Cabe destacar que esses pesquisadores estão inseridos especialmente em dois programas de pós-graduação da Unochapecó: o mestrado em Ciências Ambientais e o mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais.A hidrelétrica Foz do Chapecó está localizada no rio Uruguai, importante personagem da história regional do oeste de Santa Catarina e divisa com o Rio Grande do Sul. O rio Uruguai, antes de separar, uniu populações ribeirinhas do oeste catarinense ao noroeste do RS. Em suas águas deslizaram barcas transportando noivos, casais, famílias, crianças e a população em geral que se deslocava a festas de um lado a outro do rio. O foco do livro centra-se na UHE Foz do Chapecó, instalada em 2010. É resultado de trabalho de pesquisa interdisciplinar entre programas de mestrado e entre instituições. Estrutura-se em quatro eixos: o primeiro aborda os impactos das hidrelétricas e implantação destas, na legislação ambiental e nos danos causados. O segundo eixo centra-se na desestruturação do mundo rural e nas estratégias para a reestruturação. O terceiro contemplou a relação dos pescadores com o rio Uruguai, antes e após a implantação da hidrelétrica. O último eixo foi dedicado à qualidade da água, sedimentos e pescadores que enfatizaram a comunidade de peixes, antes e depois do represamento da UHE Foz do Chapecó.Para adquirir acesse: http://goo.gl/Y5M0TN
Estamos em período eleitoral, aproveitamos e trouxemos como dica de leitura a obra “Partidos, eleições e votos”, organizada por Monica Hass. O livro tem o objetivo de fazer uma avaliação preliminar a respeito do comportamento político-eleitoral no oeste de Santa Catarina, tendo presente as mudanças na conduta do eleitor, tanto no âmbito regional quanto nacional, destacando os critérios definidores da escolha dos candidatos por parte do eleitorado, polarizando a discussão entre o voto pessoal e o voto partidário. Todas as pesquisas presentes na obra são vinculadas ao Programa de Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral e ao Grupo de Pesquisa Comportamento Político e Cidadania do então Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unochapecó. A finalidade desses estudos foi viabilizar um canal de divulgação de trabalhos, realizados acerca do comportamento eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema. Com o objetivo de tornar acessível aos interessados pela temática “política”, as pesquisas realizadas por professores e estudantes no âmbito da Universidade e em outras Instituições de Ensino. O desenvolvimento da obra tem grande contribuição para a compreensão interdisciplinar da política, trazendo reflexões que dizem respeito às ações humanas e políticas, abrindo, assim, as portas para diversas discussões que visam uma sociedade mais democrática e de cultura política mais participativa. Sobre a organizadoraMonica Hass é graduada em Comunicação Social (Jornalismo), mestre e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó. É autora de livros e artigos sobre poder local, cultura política e democracia.
“Continuidades efêmeras”, publicada pela Argos Editora da Unochapecó, é uma obra que reflete sobre discursos que construíram um fragmento da história do periodismo cultural das últimas décadas, girando em torno de algumas revistas literárias e culturais brasileiras. Analisando questões como valor, identidade, cânone e pluralismo, estabelece uma ponte entre essas.O mencionado projeto agrupa pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado, que visam procurar e acrescentar todas as informações em um banco de dados e analisar o periodismo que circulou, ou circula, no Brasil dos anos 1970 aos dias atuais, com o objetivo de analisar as linhagens críticas e poéticas formadoras de nosso campo cultural. A obra foi escrita a partir da análise de duas revistas cariocas que circularam nas últimas décadas no Brasil: 34 Letras e José – Literatura, Crítica & Arte.Sobre a autoraSimone Dias possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1990) e é formada no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e bacharel em Administração, mestrado (2000) e doutorado (2005) em Teoria Literária pela UFSC. Atua na área de Comunicação organizacional e é professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É professora do Mestrado Profissional em Práticas Transculturais na Unifacvest. Atua, ainda, em cursos de especialização em Gestão e Multimídia. Sócia e gestora de projetos da empresa Contexto Digital, com foco em educação corporativa, mídias digitais e EAD.
“Estudos italianistas: ensino e aprendizagem da língua italiana no Brasil” é uma obra que possui trabalhos e estudos sobre a língua italiana aqui no Brasil, trazendo diferentes abordagens sobre um estudo que transcende a linguística formal e aplicada.Alguns dos estudos presentes no livro partem da psicanálise e etnografia, antropologia e história, gerativismo e pragmática. Seus debates são capazes de produzir diversos pontos de vistas e pensamentos sobre o processo de aprendizagem de línguas. Trazem questões sobre a influência cultural, e como a identidade brasileira acabou sendo parcialmente formada através da aprendizagem da língua.Esta obra se realiza a partir do colóquio “Estudos linguísticos e aquisição/aprendizagem do italiano como língua estrangeira”, ocorrido na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Um evento de extrema importância acadêmica para os estudos italianistas. Sobre os organizadores Carolina Pizzolo Torquato: possui graduação em Letras – Língua e Literatura Italiana pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Literatura também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou pós-doutorado em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem, na Unicamp (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua italiana e linguística aplicada. Sergio Romanelli: professor doutor, classe Associado I DE, no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, nas Pós-graduações em Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista em produtividade PQ-2 do CNPq. Possui graduação em Letras e Filosofia – Università Degli Studi di Milano (1997), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (2003 e 2006), pós-doutorado em Antropologia da tradução pela Antwerp University (2014). Tem experiência na área de Linguística aplicada ao ensino/aprendizagem de LE e tradução e em Crítica Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: Línguas Estrangeiras Modernas, Crítica Genética, Linguística Aplicada e Tradução. É líder do grupo de pesquisa “Estudos Linguísticos e aquisição/aprendizagem do italiano como língua estrangeira” do CNPq. Presidente da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética do Brasil (APCG) de 2012 a 2015. Editor-Chefe das revistas MANUSCRÍTICA (QUALIS A2) e IN-TRADUÇÕES (QUALIS B3) de 2012 s 2015 a primeira e de 2010 a 2015 a segunda. Coordenador do NUPROC – Núcleo de Estudo de Processos Criativos (www.nuproc.cce.ufsc.br), membro do Núcleo ONETTI. Tradutor (Virgillito, Alberti, Speroni, Espanca, Twain, etc.), poeta e cantor.