Postado em 11 de Outubro de 2018 às 16h20

“Por uma esquizofrenia produtiva (da prática à teoria)”

Notícias em destaque (318)

O livro “Por uma esquizofrenia produtiva (da prática à teoria)”, de João Cezar de Castro Rocha e publicado pela Argos Editora da Unochapecó, reúne textos publicados em vários cadernos culturais de diferentes jornais do país. A proposta é mostrar que a “esquizofrenia produtiva”, enquanto metáfora do intelectual que sabe dialogar com diferentes públicos, abre possibilidades para a crítica, trabalhando na produção do conhecimento na universidade, estruturando o livro e oferecendo possíveis demonstrações através de análises de textos.

Conforme o livro, o deslocamento da psicanálise para os estudos literários deste termo aponta para uma posição e também para um sintoma em relação aos estudos literários, sendo esse sintoma o afastamento da crítica literária em relação à formação de leitores.

Para o autor, é preciso “tornar-se bilíngue em seu próprio idioma”, isto é, dialogar com os pares a partir da proposição de novas teorias e com o leitor em geral, por meio da preposição de novas leituras de textos canônicos e recentes, ficcionais e ensaísticos.

João Cezar produz metáforas que aproximam o texto do leitor, pois cada metáfora é uma forma de produzir uma ação no leitor, porque oferece a esse uma possibilidade de imaginar e imaginar-se.

Veja também

EDITORA ARGOS REPRESENTA CHAPECÓ EM GRANDE FEIRA DO LIVRO EM MEDELLÍN26/09/17 As cidades de Chapecó e Medellín estreitam ainda mais seus laços. Entre os dias 8 e 17 de setembro, o município colombiano realizou a sua 11ª Feira do Livro e da Cultura, que neste ano contou com trezentos convidados nacionais e internacionais. Para representar a capital do oeste catarinense no evento, a Editora Argos da Unochapecó foi convidada para expor suas obras.Neste......

Voltar para Notícias