Postado em 06 de Junho de 2019 às 16h22

Autores lançam obras durante o 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Notícias em destaque (318)

No dia 21 de maio aconteceu o lançamento das obras “Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo” e “Formação humana na sociedade do espetáculo”, ambas lançadas em parceria da Argos com a Editora da Unesc. O evento de lançamento ocorreu durante a abertura do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, que ocorreu nos dias 21 a 23 de maio na Unesc, em Criciúma (SC). Durante a abertura, os autores lançaram as obras e realizaram uma breve explanação sobre a publicação. Após os lançamentos, o evento contou com a mesa-redonda sobre Conservadorismo Moral e Educação Falibilista, com o professor doutor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Claudio Dalbosco. O evento reuniu professores, acadêmicos e pesquisadores de todo o País.

O livro “Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo”, de autoria do professor doutor Alex Sander da Silva, é uma adaptação da sua tese de doutorado, que aborda o encontro entre educação e filosofia, a fim de demonstrar que a filosofia está ao alcance de todos, estando bem próxima aos nossos interesses cotidianos, sendo muito mais familiar do que pensamos. E quando falamos da relação entre filosofia e educação, isso não é diferente. Este livro quer buscar um elo produtivo dos desafios diários como educadores e da experiência formativa nesse encontro entre educação e filosofia. E podemos iniciar este encontro a partir de uma pergunta fundamental: o que é educação? Esta é uma pergunta que resiste a respostas uniformes, unívocas e predeterminadas. Mesmo assim, pensar sobre a educação ainda nos mobiliza a reflexão sobre o sentido do “educar” no mundo contemporâneo.

Já o livro “Formação humana na sociedade do espetáculo” é organizado pelos professores doutores André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, que reuniram um conjunto de textos capazes de questionar aspectos fundamentais do funcionamento do nosso mundo educacional e de arrancar cada leitor da sua zona de conforto. Guy Debord foi um homem extraordinário, com um profundo respeito pela vida ordinária. A releitura de sua obra produz estupefação: como foi possível a um homem mergulhado no seu tempo ver com tanta clareza as estruturas do sistema e as suas contradições? O que revela profundamente Debord? Que a “sociedade não canta os homens e suas armas, mas as mercadorias e suas paixões”. Este livro desvela engrenagens. A sala de aula não pode se transformar numa mercadoria regida pela lógica do espetáculo para o qual não existe aluno, mas cliente ou consumidor. Contestar o espetáculo hoje não significa necessariamente negar o prazer da cultura de massa. Implica, porém, uma visão de mundo que não se conforme com a falsa unificação das consciências. Este livro coeso, certamente, ajudará a compreender os desdobramentos do espetacular no último meio século. Debord vive. E nós? Vivemos diretamente ou sucumbimos ao simulacro da representação?


Veja também

Leitura Virtual19/02/19 O início do ano geralmente é pouco movimentado para as editoras universitárias. Como muitas das instituições das quais fazem parte estão em um período de recesso, nem sempre há muitos livros sendo lançados. Mas na coluna Leitura Virtual desse mês conseguimos fazer um apanhado de algumas novidades de e-books que tivemos recentemente. A Argos......
Argos participa da Braz-Tesol03/05/18 A Argos Editora da Unochapecó esteve presente, no dia 14 de abril, no Braz-Tesol 2018, evento que fornece formação continuada a professores de inglês. Com o tema “Sharing Experiences and Offering Insights for the English......

Voltar para Notícias