Postado em 28 de Outubro de 2016 às 16h21

“Voto é marketing, o resto é política”

Notícias em destaque (318)

Em 1992, para titular um livro editado por Rodolfo Grandi (UFPA), o professor Cid Pacheco (UFRJ) criou este aforismo bem-humorado, que ganhou notoriedade. Mais tarde, a professora Lucia Reis (UFRJ) acrescentou-lhe uma sábia interrogação: “Voto é Marketing?” – que passou a designar a série de seminários, de grande repercussão, realizados pelo Núcleo de Marketing (Numark) da ECO – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Por cautela, melhor manter a pergunta: voto é marketing? A resposta será sempre dada pelo eleitor. Nas urnas. O resto é política…

A obra, intitulada “Elementos de comunicação e marketing político”, aborda a intersecção entre Comunicação, Marketing e Política, sob o olhar do organizador Vagner Dalbosco, mestre em Ciência da Informação, atualmente professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). O organizador reúne textos de reconhecidos pesquisadores brasileiros, alguns deles com trajetória em campanhas eleitorais e assessorias no Brasil e no exterior. Cada texto traz consigo diferentes elementos do marketing político, que por sua vez é rico em conteúdo. A obra desenvolve a trama do jogo político através do “xadrez” e explica como e por que o marketing faz toda a diferença no contexto social. Os textos reunidos na obra abrangem uma série de elementos constitutivos do ambiente agressivo que é a política e evidenciam que a comunicação e o marketing político não são para amadores. 

Veja também

“Atores sociais e meio ambiente: análise de uma rede transnacional de organizações da sociedade civil”06/10/16 O livro resulta de uma extensa pesquisa empírica e teórica desenvolvida sobre a emergência, as dimensões e o papel político que o ativismo político transnacional vem desempenhando nas últimas décadas. “Trata-se de uma tentativa de compreender os movimentos, as organizações e as práticas civis locais e globais no contexto das......
Argos presente na GERCOOP24/05/18 O professor Aureo Leandro Haag, do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, ministrou um Workshop no Curso de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (GERCOOP) com o tema......
Argos promove 2ª Festa do Livro27/11/18 Este ano a Editora Argos completou 26 anos no mercado editorial. Para comemorar os objetivos alcançados e fechar o ano com chave de ouro, realizamos a 2ª Festa do Livro 2018.O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro em frente ao DCE na......

Voltar para Notícias