Postado em 27 de Julho de 2016 às 15h38

“Bandidos, forasteiros e intrusos”

Notícias em destaque (318)

A obra “Bandidos, forasteiros e intrusos: história do crime no oeste catarinense na primeira metade do século XX” faz uma reflexão sobre a criminalidade na região oeste de Santa Catarina na primeira metade do século XX. Através de muitas pesquisas documentais e investigações feitas por meio de jornais, entrevistas, consultas em processos criminosos, arquivados nos municípios de Chapecó e Xanxerê, o autor buscou um entendimento, sobretudo nas décadas de 1920 e 1930, sobre o crime, criminosos, forasteiros e a justiça, a forma como os fatos aconteciam, como eram solucionados, e sua relação com o atributo “terra de gente violenta”, que a região recebeu naquela época.
“O processo de colonização, perpetrado a partir da década de 1920, foi marcado pela disputa violenta, em que as maiores vítimas foram os moradores locais, caboclos e índios. Autos de processos criminais, corroborados por depoimentos de antigos moradores, traçam o perfil de uma situação que privilegiou o uso da força física, política e policial.” (MARQUETTI, 2008, contracapa).
A região era marcada como rota para fugas de bandidos e bandoleiros, como lugar de passagem para forasteiros entre os estados do Rio Grande do Sul e Paraná. O autor ainda problematiza as percepções de testemunhas, advogados, juízes, promotores, delegados envolvidos nos processos a respeito da suposta natureza do crime e do criminoso.

Para adquirir acesse: http://goo.gl/fzLRfJ

Veja também

Argos disponibiliza Anais do IV Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa15/07/20 A Argos Editora da Unochapecó disponibilizou os Anais do IV Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa: Pós-Graduação em Educação, Produção Discente e Inserção Social. O evento em questão, que originou a publicação destes anais, vem se consolidando como espaço, tempo e lugar de socialização de......
“O Gênero Gauchesco: um tratado sobre a pátria”21/12/17 Nesta obra, Josefina Ludmer entra em contato com outro universo verbal, sonoro, o gênero gauchesco, cuja substância é a relação entre vozes ouvidas e palavras escritas. A autora utilizou os tons de vozes e......

Voltar para Notícias