Postado em 08 de Novembro de 2019 às 16h10

“Educação, epistemologias e paradigmas emergentes: Festschrift a Ireno Antônio Berticelli”

Notícias em destaque (318)


A obra “Educação, epistemologias e paradigmas emergentes: Festschrift a Ireno Antônio Berticelli” é uma homenagem feita pelos professores do curso de Mestrado em Educação da Unochapecó para o professor e mestre Ireno Antônio Berticelli.

Nos capítulos deste livro está registrada a contribuição do professor Ireno para com a qualificação acadêmica e a produção do conhecimento, esforços que até hoje geram resultados em sala de aula. Ireno nasceu na cidade de Aratiba (RS) e atua há 50 anos no campo educacional. Através de sua trajetória dedicada ao estudo e ao ensino, contribui com seu conhecimento em diferentes contextos da realidade brasileira.

“Ao longo deste livro, mais do que uma ‘idealização do sujeito’, no caso em tela, do prof. Ireno, esta produção coletiva representa a forma que encontramos para agradecer e homenagear um colega, professor e mestre de muitos e muitas [...]”.

 

Sobre os organizadores

Ricardo Rezer – Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992); mestre (2003) e doutor em Educação Física (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Universidade do Porto (Portugal). Na Unochapecó, é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e do Curso de Educação Física. Recebeu Menção Honrosa da CAPES na Edição 2011 do Prêmio CAPES de Tese, Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES), pela tese intitulada “O trabalho Sobre os autores 266 docente na formação inicial em Educação Física: reflexões epistemológicas”. Pelo mesmo trabalho, recebeu também o III Prêmio CBCE de Literatura Científica, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: Epistemologia e Prática Pedagógica; Trabalho docente na Educação Superior; Formação Profissional; Universidade, Hermenêutica e Pedagogia do Esporte.

Edivaldo José Bortoleto – Graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983); doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2010). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Cursos de Graduação da Unochapecó.

 Miguel Ângelo Silva da Costa – Graduado em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003); mestre (2006) e doutor (2011) em História pelo PPGH da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com estágio de doutoramento na Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (ARG) e na Universidad Nacional de Rosario (ARG). Tem experiência nas áreas de História e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas políticas e jurídicas no contexto do Império do Brasil; redes sociais e intelectuais; história social da educação; história, patrimônio cultural e sua relação com o desenvolvimento regional.

Veja também

Coleção Grandes Temas06/10/17 A Coleção, como diz no próprio nome, aborda grandes temas que estão presentes na sociedade, na vida empresarial e profissional, adentrando por assuntos discutidos acerca da filosofia, da arquitetura, da educação, da escrita e até da economia.Resultado de pesquisas acadêmicas, de caráter stricto e lato sensu, a maioria dos autores são professores......

Voltar para Notícias