Postado em 10 de Fevereiro de 2017 às 15h03

“A Pesquisa Universitária na América Latina e a vinculação universidade-empresa”

Notícias em destaque (318)

Percebendo a escassa dedicação das empresas privadas locais a atividades de pesquisa e de desenvolvimento, o livro “A pesquisa universitária na América Latina e a vinculação universidade-empresa” analisa a viabilidade de consolidar a interação entre unidades de pesquisa e desenvolvimento e unidades produtivas, de modo que gerem respostas satisfatórias para ambas. Tendo em vista que a utilização do potencial existente nas universidades pode gerar o conhecimento tecnológico, isto alavancaria o progresso econômico da região e evidenciaria o papel das universidades no desenvolvimento regional.

            Na tentativa de entender o processo de evolução das concepções de vinculação universidade-empresa, os artigos que integram esta obra citam, numa visão conjunta, as políticas governamentais, as estratégias de reorganização das universidades e instituições de pesquisa e as políticas de formação de recursos humanos, levando em consideração que as mudanças ocorridas na economia brasileira alteraram consideravelmente o seu caráter social.

            Esta análise da vinculação universidade-empresa e a formulação de propostas normativas para o seu aprofundamento passou a ser um tema recorrente entre os estudiosos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Surge, então, o desafio de satisfazer as necessidades sociais da população por meio da Ciência, Tecnologia e inovação regional.

Veja também

“Os Planos Diretores e os limites de uma gestão urbana democrática: as experiências de Chapecó, Xanxerê e Concórdia (SC)”23/11/16 O estudo das autoras sobre a “governança democrática” se deu em torno da discussão da função social da propriedade; para elas, o exercício dessa função social possibilitaria ao poder público municipal, por meio do Plano Diretor, exigir do proprietário o cumprimento do uso do seu imóvel para atendimento de um interesse social. O......

Voltar para Notícias