Postado em 12 de Junho de 2023 às 15h30

Promotor chapecoense lança obra sobre processo-crime do linchamento de 1950

Na última semana, o crime que marcou a história de Chapecó na década de 1950 voltou a ser pauta de debates na Unochapecó. A Editora Argos lançou o livro ‘Linchamento de Chapecó 1950: transcrição do processo-crime 183/1950’, organizado pelo promotor de Justiça de Santa Catarina, Eduardo Sens. Dois eventos marcaram a publicação da obra, realizados na noite da segunda-feira (22/05), e na manhã da quarta-feira (24/05), com a presença da Reitoria da Unochapecó, dos acadêmicos e docentes do curso de Direito e do Programa de Pós-graduação em Direito.

Para apresentar a obra, Sens propôs uma dinâmica que mexeu com os sentidos de todos os presentes para ilustrar o impacto da obra. Com as luzes do Salão de Atos apagadas e o público em silêncio, o autor arremessou uma edição do livro, que tem capa dura e mais de 900 páginas, em direção à rampa de madeira. O estrondo causou sobressalto no público: “se vocês acham que esse barulho causou espanto, imaginem o que esse processo causou na década de 1950”, explicou Sens.

“O Processo do Linchamento mostra um país que não existe mais, mas mostra também que ainda continuamos parecidos em muitos aspectos. Mostra que misturar justiça, política e religião, seja na proporção que for, não costuma levar a bons resultados. A independência entre os poderes é pilar fundamental de uma sociedade, e um Ministério Público também independente é crucial para que a Justiça seja feita. O amplo acesso de todos os interessados, notadamente dos pesquisadores, vai permitir que muitas dessas nuances sejam estudadas com mais profundidade, encontrando conexões, acertos e desacertos”.

Após a apresentação, aconteceu uma roda de conversa entre o autor e os acadêmicos presentes, mediada pela professora Mirian Carbonera, coordenadora do CEOM e docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais.

A publicação, de acordo com a coordenadora da Editora Argos, professora Rosane Meneghetti, é um marco histórico para a Instituição. “A publicação da obra ‘Linchamento de Chapecó 1950: transcrição do processo-crime 183/1950’ foi importante para a Argos que, como editora universitária, tem a função de compartilhar a pesquisa e o conhecimento acadêmico com a sociedade. Tornar esse saber acessível é, de fato, permitir mais uma leitura da História de Chapecó. Foi um trabalho longo para a Editora e para o organizador”, conta.

O livro ‘Linchamento de Chapecó 1950: transcrição do processo-crime 183/1950’ está disponível online de forma gratuita.
 

Veja também

Já pensou em comprar um e-book?14/11/17 Com a era digital e as pessoas cada vez mais conectadas, os e-books vêm ganhando espaço no mercado editorial. Com várias vantagens comparados com os livros físicos, os e-books contam com praticidade de armazenamento, preços relativamente baixos por não ter custos com impressão e de transporte, maior interatividade, fins sustentáveis e facilidade na......
Rodrigo Duarte 28/08/20 Esta semana convidamos Rodrigo Duarte para falarmos sobre a sua obra “Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão”. Veja, a seguir, a entrevista com o autor acerca da obra.  Quais são suas áreas......
Autor da Argos na coluna do jornal O Globo29/11/19  No dia 24 de novembro, Roberto Acízelo de Souza, autor da obra “E a literatura, hoje?”, foi mencionado na coluna do jornalista Merval Pereira, após o recebimento do prêmio Senador José Ermírio de Moraes,......

Voltar para Notícias