A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Ano da edição: 2022 Organizadores: Aline Mânica; Andréa de Almeida Leite Marocco; Vanessa da Silva Corralo ISBN: 978-65-88029-91-6 Páginas: 244 A obra é composta por trabalhos que obtiveram destaque na modalidade de comunicação oral, sendo contemplados com o Prêmio Produção Acadêmica e distribuídos entre os eixos temáticos de Pesquisa Ensino Médio, Pesquisa Graduação, Pesquisa Pós-Graduação, Ensino e Extensão. O tema “Educação, Protagonismo e Empoderamento” perfez momentos de amplos debates sob a condição humana e sobre a necessidade de superação dos desafios por meio do protagonismo.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Saulo Gomes Thimóteo; Valdir Prigol ISBN: 978-65-88029-64-0 Páginas: 180 Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhe deres: Trouxeste a chave? “Procura da poesia” Carlos Drummond de Andrade
Ano da edição: 2023 Organizadores: Reginaldo Pereira, Andréa de Almeida Leite Marocco e Jaqueline Kelli Percio. ISBN: 978-85-7897-338-4 Páginas: 178 Vinte e cinco anos se passaram desde que tudo começou. Quando a Fapesc nasceu, os anos 2000 não passavam de um futuro incerto que gerava medo pela simbologia que envolvia a virada do milênio. O ecossistema de tecnologia do Estado dava os primeiros passos, os editais de fomento de órgãos específicos para este fim não existiam e inovação era uma palavra comum apenas aos ramos acadêmicos. Foi um longo e sinuoso caminho para chegar aonde estamos. Fazemos um resgate de toda contribuição que o ecossistema recebeu de outros setores, como o Sistema Acafe, Sebrae, Fundação Certi, Facisc, Fiesc e organizações empresariais. E de como o ecossistema também fez o caminho inverso, gerando impacto direto na vida e no cotidiano das universidades, institutos e órgãos públicos e da indústria catarinense. A obra ainda mostra como o ecossistema conseguiu fazer conexões nacionais e internacionais, como fomos evoluindo com o passar dos anos, como isso levou ao Pacto pela Inovação, aos ativos de Propriedade Intelectual e à consolidação de Santa Catarina como referência em CTI.
Ano da edição: 2023 Organizadora: Fátima Kremer Ferretti ISBN: 978-85-789-7369-8 Páginas: 130 Logo após a publicação das DCN, a Unochapecó institui a comissão para elaborar o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Fisioterapia. Duas décadas se passaram desde então, e esses 20 anos de história serão apresentados no primeiro capítulo desta obra: - Fisioterapia: 20 anos em ação no oeste catarinense. Uma trajetória permeada pela dedicação, pelo aprendizado e evolução, pilar de uma formação de profissionais altamente capacitados e comprometidos com a saúde e bem-estar da comunidade. É com grande alegria e orgulho que celebramos esses 20 anos com a publicação dessa obra.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Maria Bernadete Pinto dos Santos, Florence Moellmann Cordeiro de Farias e Joana Guilares de Aguiar. ISBN: 978-65-89369-21-9 Páginas: 296 Esta coletânea apresenta, ao longo dos seus 13 (treze) capítulos, abordagens de temas concernentes aos processos e estratégias de ensino e aprendizagem de conceitos científicos à luz dos pressupostos teóricos da aprendizagem significativa, da concepção freireana da educação dialógica e libertadora e da transdisciplinaridade. Há também as contribuições relativas à utilização de recursos midiáticos para o Ensino de Ciências como as tecnologias de informação e comunicação, história em quadrinhos eletrônica, livro paradidático e uma análise semiótica do potencial de animês e mangás para criação de produto educacional. Destacamos também a discussão dos pressupostos teóricos-metodológicos da aprendizagem colaborativa e a contribuição histórico- cultural de Vigotski para o Ensino Ciências/Química.
Ano da edição: 2017 Organizadores: Alexsandro Stumpf e Carolina Riviera Duarte Maluche Baretta ISBN: 978-85-7897-216-5 Páginas: 124 Uma das formas de garantir a valorização dessa produção e contribuir com a missão institucional de produzir e difundir conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã, foi a criação do “Prêmio Produção Acadêmica”, destinado aos trabalhos que foram destaque durante a socialização no VI SIEPE. Para se chegar às produções vencedoras, os trabalhos, divididos nas categorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, foram apresentados, discutidos e avaliados de forma criteriosa, contando com a participação de avaliadores ad hoc Bolsistas Produtividade Científica do CNPq. Além de receber o troféu e certificado de premiação, os autores das produções de destaque foram agraciados com a oportunidade de publicar o resultado de suas pesquisas e/ou práticas acadêmicas neste livro, o qual se apresenta em formato digital, reunindo uma coletânea de artigos científicos que transparecem a excelente qualidade de produção universitária produzida na Unochapecó e apresentada durante o VI SIEPE.
Ano da edição: 2020 Organizadores: Miguel Pacheco e André Carrilho ISBN: 978-65-88029-12-1 Páginas: 111 Em 2017, a cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina, no Brasil, comemorou o primeiro centenário da sua fundação. Nesse ano, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) organizou um ciclo de palestras designado “Memórias para o futuro”, com o modesto objetivo de pensar no futuro da cidade. As palestras eram estruturadas em três temas: identidade, infraestrutura e qualidade de vida. A partir deste conjunto de palestras, um livro foi sendo escrito. A produção do livro foi objeto de inúmeras vicissitudes editoriais: é basicamente um milagre, você, leitor, estar lendo estas palavras. Dentro desse longo processo de resiliência editorial, o livro evoluiu para uma organização em duas linhas narrativas: Futuro e Memórias. A linha do Futuro foi escrita por Flávio Carsalade, Diego Capandeguy e Ricardo Côrrea. Todos são autores de fora de Chapecó que não tinham conhecimento da cidade antes do convite. Eles foram chamados para trazer uma visão propositalmente de fora, cosmopolita e nova para cidade. A linha da Memória foi escrita por Ana Laura Vianna Villela, Arlene Renk e Mirian Carbonera. Todas são pessoas da região, professoras da Unochapecó e olham para o passado de Chapecó. Esta linha aborda o processo de urbanização, a história das etnogêneses e identidades, e os primeiros habitantes de Chapecó e da região do oeste catarinense.
Ano da edição: 2019 Organizador: Alexsandro Stumpf ISBN: 978-85-7897-318-6 Páginas: 222 Todos os textos aqui apresentados demonstram a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão nas diversas áreas do conhecimento. São trabalhos desenvolvidos tanto por estudantes e professores da Unochapecó, quanto por pesquisadores e estudiosos de outras instituições de ensino, visto que a 8ª edição, o SIEPE buscou tornar ainda mais visível toda esta vasta produção acadêmica. Diante da temática “A aproximação dos grupos de pesquisa da universidade”, o evento de 2018 atingiu o recorde de participantes.
Para compor a programação da Arena Cultural, já estão confirmados nomes como: Lucinda Riley, Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing, Tarryn Fisher, Marian Keyes e Mac Barnett.A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 24ª edição, com atrações multiculturais voltadas para celebrar a leitura. O evento que ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016, no Anhembi, reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras, e trará ao público atrações exclusivas, com presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates.Em sua última edição, em 2014, a Bienal do Livro se reinventou, trazendo para o público um evento democrático, diverso e multicultural, indo muito além da “feira de livros”. Com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, este ano o evento reafirma esse posicionamento, e convida o visitante a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar, de acordo com seus interesses.Para a criação da programação cultural, além da própria Câmara Brasileira do Livro, o evento contará novamente com a curadoria do SESC, e do Itaú Cultural (também apoiador cultural do evento). Juntas, as instituições serão responsáveis pela programação do Salão de Ideias, que contemplará discussões atuais e de amplo interesse com escritores, pensadores e artistas, abordando temas de relevância social e cultural.Na Arena Cultural, os visitantes terão o contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas. Nomes como Harlan Coben, Cassandra Clare, Mário Sergio Cortella e Paula Pimenta já passaram por este que é o maior espaço do evento.Focado no público infantil, o Espaço Mauricio de Sousa trará diversas atividades interativas, com brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenho, além de uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.O SESC também trará para o evento dois espaços BiblioSesc, com caminhões biblioteca e uma programação que vai de contação de histórias a espetáculos de música e literatura, sempre buscando o prazer de ler e de ouvir uma boa narrativa.Para os amantes da gastronomia, o “Cozinhando com Palavras” chega à sua 4ª edição na Bienal do Livro. Com curadoria do chef André Boccato, o espaço une culinária, literatura e cultura, em uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau.Trazendo uma programação focada nos profissionais do livro, o Espaço Ignácio de Loyola Brandão trará debates institucionais. Entre os principais assuntos em discussão estão: direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.O evento conta ainda com 150 expositores individuais e autores independentes. Até o momento, 30 autores nacionais e internacionais estão confirmados para a Bienal do Livro, todos na Arena Cultural. São eles: Leonardo Boff, Jennifer Niven, Mário Sergio Cortella, Mauricio de Sousa, Ava Dellaria, Tarryn Fisher, Jen Sterling, Marian Keyes, Iberê Thenório e Mariana Fulfaro (Manual do Mundo), RezendeEvil, Talita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet, Isabela Freitas, Maju Trindade, Carina Rissi, Pam Gonçalves, Kéfera Buchmann, Mac Barnet, Lucas Rangel, Jout Jout, PC Siqueira, Alexandre Matias, Lucinda Riley, Bel e Fran, Becky Albertalli e Amy Ewing.
Henrique Evaldo JanzenAcredito que duas palavras-chave nos ajudam a mergulhar neste livro. São elas: alteridade e memória. Este é um livro, sem dúvida, sobre o outro como constitutivo do sujeito e sobre como esse outro está presente e é construído nas suas memórias. Quando falamos no outro, podemos estar nos referindo, muitas vezes, às vozes ocultas ou ocultadas orientando a construção das narrativas que emprestam significado às nossas lembranças. Neste sentido, o ponto de vista do narrador – aqui em uma compreensão ampla, afinal, somos todos um pouco narradores – faz variar a memória, modificando narrativas aparentemente consolidadas, reelaborando julgamentos, questionando valores de outros tempos, ajustando ações do passado com olhar do presente.Em um feliz encontro vocal entre o ensaísta e o professor, o autor, com mão segura, conduz o leitor, a partir de pressupostos do Círculo de Bakhtin sobre o discurso citado, para uma reflexão sobre as mais diversas formas de apropriação da voz do outro, ampliando as fronteiras epistemológicas no tocante às diversas maneiras de citação da palavra alheia. Gilberto de Castro assinala – e esse aspecto me parece central no livro – que a mobilização dessas vozes é estruturante na formação de nossa visão de mundo (Weltanschauung). Como indica o próprio autor na Introdução, este livro é marcado por escolhas que envolvem o seu universo afetivo – principalmente – na sua formação como leitor. Neste sentido, o autor organiza com maturidade intelectual um diálogo entre Bakhtin e Graciliano Ramos.Se na primeira parte do livro o autor está mais voltado para questões teóricas vinculadas aos estudos linguísticos, na segunda parte, a partir da reflexão em torno do discurso citado, Castro rastreia – nos romances “Infância” e “São Bernardo” duas obras de Graciliano narrados em primeira pessoa – os modos como o autor alagoano dá voz às outras personagens. Ao trazer para suas análises a visão de polifonia bakhtinana, Castro faz emergir a perspectiva de que (quase) toda a narrativa, nos dois romances, encontra-se monopolizada pela visão do autor-narrador (Infância) e pelo narrador (São Bernardo).A partir das análises desses romances, Castro nos auxilia na observação das palavras do outro nas nossas próprias palavras e instiga promissoras discussões tanto na área de Estudos Linguísticos, quanto na área de Estudos Literários.
Raul Antelo define a sua trajetória de crítico como algo (re)constituído a partir de restos, de resíduos, e de um “aperfeiçoamento do acaso”. Para Antelo, o olhar crítico surge marcado pela ideia de catástrofe, de colisão abrupta das posições mais dispares – o alto e o baixo, o letrado e o não letrado, o ativo e o passivo, o centro e a periferia. Destas aproximações inesperadas, gera-se eletricidade – produz-se e dissemina-se energia. A crítica constitui-se, desta perspectiva, como pedagogia transformadora e potencializadora; o crítico elide-se como sujeito para privilegiar o espaço de colisão dos objetos, dos textos, das manifestações artísticas e das novas correlações de sentidos que daí emergem.Esta energia potencializadora e potencializada surge-nos, justamente, como leitmotif da sua mais recente coletânea de ensaios, “Potências da Imagem”. Trata-se de um conjunto de perspectivas e textos críticos muito diversos, mas que convergem no desígnio último de “captar algo da energia do moderno que ainda resiste nos textos e imagens”. Da leitura do “inconsciente óptico do modernismo”, passando por uma análise das “anamorfoses do moderno” e “políticas da amizade”, até uma discussão das relações entre imagem e cultura de massa, e entre imagem, identidade e testemunho, o que Antelo nos propõe é não tanto uma viagem entre nações e territórios – desde logo a Argentina e o Brasil – como uma autêntica subversão dessas fronteiras, na busca das energias e dimensões extraterritoriais que atravessam os nem sempre bem compreendidos fenômenos da modernidade e do modernismo tardio na América Latina. Neste espaço transterritorial, mas sempre assumidamente político e social, as poéticas de J. L. Borges e de Walter Benjamin, de Walt Whitman e de Mário de Andrade, de Jorge Amado e de Bertolt Brecht (entre muitos outros), gravitam e colidem no jogo das múltiplas imagens que atravessam, geram, ou sobre as quais refletem e se refletem.A imagem – na pintura, na fotografia, no cinema – assume uma centralidade paradoxal nestas Potências, na medida em que suplementa e fornece presença ao texto entendido como “tecido de sentidos”, mas assinala, ao mesmo tempo, o inacabamento deste e a sua “vacância de sentido”. Entre a “receptividade (ou potência passiva) e a representatividade (ou potência ativa)”, as leituras de Raúl Antelo propõem-se ultrapassar “o círculo da subjetividade” e reativar energias esquecidas ou latentes, para mostrar “de que modo as formas do passado podem ainda ser novamente equacionadas como ‘problemas’” (p. 11-12). Neste contexto, assumem particular relevância as noções de sobrevivência e de indecidibilidade.Na sua dimensão de tempo histórico condensado que opera por suspensão e corte, a imagem transporta em si a possibilidade de recuperação de memórias que deste modo resistem e se deslocam no tempo e no espaço, procedendo a um alargamento inusitado destes e dos modelos culturais que os conceptualizam. Todavia, como sublinha Antelo, se a imagem pode ser retorno, ela nunca é retorno ao idêntico: “[...] aquilo que retorna na imagem é a possibilidade do passado. [...] Retorno e corte alimentam, portanto, uma certa indecidibilidade ou indiferença, uma impossibilidade de discernimento entre julgamento verdadeiro e falso, que potencializa, entretanto, o artificio da falsidade como única via possível de acesso à estrutura ficcional da verdade.” Através da assunção plena desta dimensão ficcional e lançando mão das mais variadas perspectivas e autores, o crítico constrói uma teoria das imagens mais atenta ao inconsciente histórico e à sobrevivência de certas formas expressivas do que os tradicionais modelos histórico-narrativos, que privilegiam a linearidade dos conceitos de começo e recomeço, progresso e declínio, nascimento e decadência.A referida indecidibilidade estende-se, deste modo, à própria crítica anteliana e potencializa-se, ainda que a expensas da inteligibilidade dos textos para o leitor impreparado. Ousando transpor os limites entre crítica e ficção – e assumindo sem inibições a crítica como “metaficção” ou “hiperficção” como sugere Antelo na citada entrevista – Ele assume igualmente o risco da excentricidade e da transgressão genológica. Algures entre crítica literária e a filosofia, entre a antropologia e a estética, habita o texto anteliano. Para além das “Potências da Imagem”, estas são, também, algumas das potências da sua crítica.Daniela KatoPara adquirir acesse: http://goo.gl/9p4cW4
O VII Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro, tem neste ano o objetivo de aprofundar a integração, construir vínculos e socializar experiências, dando oportunidade do encontro com a comunidade acadêmica para a troca de experiências e difusão do conhecimento produzido na instituição por meio da transversalidade do ensino, pesquisa e extensão como princípio de aprendizagem. Neste ano o desafio se amplia, pois o evento acolhe o 1º Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação (EPPG). O evento é aberto ao público, justamente para haver o encontro e a discussão das produções acadêmicas de caráter científico.Nesta edição o recorde de trabalhos foi batido, com mais de trezentos resumos enviados para participação, sendo 268 aprovados para apresentação e, destes, apenas os três melhores trabalhos socializados na sessão oral receberão o Prêmio Produção Acadêmica e serão convidados a participar da elaboração de um e-book, que será publicado pela Argos Editora da Unochapecó.
A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) realiza anualmente um encontro entre as editoras associadas. O objetivo é proporcionar o intercâmbio de ideias e experiências entre as editoras universitárias e demais convidados. A programação terá como tema a Política Editorial Universitária: uma construção em busca da unidade. O evento terá palestras e mesas-redondas com profissionais do mercado editorial e representantes das editoras associadas à ABEU. A reunião também contará com um curso de capacitação do corpo técnico das editoras. A Editora Argos é associada da ABEU desde a década de 1990, e por isso a professora e coordenadora da Argos, Rosane Natalina Meneghetti Silveira, estará presente no evento representando a Editora. O encontro acontecerá entre os dias 11 e 13 de maio de 2016, e a anfitriã do evento será a Editora da Universidade Federal de Viçosa (MG).
O Prêmio ABEU 2016 teve suas inscrições abertas no dia 15 e contará com a curadoria do Prof. José Castilho Marques Neto, que terá o desafio de formar a comissão avaliadora. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Prof. Castilho, que esteve por mais de 20 anos ligado ao setor editorial universitário, especializou-se também em políticas públicas de livro, leitura e bibliotecas, sendo consultor de organismos nacionais e internacionais de editoração e leitura, além de agências de fomento à pesquisa. O Prêmio teve sua primeira edição em 2015 e, para 2016, a novidade é o aumento do número de categorias, agora cinco: Ciências Humanas; Ciências da Vida; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais e da Expressão; e Projeto Gráfico. As editoras universitárias (associadas ou não à ABEU) poderão inscrever até 03 livros por categoria. As inscrições vão até o dia 12 de agosto, pelo site www.premioabeu.com.br
Na obra “Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar”, publicada pela Argos Editora da Unochapecó, Maria Lucia de Barros Camargo analisa as poesias de Ana Cristina Cesar, uma das escritoras mais significativas no quadro da literatura brasileira contemporânea. Maria Lucia afirma que as poesias continuam válidas e podem contribuir para futuros e necessários desdobramentos analítico-interpretativos desta enigmática voz sempre às voltas com “a tirania do segredo”.Maria Lucia de Barros Camargo é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, professora titular de Teoria Literária na UFSC, onde coordena o Núcleo de Estudos Literários & Culturais (NELIC). É autora de vários artigos, publicados no Brasil e no exterior, onde trata da poesia brasileira contemporânea e dos periódicos literários e culturais.
A obra “Exclusão: um olhar para além da aparência” contempla grandes autores da área da filosofia e educação, buscando o pensamento sobre a diversidade do fenômeno da “exclusão” além do aparente, quebrando os dogmatismos de uma sociedade contemporânea, para compreensão do mundo. Partindo da concepção da “exclusão”, a obra se fragmenta em abordagens sociais, de forma que se contrapõem ao conceito de uma sociedade pós-moderna.“Se o modo de produção e consumo de mercadorias vigora como a única possibilidade da existência humana, no qual, portanto, todos nós, queiramos ou não, cientes ou não, estamos necessariamente ‘incluídos’, mais do que nunca é preciso pensar a ‘exclusão’ que tal modo de produção é capaz de impor àqueles que abarca. E pensar, de uma forma ou de outra, desde Platão, inclui perceber o quanto o meramente aparente pode ter de ilusório.” Conforme comenta Fausto dos Santos no prefácio da obra.O livro busca oferecer embasamento conceitual mais sólido para as pesquisas no campo das ciências humanas, bem como a articulação de uma rede categorial adequada para a compreensão e intervenção nos fenômenos sociais.Sobre os organizadores Avelino da Rosa OliveiraGraduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde leciona, na graduação, a disciplina de “Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação”; no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), ministrou recentemente os seminários avançados “Karl Marx e as Pedagogias Críticas I e II”, Razão Crítica e Educação”, “Educação e Teorias da Exclusão social” e “A Filosofia de Marx e as Pedagogias Marxistas” (DINTER – Unioeste Francisco Beltrão) e orienta alunos de mestrados e doutorado. Participa como pesquisador do grupo de pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPraxiS – UFPel) e do Grupo Racionalidade e Formação (PUC-RS). Neiva OliveiraGraduada em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), possui mestrado e doutorado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFSC), onde leciona, na graduação, a disciplina de “Fundamentos Sócios-Histórico-Filosófico da Educação”; no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), ministrou recentemente os seminários Avançados “Paradigmas Filosóficos na Educação I e II”, “Razão Crítica e Educação” e “Tendências Teórico-Práticas da Pedagogia Social no Brasil” e orienta alunos de mestrado e doutorado. É líder de grupo de pesquisa filosofia, Educação e Práxis Social (FEPraxiS) e participa como pesquisadora no grupo Racionalidade e Formação (PUCRS) e no grupo interdisciplinar de pesquisa Jean-Jacques Rousseau (GIP-Rousseau – UFG).