Postado em 11 de Outubro de 2018 às 16h20

“Por uma esquizofrenia produtiva (da prática à teoria)”

Notícias em destaque (318)

O livro “Por uma esquizofrenia produtiva (da prática à teoria)”, de João Cezar de Castro Rocha e publicado pela Argos Editora da Unochapecó, reúne textos publicados em vários cadernos culturais de diferentes jornais do país. A proposta é mostrar que a “esquizofrenia produtiva”, enquanto metáfora do intelectual que sabe dialogar com diferentes públicos, abre possibilidades para a crítica, trabalhando na produção do conhecimento na universidade, estruturando o livro e oferecendo possíveis demonstrações através de análises de textos.

Conforme o livro, o deslocamento da psicanálise para os estudos literários deste termo aponta para uma posição e também para um sintoma em relação aos estudos literários, sendo esse sintoma o afastamento da crítica literária em relação à formação de leitores.

Para o autor, é preciso “tornar-se bilíngue em seu próprio idioma”, isto é, dialogar com os pares a partir da proposição de novas teorias e com o leitor em geral, por meio da preposição de novas leituras de textos canônicos e recentes, ficcionais e ensaísticos.

João Cezar produz metáforas que aproximam o texto do leitor, pois cada metáfora é uma forma de produzir uma ação no leitor, porque oferece a esse uma possibilidade de imaginar e imaginar-se.

Veja também

Argos promove evento sobre livros digitais06/07/18 Na noite da última quarta-feira (04/07) a Argos Editora da Unochapecó promoveu a segunda edição do “Troca de Conhecimentos”, com o tema “Diálogos digitais”, realizado na Livraria Universitária. O evento contou com a participação do professor mestre Alexsandro Stumpf e do professor Adriano Larentes da Silva, autor da primeira obra com......
Lançamento do livro “Variações sobre o mesmo tema”02/09/16 Na noite da última segunda-feira (29/08), a Editora Argos, em parceria com o Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), promoveu o evento de lançamento do livro “Variações sobre o mesmo tema: ensaios de......

Voltar para Notícias