A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Ano da edição: 2024 Organizadores: Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Claudia Battestin, Martin Kuhn ISBN: 978-85-7897-372-8 Páginas: 327 Vale lembrar da máxima de Bertold Brecht de que a única finalidade da ciência está em aliviar a miséria da existência humana. Nesse sentido, as promessas do projeto moderno iluminista se encontram inacabadas, pois o progresso, a liberdade, a felicidade e a emancipação humana estão ainda longe de estarem consolidadas. Parece-nos que, em uma sociedade narcisista, materialista e consumista, esses princípios estão cada vez mais distantes de se confirmarem. Quem sabe uma outra matriz de racionalidade, além da instrumental, que reconheça a pluralidade humana, abra possibilidades de comunicação com os outros e com a realidade circundante. Se os conhecimentos que produzimos não possibilitam aos sujeitos lerem as belezas e as mazelas do mundo como possibilidade de protagonizarem alternativas para si e para a produção de outros mundos possíveis para todos e todas, qual seria, então, a finalidade de nossas pesquisas e de produzirmos conhecimento?
Ano de edição: 2025 Organizadores: Antonio Marcos Myskiw, Carlos Alberto Gianotti, Rosane Natalina Meneghetti e Valdir Prigol ISBN: 978-85-7897-377-3 Páginas: 295 As ideias iniciais deste livro contendo a trajetória histórica de dezenas de editoras universitárias atreladas a universidades públicas e comunitárias situadas nos três estados do sul do Brasil foram gestadas durante o encontro da Regional Sul da ABEU, organizado pela Editora Unila, com apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu/PR, nos primeiros dias de abril de 2024. A conferência de abertura do encontro foi proferida pela professora Leilah Santiago Bufrem, tendo como tema de seu pronunciamento a história das editoras universitárias no Brasil. Com o término da conferência e a abertura para intervenções daqueles que a acompanharam (presencialmente e de forma remota), a trajetória de várias editoras universitárias somaram-se à história narrada por Leilah que, durante os diálogos pós-conferência, se propôs a contribuir para com a escrita de uma obra coletiva contendo histórias e memórias de outras editoras universitárias. A ideia ganhou muitos adeptos. Ao longo de alguns meses, o projeto do livro tomou forma num diálogo cruzado entre os organizadores e as editoras universitárias da Regional Sul da ABEU. Entendemos que deveríamos ir além de uma obra contendo apenas a história das editoras. Propusemos como desafio às editoras e suas equipes a escrita de ensaios em torno de alguns temas que se ligam à prática cotidiana das editoras ou impactam-nas de forma direta ou indireta, que constam na segunda parte do livro.
Ano da edição: 2012 Autoras: Arlene Renk, Eliane Fistarol ISBN: 978-85-7897-095-6 Páginas: 149 Arlene Renk foi muito feliz em escrever um dicionário nada convencional, pois dicionários são sempre chatos, grandes, pesados e só nos dão as noções, conservadoras, dos vocábulos. No Dicionário nada convencional os vocábulos não recebem meras significações, eles são analisados e contextualizados, apresentando aquilo que realmente contribui para a visão ampla do mundo, para a quebra de padrões e preconceitos tão presentes em nossa cultura. Talvez por isso este livro tenha alcançado um público expressivo, superando as expectativas de venda. A 2º edição do Dicionário nada convencional chega ao público com uma nova cara. O texto, extremamente prático e bem formulado, teve poucas alterações, contudo, a nova estrutura de diagramação deixou-o mais agradável de ser lido. O corpo do livro recebeu um tratamento especial, com fotos de Eliane Fistarol que demonstram a competência e sensibilidade dela ao captar momentos de tamanha simplicidade e, ao mesmo tempo, cheios de significados, assim como o texto.
Ano da edição: 2020 Organizadores: Sady Mazzioni; Cristian Baú Dal Magro ISBN: 978-65-88029-20-6 Páginas: 237 A adoção de práticas sociais e ambientais melhoram a qualidade de vida das pessoas e viabilizam o desenvolvimento sustentável. As estratégias sustentáveis de longo prazo incluem cuidados com os efeitos provocados pelas atividades empresariais, preocupando-se com os aspectos ambientais, sociais e econômicos. O objetivo desta obra é disseminar as Melhores Práticas de Sustentabilidade das empresas e demais entidades associadas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), participantes da 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. Os oito casos relatados incluem práticas de destinação ambiental adequada de resíduos; obras de engenharia no modelo sustentável; incentivo de hábitos mais sustentáveis na comunidade; doações de sistemas fotovoltaicos às entidades beneficentes; facilitação do trabalho dos catadores de resíduos; práticas de convivência educativa que oportuniza a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade; e desenvolvimento do agronegócio regional com estímulo aos pequenos agricultores. As empresas e entidades promotoras das ações relatadas na obra foram premiadas pelas contribuições geradas à sociedade e ao planeta. Essa publicação tem o intuito de inspirar outras empresas e entidades a se envolverem na promoção do desenvolvimento sustentável.
Ano de edição: 2025 Organizadores: Cláudia Battestin e Márcia Luíza Pit Dal Magro ISBN: 978-85-7897-385-8 Páginas: 324 As pesquisas que deram origem aos capítulos deste livro resultam de dissertações de mestrado defendidas durante o ano de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), oriundas da Linha de Pesquisa 1: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas; e Linha 2: Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. As duas linhas perpassam pela reflexão e análise sobre como os desafios educacionais podem ser enfrentados a partir de uma abordagem crítica e transformadora, com o objetivo de promover práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes em diversos contextos. A práxis pedagógica, mencionada no título atribuído a esta obra, é compreendida como ação reflexiva e intencional, que articula teoria e prática em permanente diálogo com as demandas sociais, culturais e políticas do campo da educação. As pesquisas apresentadas neste livro expressam o compromisso do PPGE com uma formação docente crítica e cidadã, voltada à construção de práticas educativas que possibilitem a transformação da realidade educacional e social.
Ano da edição: 2018 Organizadores: Danielly Oliveira Inomata, Orestes Trevisol Neto ISBN: 978-85-7897-289-9 Páginas: 209 Ao considerar inovação como uma ação ou um ato de modificar, renovar ou criar de uma novidade, é factível entender que estão incorporados nesta obra 12 relatos de pesquisas brasileiras, conclusas ou não, que apontam caminhos ou estratégias diferentes aos habituais percursos que são construídos para examinar as questões inerentes à Biblioteconomia e à Ciência da Informação. Sob esta concepção, esta obra, de iniciativa dos professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da Universidade Federal do Amazonas, se debruça para examinar a inovação na Biblioteconomia sob diferenciados contextos, a saber: o tecnológico e seu emprego no aperfeiçoamento da oferta de produtos e serviços; o da promoção de informações dispostas em diferenciados ambientes para consumo de públicos diversificados; o da informação enquanto elemento construtivo dos processos de inovação e prospecção tecnológica; o do empreendedorismo; e o da imagem, seja ela institucional, seja ela urbana, denotando a transversalidade das temáticas tratadas.
Ano da edição: 2024 Organizadores: Daniela Leal, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Odilon Luiz Poli ISBN: 978-85-7897-367-4 Páginas: 331 Diante de uma sociedade cada vez mais imediatista e capitalista, refletir sobre a educação como processo de formação humana exige de nós educadores, acima de tudo, repensar as tradições teóricas e filosóficas presentes em nossas práticas cotidianas, especialmente em relação à contemporaneidade, bem como recolocar em discussão as dimensões ética e política que amparam a educação em nosso país. Tal reflexão implica um esforço hermenêutico tanto para explicitar o lugar e o papel da educação, como para desvelar a prática educacional a partir das mudanças histórico-culturais da atualidade. Para tanto, a obra "Entre saberes e práticas: olhares diversos à formação humana", tem por objetivo discutir a multiplicidade de olhares que perpassam a formação humana e o caminhar pelo desenvolvimento, em todas as fases da vida e em diferentes culturas, como forma de olhar para as diversas questões sociais, culturais, políticas e econômicas que permeiam tanto os saberes quanto as práticas presentes no fazer diário da educação. Assim, convidamos vocês, leitores e leitoras, a visitarem cada capítulo desta obra e se adentrarem pelos diversos olhares sobre a formação humana.
A obra “Gestão e mediações nas rádios comunitárias: um panorama do estado de Santa Catarina”, de Terezinha Silva, apresenta um panorama do desenvolvimento das rádios comunitárias em Santa Catarina e analisa em que medida elas têm sido experiências locais de aprendizado para o exercício da cidadania. O livro mostra como o trabalho das rádios comunitárias é fortemente condicionado pela normativa jurídica vigente, pela vida econômica, política e associativa locais e por afirmações identitárias. A autora Terezinha Silva é formada em Jornalismo, com mestrado em Educação e Comunicação e já trabalhou como jornalista em Santa Catarina. Em 2006 iniciou seu doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Paris X, na França, e desenvolve pesquisa na área de comunicação política.Para adquirir acesse: http://goo.gl/206sYz
Com a era digital e as pessoas cada vez mais conectadas, os e-books vêm ganhando espaço no mercado editorial. Com várias vantagens comparados com os livros físicos, os e-books contam com praticidade de armazenamento, preços relativamente baixos por não ter custos com impressão e de transporte, maior interatividade, fins sustentáveis e facilidade na acessibilidade, pesquisa e procura, assim, atualizar-se e deixar os livros de papel de lado, mesmo sendo difícil, parece ser uma boa ideia. Pensando nisso, a Argos conta com e-books que estão disponíveis para compra, desde a área das Ciências Sociais Aplicadas até a de Ciências Exatas e da Terra. Alguns títulos disponíveis em nosso site: Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos: Educação, inclusão e acessibilidade são temas que se entrelaçam e movimentam o campo educacional. Esses debates, bastante difundidos na Educação Básica, ganham espaço crescente na Educação Superior, alimentados por políticas educacionais e programas governamentais. A ordem atual é explícita: “todos devem estar incluídos”. O termo Inclusão remete a argumentos sedutores e inquestionáveis, mas os “bastidores desse palco” podem revelar práticas veladas que continuam a excluir. Incluir é mais do que inserir, partilhar espaços físicos, socializar. Incluir pressupõe o reconhecimento da diferença. A comunicação de mercado em redes virtuais: uma questão de relacionamento: Este livro destina-se aos estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que buscam compreender as renovações das práticas de mercado, enfocada na comunicação de mercado nos espaços do on-line, vista aqui como um relacionar-se constante. O marketing, a comunicação e o cotidiano dos sujeitos sociais no espaço virtual encontram-se delimitados pelas sensações, afeto, cognição e experiências relacionais. Todo e qualquer acesso será possível a partir do relacionamento. O relacionar-se não é um atributo, mas uma condição, sem a qual o processo inexiste. O golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil: O livro O Golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil é um destacado aporte ao esforço de realizar tarefa historiográfica ainda inconclusa, quer seja a de trazer novas análises, reflexões e conhecimento que, embora vinculados a uma determinada região do País, no caso o Sul – perspectiva que sempre é muito mais política do que geográfica –, permitem preencher as lacunas existentes na tentativa de construir uma grande narrativa nacional que dê conta do passado ditatorial, do seu contexto gerador e das suas possibilidades, variáveis e especificidades. [...] Dentro dessa perspectiva, esta obra apresenta estudos acadêmicos relacionados com a realidade dos três estados sulinos – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – no contexto do Golpe de Estado de 1964. A obra está organizada em oito capítulos, sendo cada um deles o resultado de rigorosa pesquisa e reflexão dos seus correspondentes autores. Gestão agroindustrial: em busca de uma governança eficiente:Ao longo dos últimos anos tem-se observado na economia como um todo e, particularmente, nas cadeias produtivas pertencentes ao sistema agroindustrial, uma série de mudanças estruturais que se fizeram sentir tanto no lado da produção quanto no consumo. Do ponto de vista da produção, diferentes formas organizacionais disseminaram-se em um movimento que transcendeu as fronteiras dos países desenvolvidos. Nesse contexto, passa a ser crescente o reconhecimento de que diferentes formas de organizar a produção apresenta impacto significativo sobre o ambiente competitivo e sobre a ação estratégica das organizações individuais e em grupo. Muitos exemplos estão demonstrando que a competição não está mais ocorrendo de forma individual, mas entre redes ou conjuntos de organizações. A sobrevivência em um ambiente de permanente desequilíbrio torna-se função da capacidade de interagir de forma associativa com fornecedores, clientes e, por vezes, até mesmo com concorrentes. Parcerias entre organizações, cooperativas, clusters, redes de pequenas e médias empresas e toda a sorte de arranjos interorganizacionais passaram a ser estabelecidos nos diversos mercados agroindustriais de modo que uma ação mais sistêmica tem direcionado cada vez mais o posicionamento dos agentes que operam nesses ambientes. Estudar a governança estabelecida nos arranjos agroindustriais e o melhor modo de fazê-la passa a ser um dos aspectos que mais tem sido objeto de atenção dos cientistas das organizações, sendo este o principal objetivo desta obra.
A 5ª Festa do Livro da Argos, realizada nos dias 19 e 20 de novembro, na Unochapecó, foi um sucesso. Alunos, professores, técnicos e público externo aproveitaram e adquiriram várias obras do catálogo da Argos com descontos de até 70%.Para aqueles que não conseguiram participar, temos uma ótima notícia: a Festa do Livro continua na Loja Virtual da Argos com os mesmos descontos nos títulos da Argos até o dia 29 de novembro (www.editoraargos.com.br).
A obra “Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis” parte de uma questão entre relações de história e literatura. A autora do livro, Raquel Campos, professora da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, conta que o interesse de estudar Assis começou com a monografia do trabalho de conclusão de curso, em que, a partir dessa premissa, interessou-se por nosso grande escritor Machado de Assis.“Então, com a inexperiência própria dos que estão começando, minha intenção era associar os dois aspectos dessa relação entre elas – o uso da literatura como documento e a questão da narratividade da história –, e foi nesse sentido que me voltei para Machado de Assis. Fazendo uso de uma expressão do próprio escritor, eu procurei mostrar que ele poderia ser visto como um ‘historiador contador de histórias’: alguém que contava a história – no caso, a história da escravidão no Brasil – de um modo distinto dos historiadores, focalizando aspectos do mundo escravista que não eram levados em conta pela historiografia de cunho econômico que tivéramos até a década de 1970”, explica a autora Raquel Campos.O tema central do livro é a história de Machado de Assis, pensada em relação à concepção de história dos historiadores do século XIX. A autora conta que teve dificuldades para acessar a coleção completa da “Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”.“Uma das maiores dificuldades que tive foi o acesso à coleção completa da ‘Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro’, no período entre 1839 e 1908, que é o recorte da investigação. As pesquisas que estão na origem deste livro foram realizadas em 2008 e 2009, portanto em um momento em que havia pouquíssima documentação digitalizada no Brasil. E como temos um problema seriíssimo no País, que é o da raridade de boas bibliotecas, o acesso àquela coleção não foi tão fácil”, conta a autora.Para conferir a entrevista completa com a autora clique aqui.
Durante os dias 18, 19 e 20 de maio de 2016, acontece o II Congresso Ibero-Americano, que em sua segunda edição pauta a temática Políticas de Formação nestes países. O Congresso coloca em debate questões relativas às políticas de formação nos campos de atuação específicos, que envolvem as Humanidades, Ciências e Educação. O evento promove a troca de saberes, práticas, vivências e metodologias, e também tem como objetivo abordar discussões sobre políticas de formação consolidadas nos países Ibero-Americanos e interagir com professores, estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas.Além de marcar presença no evento, no estande coletivo da ABEU, a editora aproveitará a oportunidade para lançar o livro “Cinema, infância e imaginação: tecendo diálogos”, que tem como organizadoras Rosilene Koscianski da Silveira e Silemar Medeiros da Silva. O lançamento ocorre no dia 19 de maio de 2016, às 17h30, no Espaço Cultural, próximo à Biblioteca Central Prof. Eurico Back. Na sequência acontece a sessão de autógrafos.
A obra “Estudos sobre a mathesis ou anarquia e hierarquia da ciência: com uma aplicação especial à medicina”, de Johann Malfatti von Montereggio, incluindo prefácio de Gilles Deleuze, traz uma nova essência à história do trabalho de Deleuze, ao mesmo tempo mostra o desafio de continuar o projeto de decifrar, nos segredos escondidos, os símbolos da humanidade ao longo dos tempos.Busca explorar suas relações com a ciência e a filosofia, abrangendo muitas possibilidades, fornecendo um ótimo conteúdo de materiais, ampliando os horizontes da ciência. Colocando em pauta a grande importância da reflexão da medicina, psiquiatria, psicanálise e filosofia no Brasil, aborda os fenômenos psíquicos e do teor das teorias psicanalíticas, referindo-se à natureza humana e à natureza sexual humana. Aos poucos a obra vai constituindo uma grande dificuldade suplementar e específica em seu filosofar e sua relação com a psicoterapia institucional, da psiquiatria fenomenológica e da psicanálise existencialista. Esta publicação nos convida a fazer parte deste projeto filosófico, antropológico e cosmológico.
Este livro, organizado por Clodoaldo De Sá, Fátima Ferretti e Maria Assunta Busato, ilustra experiências disciplinares e interdisciplinares de diferentes atores que, abordando temáticas próprias de suas áreas de origem, discutem princípios, processos e práticas, fazendo assim com que quem leia tenha no mínimo um entendimento do caso e assim pode-se ajudá-lo em ocasiões parecidas que cada um pode passar.Ambiente e envelhecimento são apresentados como temas contemporâneos que estabelecem interfaces com outras áreas do conhecimento na intencionalidade de lançar luz a temáticas da atualidade, como formação profissional, segurança alimentar, vulnerabilidade, espiritualidade e saúde bucal, dando uma base mínima para quem quer seguir na área da saúde, e assim possa se preparar para algumas coisas que possam vir a acontecer e se chegar a uma solução.
Em seu livro mais recente, “Leituras Desauratizadas: Tempos Precários, Ensaios Provisórios”, João Cezar de Castro Rocha fala sobre alguns dos autores e temas que se tornaram muito importantes em seu trabalho ao longo das últimas duas décadas: Machado de Assis e Shakespeare, jornalismo cultural e xadrez, museus e o atual estado da Crítica Literária (um dia eu adoraria vê-lo escrever sobre futebol, com a paixão e a competência que conheço de nossas – até agora – conversas privadas).No entanto, apesar das perspectivas inovadoras que ele extrai dos temas que analisa, o livro é, acima de tudo, uma busca por novas formas – mais precisamente, uma busca e um experimento sobre novas formas de escrever por meio das quais a Crítica Literária e as Ciências Humanas em geral poderiam, no futuro, atingir leitores de fora do ambiente acadêmico e, assim, fazer uma contribuição (talvez decisiva) para sua própria sobrevivência institucional e intelectual.Tanto o título do livro como a introdução de Valdir Prigol descrevem exatamente essa intenção: Prigol identifica algumas das técnicas e estratégias discursivas com as quais João Cezar, como autor, traz o leitor para dentro de suas análises e argumentos. Ao mesmo tempo, o título anuncia como isso poderá acontecer – se é que acontecerá – em um ambiente histórico no qual parecemos ter perdido todas as certezas tradicionais (“tempos precários”), no qual não acreditamos mais na condição quase transcendental dos objetos culturais que apreciamos e respeitamos (“leituras desauratizadas”) e no qual, por todas essas razões, tudo o que escrevemos ou dizemos tem um caráter provisório (“ensaios provisórios”).Mas todos esses conceitos talvez não sejam fortes e específicos o suficiente (afinal, há regras de modéstia autoral) para expressar de maneira aprofundada por que a prática de João Cezar é muito mais do que só mais uma tentativa desesperada – e desesperançosa – de atribuir ao nosso trabalho nas Ciências Humanas uma relevância de que muito precisamos.Para conferir a matéria completa publicada pelo Estadão, clique aqui.