Postado em 14 de Fevereiro de 2019 às 16h10

“Educação Física, formação e regulamentação profissional”

Notícias em destaque (318)

A obra “Educação Física, formação e regulamentação profissional” foi produzida a partir de teses e dissertações defendidas nos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Paulista Júlio de Mesquita Filho, na área da Educação Física, acerca da formação inicial e continuada, além da regulamentação profissional e do mercado de trabalho em Educação Física.

O livro, organizado por Gelcemar Oliveira Farias, Alexandra Folle e Jorge Both, tem como proposta construir perspectivas e olhares sobre ética e ciência na Educação Superior. Procura discutir com seriedade e profundidade a formação do profissional na Educação Física, tentando refletir com maior compreensão temas latentes que precisam ser avaliados nos cursos de mestrados e doutorados. Buscando discutir diferentes perspectivas da formação professor/profissional e Educação Física, sistematiza os pressupostos teóricos que orientam as investigações nesses programas.

Sobre os organizadores

Gelcemar Oliveira Farias: Professora licenciada em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve estudos relacionados à formação, ao desenvolvimento profissional e à prática pedagógica dos professores. Também é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagógica dos professores e do grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Alexandra Folle: Professora licenciada em Educação Física e especialista em Esporte Escolar pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Mestre e doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do grupo de pesquisa do laboratório de Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jorge Both: Professor licenciado em Educação Física e especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Parará. Mestre e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, dedica-se a estudar as condições de vida do trabalhador docente de Educação Física. Atua como assessor pedagógico da diretoria de ensino fundamental da prefeitura municipal de Florianópolis e é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Esporte do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Veja também

“História, Educação e Cultura Escolar”10/11/16 A cultura não é pensada apenas como expressão da sociedade. É também instituinte desta. Assim, a cultura dos trabalhadores não é apenas resultante do que produzem, mas também das lutas das resistências. No texto “Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo”, Thompson nos deu um belo exemplo de como se constituem as relações......
Promoção Copa do Mundo19/06/18      A Copa do Mundo FIFA é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos. Foi criada em 1928 pelo francês Jules Rimet, após ter assumido o comando da instituição mais......

Voltar para Notícias