Postado em 30 de Maio de 2019 às 16h20

“Ser professor: bases de uma sistematização teórica”

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A obra aborda uma ampla pesquisa sobre o que é ser professor em meio à forma de ensino moderno, fazendo uma incursão sobre a problemática do “Ser professor”, um entendimento sobre a sua profissão, identidade, papel, função, representação e estudos.

Ser professor na atualidade implica lidar com problemas desconhecidos e sua formação é entendida como um processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Segundo a obra, ao longo dos anos o ensino nas escolas foi se alterando, e hoje a complexidade de lecionar em uma escola corresponde em ir além do ensinamento teórico, o profissional se torna parte do aluno, da sua inclusão, da sua educação sexual, da sua prevenção à toxicodependência, da formação cívica, da Língua Portuguesa, da educação intercultural e educação ambiental. A sociedade e o Estado passaram a exigir não somente apoio pedagógico, mas também apoio psicológico.

 

Sobre o autor

António Camilo Cunha: doutor em Estudo da Criança e professor no Instituto de Estudos de Criança (IEC), da Universidade do Minho, em Portugal. Membro efetivo do Centro de Investigação em Formação Profissional de Educação da Criança Literária e Bem-Estar da Criança na área de Educação Física, Lazer e Recreação.

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