Fazendo escola (ou refazendo-a?) é um instigante mergulho no universo do ensino da arte e da formação de artistas. Um dos grandes pensadores da atualidade no campo da arte, Thierry de Duve escreve a partir de suas experiências de ensino, todavia com a visão crítica de quem conhece profundamente o sistema artístico. Empenhado em um empreendimento teórico de grande complexidade no campo da arte moderna e contemporânea, suas reflexões teóricas demonstram um patamar de relevância que as colocam à frente das grandes questões teóricas da área na atualidade.
Ano da edição: 2012 Autor: Thierry de Duve ISBN: 978-85-7897-045-1 Revisão Técnica: Gaudêncio Fidelis Título Original: Faire école (ou la refaire?) Tradução: Alexânia Ripoll
A cultura escolar vem sendo abordada por muitos autores, que têm procurado definir, caracterizar e expressar essa perspectiva de entendimento relativa às questões do universo da escola e dos sujeitos que nela convivem
Este livro procura contribuir com a reflexão acerca das relações sociais entre os caboclos e os colonos imigrantes no período da colonização do oeste catarinense, a partir da década de 192
Esta obra é o resultado das aproximações empreendidas por diferentes atores com a alimentação escolar, cada um abordando-a a partir de suas experiências e trajetórias, teóricas e pr&
Fazendo cidade é uma obra de análise crítica e reflexiva que nos permite viajar ao passado para ver o presente com outros olhos. Seu foco é o extremo oeste catarinense, principalmente a cidade de São Mi
A arte intriga, questiona, traz controvérsias. Aisthesis procura entender essa arte, que, como diz a autora, é mais que um conceito, é subjetiva e deve ser sentida. Não há respostas, e sim uma magn&iacu
“Qual o melhor ângulo para se ler a literatura? E as outras artes? E o mundo?”. Com esses questionamentos, que têm povoado o campo dos saberes atuais, Evando Nascimento introduz os ensaios publicados neste livro,
Inspirado na reflexão sobre o importante papel das rádios educativas na tradição latino-americana de educação popular, este estudo busca compreender como ocorreu o processo de implantaç&at
Este livro, fruto de discussões oriundas do GT da ANPEPP “Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa”, abrange diferentes possibilidades de pesquisa cujo fio condutor foi o PesquisarCOM c
A obra apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de uso do museu para o ensino, em especial o ensino de História; analisa-se o firme compromisso do museu com a pesquisa e com a comunicação. Régis L
Esta obra resulta do Simpósio Dimensões do Urbano, promovido pelo grupo de pesquisa Cidade: Espaço e Cultura, no município de Criciúma (SC). Os artigos apresentados são de autoria de pesquisadore
O livro O Golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil é um destacado aporte ao esforço de realizar tarefa historiográfica ainda inconclusa, quer seja a de trazer novas análises, reflexões e conheciment
Este livro pretende oferecer diversas visões a respeito da Arte em uma mesma obra, provenientes de estudos com bases teóricas distintas. O leitor é convidado a buscar, em fontes diversas, respostas (ou mais perguntas