Postado em 29 de Abril de 2016 às 16h24

Obra aborda dois ensaios de Giorgio Agamben

Notícias em destaque (318)
O livro contempla dois dos três ensaios que se faziam presentes no já esgotado “O que é o contemporâneo? e outros ensaios”, também publicado pela Argos, e que foi sucesso de vendas, atingindo tiragem de nove mil exemplares. Neste título o autor, de maneira cordial, transfere as informações mais contemporâneas em uma linguagem direta e seminarista.
“O amigo” é um estudo que propõe uma visão oncológica e, ao mesmo tempo, política sobre a amizade. Fala de equivalências sensitivas entre ser e viver, sentir-se e existir, dando significação de que a amizade possui um estatuto e que não é apenas uma relação entre sujeitos, mas um espaço categorial para o qual se predicaria a qualidade de ser amigo.
O ensaio “O que é um dispositivo?”, por meio de um trabalho filosófico, propõe uma leitura do termo “dispositivo”, levando a compreensão do mecanismo político contemporâneo. Dispositivo pode ser qualquer coisa que tenha algum modo de captura, orientando, modelando, assegurando os gestos e as opiniões dos seres viventes, ou seja, divididos entre duas categorias: os viventes e os dispositivos.
Sobre o autor - A filosofia de Agamben se desenvolveu como política e arte, e os dois ensaios publicados na obra dão uma ideia da estratégia de ação tratada pelo autor. Giorgio Agamben é considerado uma das figuras mais importantes da filosofia na atualidade. Foi professor de várias universidades europeias e norte-americanas. Formado em Direito, participou de diversos seminários, lecionou Estética e Filosofia, mas abandonou a atividade. Suas produções se concentram nas relações entre a filosofia, a literatura, a poesia e, fundamentalmente, a política.

Para adquirir acesse: http://goo.gl/xaMZ7b


Veja também

“Prospecções filosóficas: Platão e Aristóteles, Estética, Hermenêutica e Teologia”21/12/17 Reunidos aqui, neste livro, sob o título de “Prospecções filosóficas: Platão e Aristóteles, Estética, Hermenêutica e Teologia”, encontraremos alguns dos resultados de uma década de investigações do professor Fausto dos Santos Amaral Filho. Para ele, essa década foi marcada não tanto pelo teor ou pela quantidade das......
Coordenadora da Argos participa do VI SIMELP10/11/17 A professora e coordenadora da Editora Argos, Rosane Silveira, participou, de 24 a 28 de outubro, do VI SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, em Portugal. Com o tema “A união na diversidade”, o......

Voltar para Notícias