Postado em 08 de Agosto de 2019 às 16h24

Ourora Rosalina Bolzan

Voz do Autor (36)

Esta semana convidamos Ourora Rosalina Bolzan para falarmos sobre a sua obra “Cultura e escola: processos de inclusão/exclusão de caboclos”. Veja, a seguir, a entrevista com a autora acerca da obra.

1. Quais são suas áreas de atuação?
Educação e Pastorais Sociais.

2. Você já produziu outros trabalhos com esta temática ou afins?
Sim, vários artigos, apresentados em seminários, conferência e congressos.

3. Em relação aos seus objetivos escrevendo o livro, como espera que os leitores captem a real essência da obra?
Através de leituras e debates em salas de aula, movimentos sociais, perceber que estereótipos, discriminação e preconceito estão muito presentes em nossa sociedade, família, grupos, mesmo que sem intenção, muitas vezes cometemos, apenas quem se sente atingido sofre, porém calado, não tem coragem de dizer que está sendo atingido.

4. O que você considera como sua contribuição à área?
A pesquisa, o debate. Tenho conhecimento de professores da disciplina de história no ensino médio que utilizam o texto “Cultura e escola: processos de inclusão/exclusão de caboclos” em suas aulas.

5. Como foi o processo de desenvolvimento das pesquisas da obra em relação ao tema abordado?
Pesquisa oral levou um tempo muito longo. Foi um trabalho árduo, porém relevante. A satisfação e alegria dos entrevistados em contar suas histórias é inesquecível para ambas as partes.

6. Como as relações interculturais lhe motivaram a escrever este livro?
Vários fatores, vivemos no Oeste de Santa Catarina, onde é relevante a intercultura pela miscigenação das raças, culturas e etnias. Compreender melhor as causas que levam algumas pessoas à evasão escolar, comunitária, dos grupos e movimentos. Despertar a mudança de nossas práticas e atos.

Veja também

Alessandro Porporatti Arbage21/06/16 Livro apresenta os principais conteúdos que compõem um programa clássico de Economia Rural, fruto de uma pesquisa acerca do programa das disciplinas de Economia Rural das principais Universidades do País.Veja, a seguir, uma entrevista com o autor acerca da obra.Quem é Alessandro Porporatti Arbage?Sou formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria......
Elson Manoel Pereira04/07/16 Obra foi dividida em duas partes distintas e complementares. A primeira delas trata de Conceitos de Planejamento Urbano, refletindo sobre as transferências deles entre os dois países referenciados. A segunda parte do livro apresenta a......
Fernanda Sánchez04/07/16 Obra destaca a mercantilização das cidades e o empresariamento das cidades dentro dos processos da reestruturação urbana capitalista. Autora também discute como determinados agentes e centros de difusão internacional......

Voltar para Notícias