Quais são suas áreas de atuação profissional? Além da docência na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Portugal, pesquiso, essencialmente, sobre história do jornalismo e análise histórico-cultural do discurso jornalístico. Sou pesquisador integrado do Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA), em Lisboa, Portugal. Quais foram seus objetivos ao escrever o livro, e como você espera que os leitores captem a essência dele? Uma história crítica do fotojornalismo ocidental é um livro cujo texto data de 1997, ainda que a edição em livro seja posterior. À época, pretendi chamar a atenção para a importância do fotojornalismo no contexto das práticas históricas do jornalismo. Seria importante atualizar o livro. Você já produziu outros trabalhos com essa temática ou afins? Sim. Em 2017, por exemplo, lancei o livro Veja!, sobre a história das revistas ilustradas e das origens do jornalismo iconográfico em Portugal. Podem consultar o meu website profissional: http://jorgepedrosousa.ufp.edu.pt Qual a contribuição que o livro traz para as pessoas e para a complexa sociedade em que vivemos? Narra e resgata, sob o meu olhar, a história do fotojornalismo. Já não é pouco. Imagens são extremamente importantes para uma matéria jornalística, elas conseguem transmitir sentimentos e informações de forma rápida e precisa. Textos informativos são construídos do ponto de vista do jornalista, e através da sua visão conseguimos entender como ele enxerga o mundo. Como a fotografia pode ser usada a favor de quem tem algo a dizer? A fotografia é um meio de expressão que pode ser colocada ao serviço do jornalismo, na medida em que contribui para ajudar a compreender como um acontecimento se processou ou está processando e a entender aspetos centrais para a vida do homem. Quais são os mais importantes problemas em aberto nesse campo e quais são os caminhos para o progresso? O digital ao mesmo tempo potenciou o uso da fotografia como meio de expressão jornalística, dando relevo ao fotojornalismo; por outro lado, traz perigos, como o da facilidade de manipulação das imagens, que, inclusivamente, podem circular sem controle pelas mídias sociais.
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