Postado em 24 de Junho de 2016 às 16h24

Monica Hass

Voz do Autor (36)
Obra tem como temática central o comportamento político-eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema, principalmente da região oeste de Santa Catarina.

Veja, a seguir, uma entrevista com a organizadora acerca da obra.

Qual o tema central do livro?
A temática central do livro envolve o comportamento político-eleitoral. A publicação nasce vinculada ao Programa de “Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral” e ao Grupo de Pesquisa “Comportamento Político e Cidadania”, do Centro de Ciências Humanas, da UNOCHAPECÓ, com o objetivo de viabilizar um canal de divulgação de trabalhos realizados a respeito do comportamento eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema, principalmente da região oeste de Santa Catarina.

Quem são os autores que escrevem o livro?
– Alceu Werlang e Monica Hass escreveram o texto “Comportamento Político nas eleições municipais de 2000 no Oeste Catarinense: uma avaliação preliminar”.
– Yan de Souza Carreirão dialoga teoricamente com Werlang e Hass no texto “Comportamento Político nas Eleições Presidenciais, no Brasil”.
– Julian Borba contribui com o artigo “Eleições em Santa Catarina: História e Perspectivas”.
– Claiton Márcio da Silva escreveu sobre “Os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal de Chapecó em 1969”.
– Jane G. Côrrea e Lenita Peruzzo Balbinott escreveram sobre “A participação das mulheres no cenário político chapecoense – 1958 a 1998”.
– Licério de Oliveira contribuiu com o artigo “Território do Iguassu: a interiorização do poder central”.
– Helena Lohmann escreveu sobre “O Integralismo na comunidade de São Carlos”.

Que convite o livro faz ao leitor?
O livro convida aos interessados pelo assunto “política” a tomarem conhecimento sobre as pesquisas realizadas por professores e alunos sobre esta temática, no âmbito da Universidade e em outras Instituições de Ensino.

Quais foram as fontes de pesquisa desse trabalho?
As fontes de pesquisa foram diversas, uma vez que os textos versam sobre diferentes assuntos. No entanto, no que diz respeito a temática central do livro, que é a questão do comportamento político do oeste de Santa Catarina, as principais fontes foram as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Programa de Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral da UNOCHAPECÓ, os dados eleitorais do TRE e entrevistas.

Veja também

Ricardo Silva autor de “A ideologia do Estado autoritário no Brasil”26/03/18 Veja, a seguir, uma entrevista com o autor acerca da obra. Quais são suas áreas de atuação profissional?Sou professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuo no curso de Graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política. Sou......
Roberto Acízelo de Souza19/10/18  Quais foram seus objetivos ao escrever o livro, e como você espera que os leitores captem a essência dele?Meu objetivo foi reunir trabalhos meus produzidos no extenso período que vai de 2001 a 2013, na suposição de que......
“Cinema, infância e imaginação: tecendo diálogos”15/02/17 1) Primeiramente, qual unidade foi buscada no momento da seleção de textos para compor o livro “Cinema, infância e imaginação”? O que estes escritos têm em comum, para além do tema? Nossa......

Voltar para Notícias