Postado em 02 de Junho de 2016 às 16h24

Márcia L. P. Dal Magro; Arlene Renk e Gilza M. de Souza Franco

Voz do Autor (36)

1) Como se deu a seleção das pesquisas a serem incluídas na versão final do livro? Quais foram os principais critérios? Todas se originaram nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, em Ciências Ambientais e em Ciências da Saúde da Unochapecó?

Em primeiro lugar, os textos referem-se à temática do livro, ou seja, dos impactos sociais e ambientais da implantação de grandes hidrelétricas. De posse dos materiais, houve a seleção daqueles considerados mais representativos. Um critério foi o da qualidade. Outro o da representatividade de área de conhecimento, evitando monotemáticas. O livro abriga, principalmente, estudos do grupo de pesquisa “Estudos Ambientais da Bacia Hidrográfica do rio Uruguai”, o qual vem pesquisando o tema há quase uma década, grupo que integra professores vinculados aos Programas de Pós-graduação em Ciências Ambientais e em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó. Há de se reconhecer que o volume abriga também textos de autores de outros programas de pós-graduação e de outras instituições, convidados e cujos materiais foram submetidos à seleção para integrar o volume.

?

2) Para você(s), o que de mais revelador se descobriu a respeito da implantação da usina hidrelétrica? Em uma época em que questionamos os impactos da implantação da usina de Belo Monte, você(s) avaliam que as mesmas preocupações se refletem no caso de Chapecó?

As hidrelétricas sempre terão impactos. Estes serão sempre problemas. Mas o mais grave dos problemas é a qualidade dos estudos como EIA RIMA realizados, nem sempre passíveis de confiabilidade. Acresce-se a isso a desconsideração em relação à população atingida, especialmente aqueles que se tornam “invisíveis” durante o processo de estudo, implantação e no pós-construção como pescadores artesanais, agricultores familiares e indígenas. A audiência pública, no singular, em cada margem do rio, é peça de ficção. Caberia uma série de audiências, nas diversas comunidades, de forma didática, e que houvesse interação entre empreendedores, autoridades e população, discutindo os procedimentos mais adequados para todo o processo da construção da obra, bem como o acompanhamento do processo pós-enchimento. Também é importante destacar que a cada ano resta menos a ser conservado quando se trata da biodiversidade, o que potencializa os impactos ambientais destas obras. Reitera-se, energia limpa torna-se peça de ficção. A desconsideração pela população envolvida deve ser melhor avaliada e revista, assim como os impactos sobre a biodiversidade. Somente com forte organização da sociedade local e com negociações coletivas é possível amenizar os impactos sociais e ambientais do empreendimento. 

?

3) Por fim, você(s) acreditam que a matriz energética do Brasil é, de algum modo, arcaica, tendo em vista que ainda nos sustentamos em grandes obras de impacto ambiental, como é o caso das usinas hidrelétricas? Que alternativas poderiam ser utilizadas no fornecimento de energia no país?

Como descrito no capítulo 1, de autoria de Brack, Ruppenthal e Brack, as grandes hidrelétricas brasileiras são originárias de planos elaborados na década de 1970 pelo governo militar, retomadas em sua maioria pelo Programa de Aceleração do Crescimento. Desde que foram planejadas, o marco legal de proteção à sociobiodiversidade foi alterado e avançou, no entanto, isso não modificou os projetos de hidroeletricidade, que são comandados por grandes grupos econômicos, nacionais e internacionais, formando o que Bermann (2012) chama de “indústria das barragens”. Ignora-se, assim, os inúmeros impactos destes empreendimentos como o desaparecimento de milhares de hectares de florestas, modos de vida e de terras produtivas, bem como desprezam-se alternativas menos impactantes e com grande potencial energético, como a energia eólica, solar e bioenergética. Assim, precisamos avançar para a construção de um modelo energético diverso, não privatizado e sob controle da sociedade.

Veja também

Fausto dos Santos29/11/18 O entrevistado desta semana na coluna Voz do Autor é Fausto dos Santos. O autor já publicou diversos livros sobre filosofia pela Argos Editora da Unochapecó, incluindo “Os filósofos e a educação”, que é a obra abordada na entrevista.Quais são suas áreas de atuação profissional?Toda minha formação foi na......
Alessandro Porporatti Arbage21/06/16 Livro apresenta os principais conteúdos que compõem um programa clássico de Economia Rural, fruto de uma pesquisa acerca do programa das disciplinas de Economia Rural das principais Universidades do País.Veja, a seguir, uma......
RAQUEL CAMPOS21/10/16 “Entre ilustres e anônimos”, um dos mais recentes lançamentos da Editora Argos, aborda a temática da concepção de história em Machado de Assis. Veja, a seguir, uma entrevista com a autora acerca da......

Voltar para Notícias