Proposições como este livro representam possibilidades de valorar importantes figuras contemporâneas que contribuíram e inspiraram sobremaneira determinados contextos ao longo de sua trajetória de vida. No caso em tela, Ireno Antônio Berticelli, nascido em Aratiba (RS), que há quase 50 anos vem contribuindo, a seu modo e a seu jeito, com o campo educacional em diferentes contextos da realidade brasileira. Como ele mesmo se refere, “veio da roça”, e tem um carinho muito especial por sua formação como seminarista. Apaixonado pela música, tocador de violino, banjo, entre outros, bom de prosa e contador de histórias, recentemente ingressante na arte da marcenaria, construiu uma trajetória dedicada ao estudo e ao ensino – embora se refira, em muitas ocasiões, que não sabe, ao certo, se e quando ensina e/ou aprende. Um dos pioneiros a tratar da discussão acerca da complexidade e auto-organização no campo educacional brasileiro, produziu uma história pautada pelo conhecimento como forma de vida (um “estilo de vida”) – para ele, vida e estudo não se constituem como dimensões diferentes, mas como intrínsecas possibilidades humanas de construção de mundo.Proposições como este livro representam possibilidades de valorar importantes figuras contemporâneas que contribuíram e inspiraram sobremaneira determinados contextos ao longo de sua trajetória de vida. No caso em tela, Ireno Antônio Berticelli, nascido em Aratiba (RS), que há quase 50 anos vem contribuindo, a seu modo e a seu jeito, com o campo educacional em diferentes contextos da realidade brasileira. Como ele mesmo se refere, “veio da roça”, e tem um carinho muito especial por sua formação como seminarista. Apaixonado pela música, tocador de violino, banjo, entre outros, bom de prosa e contador de histórias, recentemente ingressante na arte da marcenaria, construiu uma trajetória dedicada ao estudo e ao ensino – embora se refira, em muitas ocasiões, que não sabe, ao certo, se e quando ensina e/ou aprende. Um dos pioneiros a tratar da discussão acerca da complexidade e auto-organização no campo educacional brasileiro, produziu uma história pautada pelo conhecimento como forma de vida (um “estilo de vida”) – para ele, vida e estudo não se constituem como dimensões diferentes, mas como intrínsecas possibilidades humanas de construção de mundo.
Este livro nos oferece uma perspectiva ampla e multifacetada do processo de implantação do SUAS, enriquecida pela densidade de saberes fecundados neste rigoroso trabalho intelectual.
Lucinda Riley já vendeu mais de 5 milhões de livros. “Um livro envolvente e fascinante, repleto de glamour e romance.” – Daily Mail Em A irmã da tempestade, s
Oscar é um menino que sonha em voar. Uma noite, conhece um pássaro que deseja saber como é ser menino. Dessa amizade nascem desenhos que imitam o vôo, dos quais, mais tar
Pensar é uma forma de argumento interno, modelada no diálogo dirigido ao mundo externo; as atitudes são posturas retóricas em questões polêmicas; a justific
A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo vi
História arrepiante, misteriosíssima, contada por Maria José Silveira e ilustrada com capricho por Marcos Cartum. Impossível largar antes de chegar na última p&aa
Com conceitos precisos e completos e seções especiais de resoluções de problemas, esse livro, em Sistema Internacional de Medidas, fornece aos alunos de Engenharia a opo