Postado em 04 de Agosto de 2017 às 16h23

Chapecó 100 anos: histórias plurais

Notícias em destaque (318)

São diversas as hipóteses relacionadas à origem e ao significado do nome do município. A grande maioria aponta Chapecó como vocábulo de origem Kaingang, que significa: “Donde se avista o caminho da roça”. Com a exploração e o desenvolvimento da região, o rápido e constante crescimento das agroindústrias ampliou o mercado de trabalho e transformou-se na base da economia da cidade, juntamente com a agricultura. O setor metalmecânico surgiu como alternativa de desenvolvimento, especializando-se na produção de equipamentos para frigoríficos. Chapecó é um ponto estratégico, pois fica em meio a um entroncamento de rodovias federais e estaduais, com acesso fácil aos países do Mercosul.

A obra “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, publicada pela Editora Argos, faz parte da coleção Regionais. O livro é ancorado em 16 trabalhos de pesquisa e traz diferentes recortes temáticos importantes para a história do município, falando desde o povoamento pré-colonial chapecoense até o esporte dos dias atuais, passando pelos mais variados temas que ocorreram e marcaram de alguma forma a evolução de Chapecó.

O livro busca uma reflexão acerca dos processos históricos vividos pelos habitantes da cidade ao longo do tempo, buscando histórias plurais para sintetizar o centenário do município e mostrar aquilo que diferencia este dos demais. Mais do que uma homenagem ao município, esta obra busca trazer debate e novas perspectivas de olhar para Chapecó.

Veja também

Técnicas da Unochapecó assumem a gestão da Rede de Educadores de Museus do Santa Catarina02/08/19 Representantes do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), da Unochapecó, participaram do 5º Fórum Catarinense de Museus, que este ano aconteceu em Laguna, entre os dias 15 e 17 de julho. Na ocasião, Aline Bertoncello e Adrieli Rodrigeri foram eleitas coordenadora e vice, respectivamente, e assumem a gestão da Rede de Educadores de Museus de Santa Catarina......
Poeta Ana Cristina Cesar é homenageada na Flip 201615/06/16 A 14ª edição da Flip acontece de 29 de junho a 3 de julho, novamente com curadoria de Paulo Werneck. Em 2016, a poeta Ana Cristina Cesar é a autora homenageada do evento. Expoente da geração da Poesia Marginal, que nos......

Voltar para Notícias