Ainda que as questões que envolvam a educação sejam extremamente complexas, pois estão interligadas à totalidade do fenômeno social, foi com este intuito, de simplesmente pensar a educação, que este livro foi escrito. Pois é na simplicidade pensante que a totalidade complexa se desvela no apuramento do olhar. Nos capítulos que compõem "Os filósofos e a educação" buscou-se, de alguma forma, estabelecer um diálogo entre os filósofos e os possíveis leitores dos textos. Diálogo este que poderá ser prolongado nas salas de aula, nos grupos de estudo, nas rodas de amigos e onde mais a educação necessite ser pensada e dialogada. Educação que não diz respeito apenas aos profissionais e especialistas no assunto, mas, também, à sociedade de uma forma geral.
Ano da publicação: 2014 Autor: Fausto dos Santos Capa: brochura Edição: 1. ed. Idioma: Português ISBN: 978-85-7897-140-3 Número de páginas: 188
Temos aqui um rigoroso estudo que estimula e que ensina a trilhar caminhos e a desenvolver meios criteriosos para a prática da pesquisa científica. A publicação deste estudo, tanto pelo original e denso quadro
A obra reúne artigos apresentados no X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Regiocom), realizado na Unochapecó, no período de 10 a 12 de agosto de 2005. O livro
A cultura escolar vem sendo abordada por muitos autores, que têm procurado definir, caracterizar e expressar essa perspectiva de entendimento relativa às questões do universo da escola e dos sujeitos que nela convivem
O autor analisa a relação entre o processo de industrialização e urbanização de Chapecó e a escolarização da população chapecoense por meio da criaç&atil
O estudo realizado por Deise Arenhart, ao buscar entender a infância em um contexto de luta social, tem o mérito de constituir uma espécie de porta-voz das crianças, por meio do qual elas revelam suas vidas, su
Esta obra procura esclarecer a relação que há entre a formação de professores e as políticas do Estado no período de 1960 até 2002, de uma forma crítica e analítica, c
Da atuação da autora como assessora da rede municipal de ensino de Chapecó (SC) durante a implementação do Programa de Classes de Aceleração no município emerge o problema discutido
Debruçar-se hoje sobre o planejamento urbano no Brasil, e mesmo no mundo, é trabalhar sobre um campo de incertezas. A empiria se apresenta como forma de reflexão à medida que nos apresenta testemunhos de
A autora empenha-se em estabelecer uma relação lúdico-amorosa entre as crianças e os livros, criando o desejo de ler e encaminhando a construção de leituras significativas. Eloí acredita,
A obra apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de uso do museu para o ensino, em especial o ensino de História; analisa-se o firme compromisso do museu com a pesquisa e com a comunicação. Régis L
A obra faz uma reflexão sobre o jornalismo cultural, apresentando uma questão fundamental para entender as últimas décadas: a troca de um projeto de futuro por uma reiterada presença do passado no prese
O trabalho de maior responsabilidade de Sylvia Molloy foi o de articular a literatura à ética, pelos elementos autorreflexivos que fazem a graça e a perdição do texto autobiográfico. Sua escrita