Esta coletânea inclui pesquisas realizadas pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó e pesquisadores parceiros. Busca contribuir para a construção de conhecimentos envolvendo problemáticas sociais e dinâmicas regionais as mais variadas, tais como: demarcação de terras indígenas; Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó; transformações nos modos de vida de agricultores e agricultoras familiares; participação social como mecanismos de gestão de políticas públicas; a Lei Maria da Penha em defesa de mulheres vítimas de violência e o Serviço de Proteção e Atenção à Família (PAIF).
Ano da edição: 2014 Capa: Dura Edição: 1ª ed. ISBN: 978-85-7897-143-4 Número de páginas: 190 Organizadoras: Maria Luiza de Souza Lajús; Myriam Aldana Vargas; Rosana Maria Badalotti
Esta obra explora o processo de formação de políticas públicas a partir de uma abordagem que integra sociedade civil e Estado, focando na interação entre atores sociais e instituiçõ
O objetivo é partilhar pesquisas, experiências e reflexões sobre práticas e noções na área da segurança pública e debater sobre tecnologias e inovações sociais p
Um mês e grandes histórias. Entre os dias 17 de abril e 18 de maio de 1929, de automóvel, lancha, trem, e até mesmo sobre mulas, Adolfo Konder, então governador de Santa Catarina, percorre o oeste catari
Reúnem-se neste volume ensaios representativos dos estudos especializados do autor desenvolvidos nos últimos 12 anos. Não obstante a multiplicidade dos tópicos tratados – desde uma escritora do sé
O trabalho de maior responsabilidade de Sylvia Molloy foi o de articular a literatura à ética, pelos elementos autorreflexivos que fazem a graça e a perdição do texto autobiográfico. Sua escrita
A obra de Hannah Arendt suscita reflexões, ações e posicionamentos morais sobre fenômenos humanos contemporâneos. Com essa perspectiva, estudiosos do pensamento arendtiano se congregam para refletir sobre
Ainda que as questões que envolvam a educação sejam extremamente complexas, pois estão interligadas à totalidade do fenômeno social, foi com este intuito, de simplesmente pensar a educaç&at
Temos aqui um rigoroso estudo que estimula e que ensina a trilhar caminhos e a desenvolver meios criteriosos para a prática da pesquisa científica. A publicação deste estudo, tanto pelo original e denso quadro
O filósofo italiano Mario Perniola discorre sobre o problema do tempo presente. Propõe-nos que o passado no presente vive, ou melhor, sobrevive fisicamente nesse turbilhão de imagens no qual nossa sociedade se c
Arlene Renk apresenta narrativas do diferente como parte constituinte do coletivo. Etnias e identidades se relacionam para formar o que chamamos de região. A partir de diversas narrativas, muitos questionamentos são suscita
Inspirado na reflexão sobre o importante papel das rádios educativas na tradição latino-americana de educação popular, este estudo busca compreender como ocorreu o processo de implantaç&at
“Professora de literatura formada na Universidade de Rosário, após ter lecionado, entre outras cidades, em Buenos Aires, Berkeley e Nova York, há vários anos Ludmer é catedrática de literat