Postado em 10 de Fevereiro de 2017 às 15h03

“A Pesquisa Universitária na América Latina e a vinculação universidade-empresa”

Notícias em destaque (318)

Percebendo a escassa dedicação das empresas privadas locais a atividades de pesquisa e de desenvolvimento, o livro “A pesquisa universitária na América Latina e a vinculação universidade-empresa” analisa a viabilidade de consolidar a interação entre unidades de pesquisa e desenvolvimento e unidades produtivas, de modo que gerem respostas satisfatórias para ambas. Tendo em vista que a utilização do potencial existente nas universidades pode gerar o conhecimento tecnológico, isto alavancaria o progresso econômico da região e evidenciaria o papel das universidades no desenvolvimento regional.

            Na tentativa de entender o processo de evolução das concepções de vinculação universidade-empresa, os artigos que integram esta obra citam, numa visão conjunta, as políticas governamentais, as estratégias de reorganização das universidades e instituições de pesquisa e as políticas de formação de recursos humanos, levando em consideração que as mudanças ocorridas na economia brasileira alteraram consideravelmente o seu caráter social.

            Esta análise da vinculação universidade-empresa e a formulação de propostas normativas para o seu aprofundamento passou a ser um tema recorrente entre os estudiosos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Surge, então, o desafio de satisfazer as necessidades sociais da população por meio da Ciência, Tecnologia e inovação regional.

Veja também

Argos realiza Campanha virtual de Volta às Aulas 03/08/20 Neste semestre a Campanha de Volta às Aulas conta com a tag #Fiqueemcasa com a Editora Argos com intuito de fazer parte dos seus dias, em casa. Por isso, o site da Editora estará com descontos especiais de boas vindas ao novo semestre para as compras realizadas entre os dias 03/08 a 09/08 de 2020. As compras devem ser realizadas na Loja Virtual (www.editoraargos.com.br) e retiradas na Editora......
Obra discute o espaço urbano25/05/16 A reflexão sobre as políticas urbanas dos “globalizados” anos 1990 que a autora apresenta constitui-se uma importante referência sobre a produção e a gestão das grandes cidades.Curitiba e Barcelona,......

Voltar para Notícias