Postado em 10 de Fevereiro de 2017 às 15h03

“A Pesquisa Universitária na América Latina e a vinculação universidade-empresa”

Notícias em destaque (316)

Percebendo a escassa dedicação das empresas privadas locais a atividades de pesquisa e de desenvolvimento, o livro “A pesquisa universitária na América Latina e a vinculação universidade-empresa” analisa a viabilidade de consolidar a interação entre unidades de pesquisa e desenvolvimento e unidades produtivas, de modo que gerem respostas satisfatórias para ambas. Tendo em vista que a utilização do potencial existente nas universidades pode gerar o conhecimento tecnológico, isto alavancaria o progresso econômico da região e evidenciaria o papel das universidades no desenvolvimento regional.

            Na tentativa de entender o processo de evolução das concepções de vinculação universidade-empresa, os artigos que integram esta obra citam, numa visão conjunta, as políticas governamentais, as estratégias de reorganização das universidades e instituições de pesquisa e as políticas de formação de recursos humanos, levando em consideração que as mudanças ocorridas na economia brasileira alteraram consideravelmente o seu caráter social.

            Esta análise da vinculação universidade-empresa e a formulação de propostas normativas para o seu aprofundamento passou a ser um tema recorrente entre os estudiosos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Surge, então, o desafio de satisfazer as necessidades sociais da população por meio da Ciência, Tecnologia e inovação regional.

Veja também

Argos presente na GERCOOP24/05/18 O professor Aureo Leandro Haag, do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, ministrou um Workshop no Curso de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (GERCOOP) com o tema “Cenários Econômicos”. O curso ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de maio na cidade de Marcelino Ramos (RS), onde o professor levou livros da Editora Argos para......
Já pensou em comprar um e-book?14/11/17 Com a era digital e as pessoas cada vez mais conectadas, os e-books vêm ganhando espaço no mercado editorial. Com várias vantagens comparados com os livros físicos, os e-books contam com praticidade de armazenamento, preços......

Voltar para Notícias