A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Ano de edição: 2023 Organizadores: Márcia Luíza Pit Dal Magro, Carine Vendruscolo, Tania Maria Zancanaro Pieczkowski. ISBN: 978-85-7897-349-0 Páginas: 446. Este livro traz relatos de experiências e pesquisas de profissionais das políticas públicas de Saúde, Educação e Assistência Social referentes ao período da Pandemia de Covid-19. Este, durante o qual a vida mudou radicalmente, além dos milhões de mortes produziu muitas sequelas, visíveis e invisíveis, seja nos corpos de quem sobreviveu a doença, seja nas relações humanas, no aumento da violência ou do empobrecimento, por fim, no mal-estar de nosso tempo. Entendemos que o testemunho destes dias sombrios é necessário para que possamos elaborar as muitas dores, perdas, mas também reconhecer o empenho e dedicação de muitos para minimizar os impactos do que alguns autores tem chamado de catástrofe. Somente elaborando coletivamente os traumas vividos teremos a chance de que eles não retornem na cultura, em atos de violência, apatia, angústia e indiferença.
Ano da edição: 2021 Organizadores: Hilário Júnior dos Santos; Elcio Cecchetti ISBN: 978-65-88029-47-3 Páginas: 226 A Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) é uma concepção de aprendizagem que busca promover a formação integral nos âmbitos social, interpessoal, pessoal e profissional, por meio de processos pedagógicos centrados nas dimensões do saber (conceitos), saber-fazer (habilidades) e saber-ser/viver (atitudes), a partir de metodologias que estimulem o protagonismo e o projeto de vida dos estudantes. A presente obra reúne diferentes contribuições que, de um lado, abordam a ABEx desde suas bases conceituais, metodológicas e avaliativas e que, de outro, tecem reflexões e relações acerca das dimensões da pesquisa, extensão, internacionalização e inovação, bem como dos processos de subjetivação e de acolhimento das expectativas dos sujeitos contemporâneos.
Ano de edição: 2025 Organizadores: Cláudia Battestin e Márcia Luíza Pit Dal Magro ISBN: 978-85-7897-385-8 Páginas: 324 As pesquisas que deram origem aos capítulos deste livro resultam de dissertações de mestrado defendidas durante o ano de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), oriundas da Linha de Pesquisa 1: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas; e Linha 2: Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva. As duas linhas perpassam pela reflexão e análise sobre como os desafios educacionais podem ser enfrentados a partir de uma abordagem crítica e transformadora, com o objetivo de promover práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes em diversos contextos. A práxis pedagógica, mencionada no título atribuído a esta obra, é compreendida como ação reflexiva e intencional, que articula teoria e prática em permanente diálogo com as demandas sociais, culturais e políticas do campo da educação. As pesquisas apresentadas neste livro expressam o compromisso do PPGE com uma formação docente crítica e cidadã, voltada à construção de práticas educativas que possibilitem a transformação da realidade educacional e social.
Ano da edição: 2020 Organizadores: Mirian Carbonera e André Luiz Onghero ISBN: 978-65-88029-01-5 Páginas: 173 Esta é uma obra de comemoração. Passados 50 anos desde que a Unochapecó abriu suas portas à comunidade regional, nacional e internacional pela primeira vez, há muito que comemorar. Documentário fotográfico testemunha a população desfilando pelas ruas de Chapecó, acalentando na alma um sonho. Com certeza, esse sonho era muito maior do que coubesse na mais criativa e fértil imaginação. Mas foi aí então que caiu ao solo a primeira semente que geraria o que se denominou Fundeste, depois Unoesc e, finalmente, Unochapecó. A semente caiu em terreno fértil: a comunidade regional soube, ao longo de 50 anos, cultivar a frondosa árvore que brotou dessa pequena semente. Soube cultivá-la e os frutos não tardaram. Já são milhares e milhares de cidadãos de toda esta região e de tantas outras que colheram sazonados frutos que os colocaram em outro patamar da vida, pelo conhecimento, pela ciência, pela técnica, pela ética, pelos valores, pela responsabilidade, pela cidadania, pelo respeito e, acima de tudo, pelo amor com que esta bela instituição os marcou indelevelmente. Celebrar os 50 anos da Unochapecó é celebrar vidas humanas: autoridades históricas que acreditaram no que estavam fazendo, e o fizeram com devoção; gerações de professores que por aqui aportaram e aportam e semearam a mancheia seus conhecimentos, seu amor e seu carinho, gerações de técnicos administrativos, levas e levas de discentes, inumeráveis famílias que, tantas vezes, com sacrifício, apostaram no investimento que fizeram e fazem na Unochapecó. A Unochapecó é um tesouro que merece toda nossa afeição, dedicação e cuidado. Nasceu e cresceu democrática, de espírito aberto, plural, dialógica, comunitária até o âmago de sua alma. Basta ler seus projetos instituintes para constatar que a abertura, a pluralidade, o espírito democrático transborda no mais genuíno senso comunitário. Com certeza, as gerações mais provectas e as novas não pretendem abrir mão de tão alevantado legado. Ad multos annos, Unochapecó! Longa vida!
Ano da edição: 2021 Organizadores: Daiane Eccel; Diogo Norberto Mesti; Rosana Moura ISBN: 978-65-88029-45-9 Páginas: 288 Onde deve estar a filosofia? A filosofia deve estar organizando, reunindo, pensando a educação e, mais precisamente, repensando a figura do aluno por uma perspectiva ampla, plural e dialógica. Com isso, é possível resgatar as condições mínimas do exercício da aprendizagem, do ensino, da educação e da formação, pois essas condições são dadas a partir do desejo e também do prazer em aprender que é por definição a característica mais marcante da própria faceta educativa da filosofia. Amar o saber, desejar aprender, ser aluno, tudo isso se confunde com o pensamento filosófico. Com isso, as reflexões de inúmeros filósofos da educação e amantes do saber aqui reunidas abrem uma trilha para a direção oposta à ignorância e à brutalidade e desenha a formação humana utilizando inúmeros outros recursos e resultados, repensando a autonomia, a decolonialidade, a técnica, a arte, a produção, a criação, a imaginação, as emoções, as crises, a natureza, a partir de pensadores antigos, modernos e contemporâneos que forjaram e moldam nossas tradições e origens.
A ideia deste livro nasceu em um destes momentos de tecer a vida em que nos encontramos − as organizadoras − e, entre cafés e conversas, nos deparamos com um marco histórico significativo em nossas trajetórias pessoais e profissionais: o aniversário de 20 anos do Curso de Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O Curso em que, há mais ou menos tempo, cada uma de nós vem acrescentando um fio, um ponto, uma cor, modificando a trama e se modificando no movimento de tecê-la. Trata-se de um tecer a carreira, a docência, o humano, a vida mesma. Trecho retirado da apresentação da obra Organizadores: Carla Rosane Paz Arruda Teo, Fernanda Grison Confortin, Liziane Cassia Carlesso, Marina Pizzi, Nádia Kunkel Szinwelski, Roberta Lamonatto Taglietti, Viviane Lazari Simomura ISBN: 978-85-7897-381-0
Ano da edição: 2022 Organizadores: Cristiani Fontanela; Andréa de Almeida Leite Marocco; Letícia de Cesaro Gabriel; Rodrigo Barichello. ISBN: 978-85-7897-334-6 Páginas: 58 Esta Cartilha tem por objetivo disseminar a cultura da Propriedade Intelectual, respondendo as principais dúvidas da área. Trata-se de um dos objetivos do projeto para a Manutenção e Consolidação do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Unochapecó junto ao Centro de Inovação Chapecó e ao Pollen Parque Científico e Tecnológico, submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.
Ano da edição: 2013 Autora: Rosa Salete Alba ISBN: 978-85-7897-110-6 Páginas: 150 A partir de uma perspectiva dialética, Rosa Salete Alba procura demonstrar que a construção do espaço geográfico é produto do trabalho dos seres humanos e suas relações sociais em determinado período histórico. O livro está constituído em três momentos, onde a autora parte da síntese histórica, passando pelo papel do estado na formação econômica, até chegar no sistema agroindustrial e processo de desenvolvimento das agroindústrias em Chapecó (SC).
Consolidada no mercado, a Argos Editora da Unochapecó, reconhecida nacionalmente pela qualidade editorial e gráfica dos livros que publica, agora é destaque também no mundo digital. Desde 2015, a Argos passou a integrar o catálogo da Kobo, uma das maiores eBookstores do mundo, que disponibiliza livros digitais e permite ao usuário comprar, baixar e pesquisar livros, jornais, revistas e outras mídias.Este é mais um passo no mercado nacional e internacional de livros e que marca definitivamente a entrada da editora no universo do livro digital. O processo de inserção teve início em novembro de 2014 e só foi concretizado no começo de 2015. Para a editora, integrar o catálogo da Kobo representa mais um passo no mercado nacional e internacional do livro e ao mesmo tempo uma demonstração de que a editora está certa ao apostar também no formato ebook. Por outro lado, vamos ampliar essas parcerias buscando, logo mais, outros espaços e parceiros para a distribuição de nossa produção editorial.Ao todo foram disponibilizados no site da Kobo três títulos da Argos Editora, são eles: “Os filósofos e a educação”; “O golpe civil-militar e Educação”; “Inclusão e acessibilidade”. Fazer parte de uma ebookstore como essa permite ainda que o conteúdo possa ser lido em 190 países, que é a área de atuação da Kobo.
Estamos em período eleitoral, aproveitamos e trouxemos como dica de leitura a obra “Partidos, eleições e votos”, organizada por Monica Hass. O livro tem o objetivo de fazer uma avaliação preliminar a respeito do comportamento político-eleitoral no oeste de Santa Catarina, tendo presente as mudanças na conduta do eleitor, tanto no âmbito regional quanto nacional, destacando os critérios definidores da escolha dos candidatos por parte do eleitorado, polarizando a discussão entre o voto pessoal e o voto partidário. Todas as pesquisas presentes na obra são vinculadas ao Programa de Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral e ao Grupo de Pesquisa Comportamento Político e Cidadania do então Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unochapecó. A finalidade desses estudos foi viabilizar um canal de divulgação de trabalhos, realizados acerca do comportamento eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema. Com o objetivo de tornar acessível aos interessados pela temática “política”, as pesquisas realizadas por professores e estudantes no âmbito da Universidade e em outras Instituições de Ensino. O desenvolvimento da obra tem grande contribuição para a compreensão interdisciplinar da política, trazendo reflexões que dizem respeito às ações humanas e políticas, abrindo, assim, as portas para diversas discussões que visam uma sociedade mais democrática e de cultura política mais participativa. Sobre a organizadoraMonica Hass é graduada em Comunicação Social (Jornalismo), mestre e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó. É autora de livros e artigos sobre poder local, cultura política e democracia.
A obra “Exclusão: um olhar para além da aparência” contempla grandes autores da área da filosofia e educação, buscando o pensamento sobre a diversidade do fenômeno da “exclusão” além do aparente, quebrando os dogmatismos de uma sociedade contemporânea, para compreensão do mundo. Partindo da concepção da “exclusão”, a obra se fragmenta em abordagens sociais, de forma que se contrapõem ao conceito de uma sociedade pós-moderna.“Se o modo de produção e consumo de mercadorias vigora como a única possibilidade da existência humana, no qual, portanto, todos nós, queiramos ou não, cientes ou não, estamos necessariamente ‘incluídos’, mais do que nunca é preciso pensar a ‘exclusão’ que tal modo de produção é capaz de impor àqueles que abarca. E pensar, de uma forma ou de outra, desde Platão, inclui perceber o quanto o meramente aparente pode ter de ilusório.” Conforme comenta Fausto dos Santos no prefácio da obra.O livro busca oferecer embasamento conceitual mais sólido para as pesquisas no campo das ciências humanas, bem como a articulação de uma rede categorial adequada para a compreensão e intervenção nos fenômenos sociais.Sobre os organizadores Avelino da Rosa OliveiraGraduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde leciona, na graduação, a disciplina de “Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação”; no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), ministrou recentemente os seminários avançados “Karl Marx e as Pedagogias Críticas I e II”, Razão Crítica e Educação”, “Educação e Teorias da Exclusão social” e “A Filosofia de Marx e as Pedagogias Marxistas” (DINTER – Unioeste Francisco Beltrão) e orienta alunos de mestrados e doutorado. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPraxiS – UFPel) e do Grupo Racionalidade e Formação (PUC-RS). Neiva OliveiraGraduada em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), possui mestrado e doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFSC), onde leciona, na graduação, a disciplina de “Fundamentos Sócios-Histórico-Filosófico da Educação”; no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), ministrou recentemente os seminários Avançados “Paradigmas Filosóficos na Educação I e II”, “Razão Crítica e Educação” e “Tendências Teórico-Práticas da Pedagogia Social no Brasil” e orienta alunos de mestrado e doutorado. É líder de grupo de pesquisa filosofia, Educação e Práxis Social (FEPraxiS) e participa como pesquisadora no grupo Racionalidade e Formação (PUCRS) e no grupo interdisciplinar de pesquisa Jean-Jacques Rousseau (GIP-Rousseau – UFG).
O livro apresenta orientações teórico-práticas para a produção de textos jornalísticos. Com base em estudos teóricos e em práticas do mercado midiático, é um instrumento produzido para servir de apoio e de orientação, com regras básicas para escrever com objetividade, clareza e precisão. Indica procedimentos para a redação em jornalismo impresso, jornalismo online, radiojornalismo e telejornalismo e orienta para práticas de fotojornalismo. Também apresenta o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que representa um embasamento comportamental para quem estuda Jornalismo e para os profissionais.Organizado pelo professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira, que também escreveu o conteúdo sobre jornalismo impresso, o livro tem o prefácio do professor José Amaral Argolo, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra. Também participam da obra os professores Érico de Assis, que aborda o jornalismo online, Mariângela Storniolo Torrescasana, que trata sobre radiojornalismo, Ilka Goldschmidt Vitorino, responsável pela parte de telejornalismo, e Eliane Marta Fistarol, que trata sobre fotojornalismo.Conforme o organizador, as indicações do livro não suprimem o aprendizado através dos ensinamentos teóricos e das orientações práticas detalhadas pelos docentes em salas de aula e em laboratórios, muito menos o debate sobre novos procedimentos na área do Jornalismo. Por isso, não tem a intenção de moldar quem o utiliza, muito menos tolher a criatividade na apuração das informações e na redação do texto jornalístico, mas indicar caminhos para que a redação jornalística ocorra de maneira que seja agradável ao leitor, ouvinte ou telespectador.“O livro pretende contribuir para que o texto seja elaborado com rigor na apuração, seleção e hierarquização correta das informações, planejamento, organização e sequência lógica, com argumentação consistente, e também busca evitar a padronização, para que a construção do texto tenha fluência e seja elegante e atrativa ao receptor”, especifica o professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira.Para adquirir acesse: http://goo.gl/wXowPa
Em homenagem a Santo Ivo, considerado pela Igreja Católica o “padroeiro dos advogados”, ou “advogado dos pobres”, no dia 19 de maio comemora-se o Dia do Acadêmico de Direito. A Argos Editora da Unochapecó oferece 40% de desconto nos livros da área. Promoção válida até 22 de maio na Loja Virtual da Argos <www.unochapeco.edu.br/argos> e na Livraria Universitária. Boa leitura!
Desenvolvida na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e coordenada pelas docentes Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues e Maria Aparecida Lucca Caovilla, esta obra possui em seu conteúdo a reflexão de experiências protagonizadas por professores, técnicos e estudantes extensionistas e pesquisadores. As pesquisas realizadas neste livro foram executadas com o propósito de contribuir para o avanço e desenvolvimento de conteúdos, além de análises realizadas em projetos de pesquisa e de extensão. Os temas da obra são abordados em três diferentes estruturas: “Direitos da cidadania”, “Movimentos sociais e participação” e “Educação e Saúde”, reunidas em 14 capítulos. “Ressoam em múltiplas palavras, vozes e atitudes, que certamente contribuem para uma consciência mais cidadã, justa e humana, na construção de um caminho de mão dupla entre a universidade e a comunidade.” Sobre as organizadoras Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues: mestre em Educação (Ensino e Formação de Professores) pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (Unics), graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente nos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Coordenadora do programa de atenção e cuidado à criança e ao adolescente “Sorriso para a Vida”. Maria Aparecida Lucca Caovilla: doutora em Direito, Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Integrante do Projeto de Extensão Comunitária Jurídica (PECJur). Coordenadora do grupo de pesquisa “Direitos Humanos e Cidadania”.
“O golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil” tem o intuito de provocar uma reflexão acerca dos eventos que antecederam e catalisaram as conspirações e a deflagração do golpe, no ano que marca os 50 anos do Golpe Militar (1964). Para Alessandro Batisttela, organizador do livro, há um consenso de que o golpe não foi obra exclusiva dos militares, afirmativa que ele argumenta através de diversos historiadores e importantes pesquisas, cientistas sociais e políticos.Segundo Batisttela, a conspiração e a articulação para a derrubada do governo Jango contou com a participação de vários governadores de estado, além do apoio de outros segmentos da sociedade civil. “O livro busca, entre outros aspectos, abordar os contextos em que viviam os três estados do Sul do Brasil (RS, SC e PR) e como os governadores dos estados sulinos participaram das conspirações e deflagração do golpe de Estado”, afirma.A obra torna-se mais um dos produtos que contribuem ao atual debate vinculado ao “passado que não passa”, no qual a experiência de uma ditadura é, muitas vezes, relativizada, invisibilizada, negada ou esvaziada de conteúdo. O livro procura reunir trabalhos, artigos e conteúdos que explicam como foi o golpe na região Sul do País. O golpe derrubou o governo de João Goulart e o regime democrático no Brasil, instituindo um período ditatorial marcado pelo cerceamento das liberdades políticas e individuais, da censura, da repressão. Mesmo com apenas 50 anos após o fato – tempo relativamente curto para a História –, Alessandro comenta que um dos maiores desafios ao organizar o livro foi “aglutinar pesquisas que abordassem o golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil”; em seguida, foi “encontrar uma editora que tivesse interesse neste projeto”.Para adquirir acesse http://goo.gl/xRkqBx
Na era digital, onde as redes sociais se tornaram um grande marco histórico da evolução tecnológica e seu uso passou a ser de extrema importância para todos, o surgimento de novas plataformas digitais se torna cada vez mais popular ao redor do mundo. Assim, hoje decidimos falar de uma plataforma para leitores que tem o objetivo de unir amantes da literatura.O Skoob é uma rede social criada para leitores e novos escritos que buscam compartilhar seus gostos literários. é uma rede que simula uma estante virtual onde você pode adicionar em seu perfil o que está lendo, o que pretende ler, o que está relendo e até mesmo as leituras que desistiu. O que o Skoob pretende alcançar é o compartilhamento de experiências, lá você pode registar obras e deixá-las abertas ao público, trazendo oportunidades para escritores e leitores no mercado literário compartilharem experiência literária, opiniões e dicas de leitura.O que faz a experiência de usabilidade ser ainda mais interessante é a forma como o Skoob tem conectividade com outras plataformas e mídias. Um dos seus benefícios é que ela está vinculada com lojas de comércio, podendo fazer relações entre os preços disponíveis on-line e lhe mostrando as ofertas do mercado. A plataforma do Skoob também está disponível para iOS e Android.A Editora Argos já possui um perfil na rede, nossos livros também estão disponíveis para serem adicionados em suas estantes de seus perfis, avaliados e compartilhados com seus amigos de leitura.