A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Ano da edição: 2019 Organizador: Alexsandro Stumpf ISBN: 978-85-7897-318-6 Páginas: 151 Em sua 7ª edição, o evento já se consolidou como um dos principais encontros da Unochapecó para a troca de experiências entre todas as áreas do conhecimento científico. Os melhores trabalhos socializados na modalidade de comunicação oral, em cada um dos cinco eixos temáticos (pesquisa ensino médio, pesquisa graduação, pesquisa pós-graduação, ensino e extensão) receberam o prêmio “Produção Acadêmica” e tiveram a oportunidade de produzir um artigo completo para publicação neste livro. São trabalhos que representam os caminhos da formação universitária em suas várias fases: inicialmente aproximando aqueles que buscam o ingresso em uma instituição de ensino superior; perpassando pelo ensino da graduação, pelo despertar para a realização de ações comunitárias e pela inserção de novos pesquisadores na iniciação científica; até a formação continuada e as perspectivas da evolução de competências e habilidades profissionais e acadêmicas diante da pós-graduação.
Ano da edição: 2021 Autores: Júlio César Zilli , Valdir Scarduelli Neto, Fernando Locks Machado, Janini Cunha de Borba ISBN: 978-65-88029-21-3 Páginas: 114 O e-book “Do Sul Catarinense (AMREC) para o Mundo: Exportação de Práticas e Soluções Inovadoras” preenche uma lacuna importante ao propor suprir as carências de conhecimento do participante do universo internacional ao mesmo tempo em que facilita o acesso às estratégias de gestão e competitividade. A louvável iniciativa de reunir em um e-book os resultados da pesquisa realizada em quarenta e sete empresas exportadoras da região carbonífera do estado de Santa Catarina pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), permite apresentar não somente proposições teóricas e aplicadas sobre as estratégicas de gestão e competitividade em negócios internacionais, mas também o conhecimento de quem precisa renovar constantemente a forma de inserção em um mundo competitivo.
Ano da edição: 2024 Organizadores: Aline Mânica, Andreia de Almeida Leite Marocco, Ivo Dickmann, Vanessa daSilva Corralo ISBN: 978-85-7897-371-1 Páginas: 123 O conhecimento científico tem a função acadêmica de ampliar e aprofundar as áreas de pesquisa e de transformar a sociedade, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas. Toda vez que pesquisamos sobre um tema buscamos contribuir para encontrar respostas que vão acabar com a dor de uma pessoa, de um coletivo ou da sociedade em geral. É para isso que fazemos pesquisa, desde a iniciação científica até o pós-doutorado, para encontrar respostas aos problemas sociais e ambientais do local e da região que estamos inseridos. Isso ganha ainda mais intensidade quando produzimos conhecimento científico dentro de uma universidade comunitária, que tem uma ligação umbilical com a região, no nosso caso da Unochapecó, com a Região Oeste de Santa Catarina – além de contribuir com as regiões de fronteira com o estado do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Ano da edição: 2024 Organizadores: Daniela Leal, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Odilon Luiz Poli ISBN: 978-85-7897-367-4 Páginas: 331 Diante de uma sociedade cada vez mais imediatista e capitalista, refletir sobre a educação como processo de formação humana exige de nós educadores, acima de tudo, repensar as tradições teóricas e filosóficas presentes em nossas práticas cotidianas, especialmente em relação à contemporaneidade, bem como recolocar em discussão as dimensões ética e política que amparam a educação em nosso país. Tal reflexão implica um esforço hermenêutico tanto para explicitar o lugar e o papel da educação, como para desvelar a prática educacional a partir das mudanças histórico-culturais da atualidade. Para tanto, a obra "Entre saberes e práticas: olhares diversos à formação humana", tem por objetivo discutir a multiplicidade de olhares que perpassam a formação humana e o caminhar pelo desenvolvimento, em todas as fases da vida e em diferentes culturas, como forma de olhar para as diversas questões sociais, culturais, políticas e econômicas que permeiam tanto os saberes quanto as práticas presentes no fazer diário da educação. Assim, convidamos vocês, leitores e leitoras, a visitarem cada capítulo desta obra e se adentrarem pelos diversos olhares sobre a formação humana.
Ano de edição: 2025 Organizadores: Andréa de Almeida Leite Marocco, Claudio Alcides Jacoski, Fabiane Schonell Roman, Hilario Junior dos Santos e Luiz Henrique Maisonnett ISBN: 978-85-7897-382-7 Páginas: 223 Esta publicação é o resultado do que fazemos no dia-a-dia dos nossos cursos, com a implantação da ABEx, que emerge como um modelo inovador, que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando-o a atuar ativamente na resolução de problemas reais, enfrentados por empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil. Essa abordagem permite não apenas um aprendizado mais significativo, mas também reforça o compromisso social da universidade ao gerar soluções concretas para desafios contemporâneos. O Prêmio ABEx reflete esse compromisso e celebra a produção acadêmica e científica gerada a partir da interação com o setor produtivo e organização social. As pesquisas e projetos apresentados neste volume demonstram a capacidade da universidade de se reinventar e de responder às demandas da sociedade com criatividade, competência e responsabilidade. Mais que isso, permitindo uma aprendizagem mais próxima da realidade.
Organizadoras: Michele Domingos Schneider, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Elisa Netto Zanette Cada vez mais frequentes no âmbito educacional, os debates e as reflexões têm enfatizado a necessidade de implementar formas de ensino diferenciadas, na busca de melhores estratégias que atendam a contextos sociais e profissionais emergentes. As metodologias ativas no ensino superior se caracterizam como estratégias que possibilitam o protagonismo dos estudantes na elaboração do conhecimento, do desenvolvimento de competências e na sua efetiva aprendizagem, com a mediação de docentes, que buscam inovas no processo de ensino. Na contemporaneidade, essas metodologias são potencializadas pelo uso de tecnologias digitais que ampliam as formas de comunicação, interação e socialização entre os envolvidos no processo educativo. Este livro apresenta uma coletânea de resultados de pesquisas empíricas e cientificas de autores, integrantes de grupos de pesquisa, envolvidos no estudo das possibilidades pedagógicas de uso de tecnologias digitais e metodologias ativas na educação. Inclui a investigação sobre as percepções da docências e experiências de ensino acerca da utilização de metodologias de aprendizagem ativas no ensino superior como alternativas para o processo de ensino e aprendizagem.
Ano da edição: 2019 Organizador: Alexsandro Stumpf ISBN: 978-85-7897-318-6 Páginas: 222 Todos os textos aqui apresentados demonstram a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão nas diversas áreas do conhecimento. São trabalhos desenvolvidos tanto por estudantes e professores da Unochapecó, quanto por pesquisadores e estudiosos de outras instituições de ensino, visto que a 8ª edição, o SIEPE buscou tornar ainda mais visível toda esta vasta produção acadêmica. Diante da temática “A aproximação dos grupos de pesquisa da universidade”, o evento de 2018 atingiu o recorde de participantes.
Ano da edição: 2023 Organizadores: Reginaldo Pereira, Andréa de Almeida Leite Marocco e Jaqueline Kelli Percio. ISBN: 978-85-7897-338-4 Páginas: 178 Vinte e cinco anos se passaram desde que tudo começou. Quando a Fapesc nasceu, os anos 2000 não passavam de um futuro incerto que gerava medo pela simbologia que envolvia a virada do milênio. O ecossistema de tecnologia do Estado dava os primeiros passos, os editais de fomento de órgãos específicos para este fim não existiam e inovação era uma palavra comum apenas aos ramos acadêmicos. Foi um longo e sinuoso caminho para chegar aonde estamos. Fazemos um resgate de toda contribuição que o ecossistema recebeu de outros setores, como o Sistema Acafe, Sebrae, Fundação Certi, Facisc, Fiesc e organizações empresariais. E de como o ecossistema também fez o caminho inverso, gerando impacto direto na vida e no cotidiano das universidades, institutos e órgãos públicos e da indústria catarinense. A obra ainda mostra como o ecossistema conseguiu fazer conexões nacionais e internacionais, como fomos evoluindo com o passar dos anos, como isso levou ao Pacto pela Inovação, aos ativos de Propriedade Intelectual e à consolidação de Santa Catarina como referência em CTI.
A professora da Unochapecó e coordenadora da Editora Argos, Rosane Silveira, participou da quinta edição das Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa, na Finlândia. O evento foi realizado na Universidade de Helsinque. As Jornadas Pedagógicas têm como objetivo geral promover a troca de experiências e conhecimentos científicos entre professores e pesquisadores das especificidades da Língua Portuguesa atuantes no contexto internacional. O evento contava com mesas-redondas e conferências, e o tema principal foi “O status do Português como uma língua pluriétnica: contexto e práticas”.A professora Rosane apresentou um trabalho de comunicação oral, intitulado “Português como língua estrangeira: relato de práticas de ensino da comunicação, cidadania e cultura em contextos multiculturais”, e aproveitou os momentos de trocas de experiências para divulgar as pesquisas publicadas pela Argos Editora da Unochapecó. De acordo com a professora, esse tipo de evento aproxima estudiosos mundiais e por isso a importância de divulgar as pesquisas publicadas.
A Guerra do Contestado é um grande marco na história catarinense e brasileira. É tema de muitos livros, teses, dissertações e artigos, além de músicas, poesias, peças de teatro, documentários e filmes. A guerra e seus personagens ainda são lembrados nos nomes de ruas, praças, edifícios, empresas, associações, museus, institutos e municípios.O livro é resultado de um projeto chamado “Contestado: desvendando os 100 anos da guerra”. Lançado em 2011, o projeto foi idealizado pelo deputado federal Pedro Uczai e realizado por instituições universitárias e culturais da região. Ao todo foram 12 subprojetos, de várias temáticas, uma delas a fotografia, que foi escolhida para revelar as memórias deste conflito.“Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra” é bilíngue e já está disponível em formato impresso e digital. As imagens contemporâneas foram produzidas por diferentes autores, participantes de um concurso realizado em 2014, com o objetivo de propiciar a participação da comunidade e promover a reflexão sobre a Guerra do Contestado e sua influência no presente. A maioria das imagens históricas foi produzida por Claro Gustavo Jansson, fotógrafo sueco que percorreu a região na primeira metade do século XX.O projeto contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e foi executada pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Chapecó). Contou também com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade do Contestado (UNC), da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), do Deputado Federal Pedro Uczai e da Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani.O livro tem distribuição gratuita para instituições de ensino e a versão digital será disponibilizada gratuitamente no site da Editora Argos.
Neste ano o Natal chegou mais cedo por aqui! A campanha Natal Antecipado Argos começa na próxima quarta-feira (25/11/2020) com descontos de até 70% em todas as obras da Editora, válida para as compras* realizadas na Loja Virtual da Argos entre os dias 25 de novembro a 16 de dezembro de 2020.Os e-Books da Editora não vão ficar de fora do nosso Natal Antecipado. Além das obras físicas, todos os e-Books disponíveis para compra na nossa Loja Virtual estarão com o desconto especial de 20%.Aproveite o Natal Antecipado Argos, preparamos descontos especiais para você presentear a família e os amigos nas comemorações de final de ano e ainda garantir os livros que faltam na sua estante!Ótimas leituras com a Editora da nossa Universidade que é nota máxima no MEC! * Frete não incluso.
A obra “Educação, epistemologias e paradigmas emergentes: Festschrift a Ireno Antônio Berticelli” é uma homenagem feita pelos professores do curso de Mestrado em Educação da Unochapecó para o professor e mestre Ireno Antônio Berticelli.Nos capítulos deste livro está registrada a contribuição do professor Ireno para com a qualificação acadêmica e a produção do conhecimento, esforços que até hoje geram resultados em sala de aula. Ireno nasceu na cidade de Aratiba (RS) e atua há 50 anos no campo educacional. Através de sua trajetória dedicada ao estudo e ao ensino, contribui com seu conhecimento em diferentes contextos da realidade brasileira.“Ao longo deste livro, mais do que uma ‘idealização do sujeito’, no caso em tela, do prof. Ireno, esta produção coletiva representa a forma que encontramos para agradecer e homenagear um colega, professor e mestre de muitos e muitas [...]”. Sobre os organizadoresRicardo Rezer – Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992); mestre (2003) e doutor em Educação Física (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Universidade do Porto (Portugal). Na Unochapecó, é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e do Curso de Educação Física. Recebeu Menção Honrosa da CAPES na Edição 2011 do Prêmio CAPES de Tese, Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES), pela tese intitulada “O trabalho Sobre os autores 266 docente na formação inicial em Educação Física: reflexões epistemológicas”. Pelo mesmo trabalho, recebeu também o III Prêmio CBCE de Literatura Científica, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: Epistemologia e Prática Pedagógica; Trabalho docente na Educação Superior; Formação Profissional; Universidade, Hermenêutica e Pedagogia do Esporte.Edivaldo José Bortoleto – Graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983); doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2010). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Cursos de Graduação da Unochapecó. Miguel Ângelo Silva da Costa – Graduado em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003); mestre (2006) e doutor (2011) em História pelo PPGH da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com estágio de doutoramento na Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (ARG) e na Universidad Nacional de Rosario (ARG). Tem experiência nas áreas de História e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas políticas e jurídicas no contexto do Império do Brasil; redes sociais e intelectuais; história social da educação; história, patrimônio cultural e sua relação com o desenvolvimento regional.
A Editora Argos vai participar da XX Feira Pan-Amazônica de Livros, em Belém, no Pará, de 26 de maio a 4 de junho. Neste ano a feira homenageará o poeta Mário Faustino e o mundo da poesia.Mário Faustino nasceu em Teresina, no Piauí. Ainda muito jovem tornou-se redator e cronista na Província do Pará e na Folha do Norte. Em 1955 publicou seu único livro de poemas e se mudou para o Rio de Janeiro, onde ficou conhecido por seu trabalho de divulgação da poesia no Jornal do Brasil. Em 1962, com apenas 32 anos, o jovem poeta morreu em decorrência de um acidente de avião.“A poesia é o lugar que os novos navegadores contemporâneos precisam descobrir, como faziam os portugueses e espanhóis nas grandes descobertas marítimas dos séculos XV e XVI.” (Paulo Chaves, secretário de Estado de Cultura, ao falar sobre o homenageado deste ano).
O início do ano geralmente é pouco movimentado para as editoras universitárias. Como muitas das instituições das quais fazem parte estão em um período de recesso, nem sempre há muitos livros sendo lançados. Mas na coluna Leitura Virtual desse mês conseguimos fazer um apanhado de algumas novidades de e-books que tivemos recentemente. A Argos Editora da Unochapecó publicou diversos livros digitais recentemente, totalizando seis títulos que você confere em detalhes abaixo.Primeiro, a obra “Movimentos sociais, desenvolvimento regional e desafios contemporâneos” é resultado do “II Seminário Regional: Território, Territorialidades e Desenvolvimento Regional: os Movimentos Sociais”, que aconteceu em 2016 na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). A obra apresenta os textos proferidos nas conferências e mesas-redondas, reunindo trabalhos de pesquisas, experiências e ações políticas, econômicas e culturais. Agora é possível acessar a obra, de maneira gratuita, em dois formatos para download: PDF e e-Pub.Outro e-book gratuito que chega pela editora é “Pesquisa na pós-graduação em educação: novos horizontes”. Esta obra apresenta pesquisas desenvolvidas coletivamente e realizadas no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Unochapecó. Os textos, elaborados por diversos pesquisadores, têm o objetivo detratar as lacunas do ensino pedagógico superior, analisando os problemas enfrentados na educação, no meio acadêmico.“Inovação em biblioteconomia: temas transversais” tem o propósito de discutir a biblioteconomia através da modernidade, abordando as novas maneiras de pensar na inovação da profissão. As novas práticas de trabalho estão evoluindo constantemente no mercado atual e os profissionais da biblioteconomia possuem diversas alternativas para se desenvolver na profissão. Um exemplo são as ferramentas digitais, que podem ser utilizadas de forma prática para distribuição do conteúdo. Este também é mais um e-book que está disponível para download em PDF no site da Argos.Em sua 2ª edição, revisada e ampliada, “Aspectos introdutórios do estudo da contabilidade” é uma importante fonte de pesquisa, contendo um material didático de fácil compreensão para os estudantes da área. Eles encontrarão na obra o apoio necessário, com diversos exercícios práticos e conceitos teóricos que lhes permitirá aplicar o conhecimento recém-adquirido e averiguar o nível de aprendizado, introduzindo os leitores no conhecimento do funcionamento do mercado de trabalho atual.Por sua vez, “Desafios políticos e epistemológicos da formação continuada” tem como principal objetivo identificar e compreender os desafios políticos e epistemológicos que emergem no processo de formação continuada de professores da educação básica. Essa formação continuada de professores é uma grande oportunidade para ambas as instituições, possibilitando a prática docente tanto na universidade quanto na escola. Esta é mais uma obra disponível para download no site da editora.Por fim, temos mais um e-book: “Mídia e cidadania: complexidade, impasses e desafios”. As pesquisas presentes nesta obra foram desenvolvidas ao longo dos últimos oito anos na Unochapecó. As pesquisas do livro foram realizadas com o apoio de diversos professores e estudantes de comunicação, com o principal objetivo de contribuir no avanço dos estudos e reflexões acerca da comunicação e cidadania. Os artigos abordam as experiências da Mídia Cidadã, falando da relação da comunidade e o acesso à informação midiática.São muitas leituras novas já disponíveis por uma editora, então aproveitem! Lembrando sempre que é possível acessar livros digitais gratuitos através de diversas plataformas, como o portal SciELO Livros, que já conta com obras para download de 15 editoras universitárias.
A obra “Educação Física, formação e regulamentação profissional” foi produzida a partir de teses e dissertações defendidas nos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Paulista Júlio de Mesquita Filho, na área da Educação Física, acerca da formação inicial e continuada, além da regulamentação profissional e do mercado de trabalho em Educação Física.O livro, organizado por Gelcemar Oliveira Farias, Alexandra Folle e Jorge Both, tem como proposta construir perspectivas e olhares sobre ética e ciência na Educação Superior. Procura discutir com seriedade e profundidade a formação do profissional na Educação Física, tentando refletir com maior compreensão temas latentes que precisam ser avaliados nos cursos de mestrados e doutorados. Buscando discutir diferentes perspectivas da formação professor/profissional e Educação Física, sistematiza os pressupostos teóricos que orientam as investigações nesses programas.Sobre os organizadoresGelcemar Oliveira Farias: Professora licenciada em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve estudos relacionados à formação, ao desenvolvimento profissional e à prática pedagógica dos professores. Também é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagógica dos professores e do grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.Alexandra Folle: Professora licenciada em Educação Física e especialista em Esporte Escolar pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Mestre e doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do grupo de pesquisa do laboratório de Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.Jorge Both: Professor licenciado em Educação Física e especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Parará. Mestre e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, dedica-se a estudar as condições de vida do trabalhador docente de Educação Física. Atua como assessor pedagógico da diretoria de ensino fundamental da prefeitura municipal de Florianópolis e é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.
A obra “Planejamento Urbano no Brasil: conceitos, diálogos e práticas” faz uma reflexão sobre a ação urbanista nas cidades do País. O campo disciplinar do planejamento urbano, conforme o organizador Elson Manoel Pereira, precisa apresentar análises que possam explicar e mostrar as possibilidades e os limites das intervenções em contextos complexos e singulares.Pereira explica que, nos “[...] países centrais, o planejamento urbano passa igualmente por um momento de inflexão: após a resolução do déficit habitacional, principalmente na Europa, problemas de integração e a busca de maior participação da população nas questões urbanas se impõem ao debate.” Por meio desta obra, busca-se a resolução desses problemas habitacionais, fazendo uma análise complexa do planejamento funcionalista e modernista da década de 1960. O livro foi constituído a partir de informações que surgiram em um seminário em Florianópolis, com a participação de convidados com pleno entendimento dessa área.