Esta semana convidamos Ourora Rosalina Bolzan para falarmos sobre a sua obra “Cultura e escola: processos de inclusão/exclusão de caboclos”. Veja, a seguir, a entrevista com a autora acerca da obra.
1.Quais são suas áreas de atuação? Educação e Pastorais Sociais.
2.Você já produziu outros trabalhos com esta temática ou afins? Sim, vários artigos, apresentados em seminários, conferência e congressos.
3.Em relação aos seus objetivos escrevendo o livro, como espera que os leitores captem a real essência da obra? Através de leituras e debates em salas de aula, movimentos sociais, perceber que estereótipos, discriminação e preconceito estão muito presentes em nossa sociedade, família, grupos, mesmo que sem intenção, muitas vezes cometemos, apenas quem se sente atingido sofre, porém calado, não tem coragem de dizer que está sendo atingido.
4.O que você considera como sua contribuição à área? A pesquisa, o debate. Tenho conhecimento de professores da disciplina de história no ensino médio que utilizam o texto “Cultura e escola: processos de inclusão/exclusão de caboclos” em suas aulas.
5.Como foi o processo de desenvolvimento das pesquisas da obra em relação ao tema abordado? Pesquisa oral levou um tempo muito longo. Foi um trabalho árduo, porém relevante. A satisfação e alegria dos entrevistados em contar suas histórias é inesquecível para ambas as partes.
6.Como as relações interculturais lhe motivaram a escrever este livro? Vários fatores, vivemos no Oeste de Santa Catarina, onde é relevante a intercultura pela miscigenação das raças, culturas e etnias. Compreender melhor as causas que levam algumas pessoas à evasão escolar, comunitária, dos grupos e movimentos. Despertar a mudança de nossas práticas e atos.
Compartilhe!
Veja também
Terezinha Silva13/Set/201713/09/17há 8 anos Quarta-feira, 13 de Setembro de 201713/09/2017@page { margin: 2cm } p { margin-bottom: 0.21cm } Obra busca mapear, em todos os municípios do estado de Santa Catarina, as rádios de baixa potência que estavam em funcionamento. Este mapeamento, até então, não existia, porque é um trabalho difícil de ser feito na medida em que estas experiências comunitárias, baseadas fundamentalmente em trabalho......
Monica Hass24/Jun/201624/06/16há 9 anos Sexta-feira, 24 de Junho de 201624/06/2016Obra tem como temática central o comportamento político-eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema, principalmente da região oeste de Santa Catarina.Veja, a seguir, uma entrevista com......
Arlene Renk13/Abr/201813/04/18há 7 anos Sexta-feira, 13 de Abril de 201813/04/2018Estudar as minorias regionais, no Brasil, serve como um microcosmo da realidade social de todo o país. É o que mostra a antropóloga Arlene Renk, entrevistada dessa semana na coluna A Voz do Autor. Doutora e Mestre em Antropologia......