Postado em 09 de Outubro de 2020 às 16h24

Parques tecnológicos: estratégias para estruturação de um ecossistema de inovação e desenvolvimento regional

Notícias em destaque (318)

A obra "Parques tecnológicos: estratégias para estruturação de um ecossistema de inovação e desenvolvimento regional" aborda as áreas de inovação, mais especificamente, os Parques Científicos e Tecnológicos, o modelo de tríplice hélice e os sistemas regionais de inovação como vetores do processo de desenvolvimento regional na Sociedade do Conhecimento, buscando mostrar de forma clara a complexidade do mundo atual, as transformações que estamos vivendo, o processo de reestruturação que a economia mundial passa como consequência da globalização, utilizando a experiência profissional e acadêmica do autor para apresentar uma contribuição maravilhosa sobre a criação e o desenvolvimento de áreas de inovação como Parques Científicos e Tecnológicos, fazendo parte de uma estratégia de desenvolvimento regional, como forma de transformar o conhecimento em valor para sociedade.

A estrutura do livro contempla uma sólida visão conceitual de temas centrais da área de inovação, ecossistemas de empreendedorismo e inovação, modelos de desenvolvimento regional e arranjos produtivos locais. Na sequência, analisa as condições e circunstâncias próprias da região de Chapecó, identificando vocações regionais e os principais atores do ecossistema local.

Como resultado, a obra contribui com a apresentação de uma proposta de metodologia para Parques em fase de concepção e implantação, mas a contribuição mais importante é a profunda conexão entre o Parque Científico e Tecnológico e o desenvolvimento regional, em torno das suas dimensões, social, econômica, ambiental e cultural. Na parte final do livro, os autores direcionam a atenção para as perspectivas futuros do Projeto Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, que serve de base para as contribuições apresentadas, uma visão otimista, mas ao mesmo tempo crítica com relação aos fatores críticos de sucesso.

Os autores procura trazer esta experiência para que sirva tanto de inspiração quanto para observar os acertos e erros, e é algo que ao término desta obra, também servirá de registro do processo de construção de um ecossistema de inovação.

A obra está disponível na versão e-Book ePUB na Loja Virtual da Argos! Entre no site e confira: (http://www.editoraargos.com.br/)

Veja também

“Aceleração da aprendizagem: de quem?”22/11/18 A obra “Aceleração da aprendizagem: de quem?”, publicada pela Editora Argos, aborda transtornos, conflitos e debates que ainda enfrentamos em relação ao fracasso escolar. A autora, Solange Maria Alves Poli, foca no Programa de Aceleração de Aprendizagem, proposto pelo Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo é tentar recuperar o......
“Discurso citado e memória”10/10/16 Henrique Evaldo JanzenAcredito que duas palavras-chave nos ajudam a mergulhar neste livro. São elas: alteridade e memória. Este é um livro, sem dúvida, sobre o outro como constitutivo do sujeito e sobre como esse outro está......

Voltar para Notícias