Com a ascensão da era digital e todas as facilidades que vieram com ela, o nosso convívio com o passado e as coisas que estejam fora dessa esfera tecnológica acabam sendo esquecidos ou aprimorados. Um exemplo disso é o e-book, livros que deixaram de ser exclusivamente físicos para serem digitais e se enquadrarem nessa nova era. Com várias vantagens comparadas aos livros físicos, os e-books contam com sua praticidade de armazenamento, maior interatividade, com fins sustentáveis e com facilidade na acessibilidade, pesquisa e procura, atualizar-se e deixar os livros de papel de lado, mesmo sendo difícil, parece ser uma boa ideia. Contando com isso, a Argos disponibiliza e-books para download gratuito, a fim de disseminar o conteúdo de forma mais acessível para que todos possam baixar e ler até mesmo do seu próprio celular. Para baixar, entre no site da Argos (http://www.editoraargos.com.br/), clique na aba E-books e depois na opção Grátis. Estes são alguns livros que estão disponíveis gratuitamente:
“Dicionário nada convencional: sobre a exclusão no oeste catarinense”: Arlene Renk foi muito feliz ao escrever o “Dicionário nada convencional”, pois dicionários são sempre grandes e não nos dão as noções alternativas dos vocábulos. Em “Dicionário nada convencional” os vocábulos não recebem meras significações; eles são analisados e contextualizados apresentando aquilo que realmente contribui para a visão ampla do mundo, para a quebra de padrões e preconceitos tão presentes em nossa cultura. Talvez por isso esta obra tenha alcançado um público expressivo, superando as expectativas de venda. A terceira edição do “Dicionário nada convencional” chega ao público com uma nova cara. O texto, agora em formato digital, teve poucas alterações; contudo, a nova proposta com o uso de hiperlinks entre os verbetes deixou mais dinâmico e interativo. O corpo do livro recebeu um tratamento especial, com fotos da autoria de Eliane Fistarol. Com sensibilidade, a fotógrafa captou momentos de simplicidade e, ao mesmo tempo, cheios de significados, como também é o texto.
“Extensão universitária: reflexões acadêmicas”: Através de artigos que tipificam a universidade comunitária, explicitando seus vínculos e compromissos sociais – uma universidade originária da comunidade e fiel aos seus propósitos, isto é, atenta as suas demandas –, esta obra relata experiências e propõe reflexões, oriundas das atividades extensionistas da Universidade Comunitária da Região e Chapecó (Unochapecó) e que materializam tanto possibilidades de interlocução das Universidades com a comunidade loco-regional, quanto possibilidades de articulação entre a extensão, o ensino e a pesquisa.
“Revelando o contestado: as fotografias na história do centenário da guerra”: A Guerra do Contestado (1912-1916) se transformou num marco da historiografia catarinense e brasileira, sendo objeto de muitos livros, teses, dissertações e artigos. É também tema de músicas, poesias, peças de teatro, documentários e filmes. A fotografia é um meio de imortalizar momentos e por isso está relacionada à memória, lembranças individuais ou coletivas. Com esta percepção, reunimos nesta obra imagens fotográficas contemporâneas e históricas a partir dos temas: paisagem, fauna, águas, trilhas e veredas, ocupação humana, religiosidade, ferrovia, extração de madeira, cidades e Guerra do Contestado. As imagens contemporâneas foram produzidas por diferentes autores e selecionadas por meio de concurso. As fotografias históricas fazem parte do acervo da família de Claro Gustavo Jansson, um dos poucos fotógrafos que percorreram a região contestada na primeira metade do século XX. Com esta obra, procura-se fazer um contraponto entre imagens produzidas no período da guerra e cenas da região na atualidade. |