Postado em 28 de Outubro de 2016 às 16h21

“Voto é marketing, o resto é política”

Notícias em destaque (318)

Em 1992, para titular um livro editado por Rodolfo Grandi (UFPA), o professor Cid Pacheco (UFRJ) criou este aforismo bem-humorado, que ganhou notoriedade. Mais tarde, a professora Lucia Reis (UFRJ) acrescentou-lhe uma sábia interrogação: “Voto é Marketing?” – que passou a designar a série de seminários, de grande repercussão, realizados pelo Núcleo de Marketing (Numark) da ECO – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por cautela, melhor manter a pergunta: voto é marketing? A resposta será sempre dada pelo eleitor. Nas urnas. O resto é política…

A obra, intitulada “Elementos de comunicação e marketing político”, aborda a intersecção entre Comunicação, Marketing e Política, sob o olhar do organizador Vagner Dalbosco, mestre em Ciência da Informação, atualmente professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O organizador reúne textos de reconhecidos pesquisadores brasileiros, alguns deles com trajetória em campanhas eleitorais e assessorias no Brasil e no exterior. Cada texto traz consigo diferentes elementos do marketing político, que por sua vez é rico em conteúdo. A obra desenvolve a trama do jogo político através do “xadrez” e explica como e por que o marketing faz toda a diferença no contexto social. Os textos reunidos na obra abrangem uma série de elementos constitutivos do ambiente agressivo que é a política e evidenciam que a comunicação e o marketing político não são para amadores. 

Veja também

Modelo hidroenergético brasileiro será tema de conversa com autores26/04/16 A obra “Impactos socioambientais da hidrelétrica Foz do Chapecó”, que estuda os impactos sociais e ambientes do modelo hidroenergético brasileiro, será tema de uma conversa com os autores do livro no dia 28 de abril, às 17h, na Livraria Universitária da Unochapecó. A obra reúne artigos de pesquisadores de diferentes áreas, em sua maioria......
“Filosofia do como se”15/07/16 Hans Vaihinger (1852-1933) concebeu o primeiro estudo sistemático da ficção na cultura alemã, a filosofia do como se. Junto com a antropologia literária de Wolfgang Iser, “A filosofia do como se” é a......
2ª Festa do Livro 201814/11/18 Para você conhecer as publicações da nossa Editora e adiantar os presentes de fim de ano, a Argos promove a 2ª Festa do Livro 2018. O evento acontecerá no mês de novembro, entre os dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira),......

Voltar para Notícias