Postado em 26 de Março de 2019 às 16h24

Vagner Dalbosco

Voz do Autor (36)

Esta semana convidamos Vagner Dalbosco, que atua nas áreas de gestão e estratégia de comunicação e imagem pública, para falarmos um pouco sobre a sua obra "Elementos de Comunicação e Marketing Político". Veja, a seguir, a entrevista com o organizador acerca da obra.

 

Quais são suas áreas de atuação profissional?

Minha atuação ocorre nos campos da Comunicação e do Marketing. Iniciei minha trajetória no Jornalismo em 2001, em veículos de comunicação, e posteriormente construí minha trajetória em assessorias e agências de comunicação, nas áreas privada, pública e política, até chegar à docência, em 2011. Nestas áreas permaneço até hoje, aliando a atuação docente e projetos paralelos no mercado de trabalho.

 

Quais foram seus objetivos ao criar este livro?

O livro teve como objetivo sistematizar algumas vertentes que envolvem os estudos e práticas do campo da Comunicação Política, campo este em que vivenciei experiências e para o qual dediquei parte dos meus estudos até o momento. Aliás, o livro reúne textos de professores e outros convidados que integraram a primeira edição do curso de pós-graduação que ofertamos na Unochapecó sobre este temática, o qual tive o orgulho de elaborar e coordenador, interiorizando a qualificação de profissionais que atuam em agências e assessorias de órgãos públicos e campanhas eleitorais.

 

Você já produziu outros trabalhos com essa temática ou afins?

O campo da Comunicação Política e Eleitoral tem sido uma das minhas linhas de pesquisa na área acadêmica, por isso há outras produções científicas nesta área, como artigos e capítulos de livros, além da apresentação de trabalhos em congressos e orientação de monografias e pesquisas científicas de estudantes na graduação e pós-graduação.

 

Qual a contribuição que o livro traz para os leitores e para a complexa sociedade em que vivemos?

Inicialmente, o livro apresenta uma série de conhecimentos acumulados nesta área, demonstrando que o campo da Comunicação Política não se resume ao período eleitoral, nem tão pouco à ideia muitas vezes predominante no senso comum, de qual a comunicação e o marketing político são sinônimos de picaretagem com o objetivo de enganar o eleitor. Pelo contrário, a obra demonstra que há muita ciência em torno desta temática, com pesquisadores e profissionais sérios atuando para compreender e qualificar esta área como um campo essencial às democracias. Afinal, não há democracia sem comunicação entre as diferentes instituições que a compõem, o que inclui os agentes políticos e o eleitor. Neste sentido, embora o livro tenha como público central os profissionais e pesquisadores de área, contribui para todo leitor que busca conhecer mais sobre os processos democráticos que envolvem a relação entre candidatos, governos e eleitores, a exemplo das pesquisas eleitorais, o comportamento do eleitor e discurso político, dentre outros. É, portanto, uma obra que reúne questões essências à relação que envolve processos eleitorais, governos e governados.

 

Quais foram os motivos que levaram você a estudar sobre o marketing eleitoral brasileiro?

Sempre tive interesse por política, por entender que ela está presente em todas as decisões e em todas as relações sociais. Política não é apenas aquela que se faz na eleição, ou nos governos. Ela está nas eleições e nos governos, mas também na nossa empresa, na nossa rede de amigos e na nossa família. Mas especialmente a política praticada por governos e nos períodos eleitorais sempre despertou meu interesse, o que acabou fazendo parte da minha vida tanto no mercado quanto na docência. A questão é que, após um período vivenciando e acompanhando a política nas páginas dos jornais, veio a motivação para estudá-la, a fim de entender seus processos, métodos e ferramentas sob a luz da ciência. Até porque nos últimos anos observa-se uma crescente produção científica nesta área, inclusive com o surgimento e o fortalecimento de instituições e sociedades científicas que respaldam de demonstrar a seriedade e importância dos estudos nesta área para a compreensão de sociedades cada vez mais complexas.



Veja também

Gilberto de Castro13/06/19 Esta semana convidamos Gilberto de Castro para falarmos sobre a sua obra “Discurso citado e memória: ensaio bakhtiniano sobre Infância e São Bernardo”. Veja, a seguir, a entrevista com o autor acerca da obra.Quais são suas áreas de atuação profissional?Sou linguista de formação e me especializei em educação linguística e......
“Cinema, infância e imaginação: tecendo diálogos”15/02/17 1) Primeiramente, qual unidade foi buscada no momento da seleção de textos para compor o livro “Cinema, infância e imaginação”? O que estes escritos têm em comum, para além do tema? Nossa......
RAQUEL CAMPOS21/10/16 “Entre ilustres e anônimos”, um dos mais recentes lançamentos da Editora Argos, aborda a temática da concepção de história em Machado de Assis. Veja, a seguir, uma entrevista com a autora acerca da......

Voltar para Notícias