Postado em 21 de Dezembro de 2016 às 16h10

“Educação física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica”

Notícias em destaque (318)

O livro “Educação física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica" compreende importante contribuição para o desenvolvimento científico da área, em especial à formação inicial e continuada em Educação Física. Além de fortalecer a inserção da Educação Física no ambiente universitário, o livro auxilia na compreensão do processo de construção da identidade epistemológica e da docência neste nível de ensino.

            A obra está estruturada em três partes, as quais abordam reflexões epistemológicas sobre o campo da Educação Física, discussões sobre o trabalho docente na Educação Superior e contribuições à docência universitária em Educação Física. Na primeira parte, ao reconhecer aproximações e distanciamentos entre a epistemologia e a hermenêutica, o autor apresenta a trajetória investigativa implementada para encontrar acordos entre os protagonistas que atuam na área, na tentativa de superar os frequentes espaços vazios detectados.

            A segunda parte inicia com a reflexão sobre o trabalho docente na Educação Superior, complementada pela discussão sobre a compreensão ampliada de currículo como projeto educativo e construção humana, na tentativa de construir ambientes favoráveis à formação e à inovação.

            A última parte compreende as contribuições à docência universitária em Educação Física a partir de sínteses derivadas do processo investigativo. Destaca-se a preocupação frequente de substituir/superar mero confronto de pensamentos divergentes pela tentativa de concretizar diálogo e acordos possíveis entre os protagonistas e suas proposições.

            A obra resulta da disciplina, do envolvimento e da determinação do autor em realizar a formação continuada em serviço, o que não impediu a concretização de estágio de doutorado no exterior. A sua elevada maturidade acadêmica pode ser observada nos hábitos de leitura e de escrita, bem como nas reflexões e diálogos estabelecidos com autores nacionais e internacionais.

Veja também

Autora da Argos recebe título de Professora Emérita04/06/19 Neste dia 4 de junho de 2019, a autora da Argos e professora Andrea Daher será homenageada com o título de Professora Emérita, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento acontece no Salão Nobre da UFRJ e conta com a presença do Reitor da Universidade, professor Roberto Leher, e a Vice-Reitora, professora Denise Fernandes Lopez Nascimento. A entrada......
“História, Educação e Cultura Escolar”10/11/16 A cultura não é pensada apenas como expressão da sociedade. É também instituinte desta. Assim, a cultura dos trabalhadores não é apenas resultante do que produzem, mas também das lutas das......
Argos participa da reunião anual da ABEU Sul18/09/18 No dia 19 de setembro de 2018 acontece a reunião anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), regional Sul. Neste ano, o evento vai ocorrer em Curitiba (PR), na Praça Santos Andrade, Auditório da......

Voltar para Notícias