Postado em 30 de Maio de 2019 às 16h20

“Ser professor: bases de uma sistematização teórica”

Notícias em destaque (318)

A obra aborda uma ampla pesquisa sobre o que é ser professor em meio à forma de ensino moderno, fazendo uma incursão sobre a problemática do “Ser professor”, um entendimento sobre a sua profissão, identidade, papel, função, representação e estudos.

Ser professor na atualidade implica lidar com problemas desconhecidos e sua formação é entendida como um processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Segundo a obra, ao longo dos anos o ensino nas escolas foi se alterando, e hoje a complexidade de lecionar em uma escola corresponde em ir além do ensinamento teórico, o profissional se torna parte do aluno, da sua inclusão, da sua educação sexual, da sua prevenção à toxicodependência, da formação cívica, da Língua Portuguesa, da educação intercultural e educação ambiental. A sociedade e o Estado passaram a exigir não somente apoio pedagógico, mas também apoio psicológico.

 

Sobre o autor

António Camilo Cunha: doutor em Estudo da Criança e professor no Instituto de Estudos de Criança (IEC), da Universidade do Minho, em Portugal. Membro efetivo do Centro de Investigação em Formação Profissional de Educação da Criança Literária e Bem-Estar da Criança na área de Educação Física, Lazer e Recreação.

Veja também

Argos participa da 32º Reunião Anual da ABEU14/05/19 Entre os dias 14 e 17 de maio, acontece no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre (RS), a 32º Reunião Anual da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). A anfitriã do evento é a Editora da UFRGS. Com a participação da Editora Argos da Unochapecó nas reuniões desde a década de 1990, o encontro traz ao debate temas......
“Crítica literária: em busca do tempo perdido?”13/10/16 De um lado, o autor, João Cezar de Castro Rocha, revisita a história recente da crítica literária brasileira, cuja versão dominante localiza a origem de sua modernidade na polêmica iniciada em 1948 por Afrânio......

Voltar para Notícias