Postado em 04 de Julho de 2019 às 15h38

“Ciclos econômicos regionais: modernização e empobrecimento no Extremo Oeste catarinense”

Notícias em destaque (318)

Em meio a terras hospedadas por pequenas propriedades de agricultura familiar no Oeste Catarinense, a obra inicia um estudo histórico-cultural abordando desde o período de colonização até os dias atuais, mostrando como o passar do tempo influenciou parte do sistema de rotação de terras que contribuiu aos poucos para a redução da produtividade agrícola e até mesmo o êxodo rural na região. Esta obra, através dos ciclos econômicos da região, procura desvendar grande parte da história do Oeste Catarinense.

Partindo dos ciclos que constituem a economia da região, o livro procura respostas sobre o desenvolvimento de agricultura regional, da erva-mate, da madeira e o setor agroindustrial. Através de entrevistas sobre a vida e cotidiano vivido pelos colonos da região, esta obra revela as experiência deles em relação à tradição e seu contraposto, a modernidade. A obra aborda, assim, questões realistas sobre a agricultura local e como ela é praticada, tentando obter respostas se os métodos tradicionalistas de trabalho são capazes de sobreviver ao desenvolvimento frenético da agroindústria atual.

Sobre o autor 

Paulo Ricardo Bavaresco possui graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Atualmente, é professor titular e pesquisador na Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, Sociologia, com destaque para políticas públicas, e Antropologia nas relações culturais. É coordenador do Grupo de Pesquisa Território, Memória e Espaço Regional e desenvolve pesquisas na área de Educação, Políticas Públicas e Diversidade Cultural.

Veja também

“Vale o escrito: a escritura autobiográfica na América Hispânica”21/12/17 Trata-se de um notável estudo sobre a autobiografia na América espanhola, escrito pela estudiosa argentina Sylvia Molloy, que se detém sob a leitura do significado dos extravios de rota, de responsabilidade dos grandes escritores hispano-americanos. Molloy é professora catedrática na área de humanidades da Universidade de New York.Com a tradução de Antonio......
INDICAÇÃO DUPLA30/07/20 Ao longo de sua história, a Editora Argos da Unochapecó já obteve reconhecimento em várias de suas obras e conquistou seu espaço no cenário editorial e acadêmico nacional pela qualidade de suas......

Voltar para Notícias