Postado em 29 de Abril de 2016 às 16h24

Obra aborda dois ensaios de Giorgio Agamben

Notícias em destaque (318)
O livro contempla dois dos três ensaios que se faziam presentes no já esgotado “O que é o contemporâneo? e outros ensaios”, também publicado pela Argos, e que foi sucesso de vendas, atingindo tiragem de nove mil exemplares. Neste título o autor, de maneira cordial, transfere as informações mais contemporâneas em uma linguagem direta e seminarista.
“O amigo” é um estudo que propõe uma visão oncológica e, ao mesmo tempo, política sobre a amizade. Fala de equivalências sensitivas entre ser e viver, sentir-se e existir, dando significação de que a amizade possui um estatuto e que não é apenas uma relação entre sujeitos, mas um espaço categorial para o qual se predicaria a qualidade de ser amigo.
O ensaio “O que é um dispositivo?”, por meio de um trabalho filosófico, propõe uma leitura do termo “dispositivo”, levando a compreensão do mecanismo político contemporâneo. Dispositivo pode ser qualquer coisa que tenha algum modo de captura, orientando, modelando, assegurando os gestos e as opiniões dos seres viventes, ou seja, divididos entre duas categorias: os viventes e os dispositivos.
Sobre o autor - A filosofia de Agamben se desenvolveu como política e arte, e os dois ensaios publicados na obra dão uma ideia da estratégia de ação tratada pelo autor. Giorgio Agamben é considerado uma das figuras mais importantes da filosofia na atualidade. Foi professor de várias universidades europeias e norte-americanas. Formado em Direito, participou de diversos seminários, lecionou Estética e Filosofia, mas abandonou a atividade. Suas produções se concentram nas relações entre a filosofia, a literatura, a poesia e, fundamentalmente, a política.

Para adquirir acesse: http://goo.gl/xaMZ7b


Veja também

Obra discute o espaço urbano25/05/16 A reflexão sobre as políticas urbanas dos “globalizados” anos 1990 que a autora apresenta constitui-se uma importante referência sobre a produção e a gestão das grandes cidades.Curitiba e Barcelona, expressões emblemáticas das novas formatações urbanas do capitalismo contemporâneo, materializam os objetos que foram analisados......

Voltar para Notícias