Postado em 06 de Outubro de 2016 às 15h03

“Antes do oeste catarinense”

Notícias em destaque (318)

Desde as publicações mais antigas até a década de 1990, a maior parte do que vinha sendo produzido voltava-se para o estudo de sociedades pré-coloniais que viveram no litoral. Essa situação começa a se reverter. Pesquisas fortaleceram-se também no oeste, a partir da criação do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) e, mais especificamente, a partir de 2002, com o Núcleo de Estudos Etnológicos e Arqueólogos. Prova do recente avanço são as diversas publicações que têm sido produzidas por este Centro e que trazem trabalhos de Arqueologia. Outro fator importante na mudança de cenário são os projetos que passaram a ser produzidos com o advento da arqueologia preventiva.

O livro Antes do oeste catarinense, publicado pela Argos, faz parte da Série História e Patrimônio, que já lançou duas importantes obras sobre museologia e vem consolidar a evidente preocupação do CEOM com o patrimônio arqueológico de Santa Catarina. Os capítulos partem do resgate da história das pesquisas nesta região e abordam todas as sociedades que nela viveram: caçadores e coletores, grupos ancestrais das populações indígenas e ocupação histórica. As perspectivas teóricas e metodológicas bastante diversas tratam de temas importantes, como a produção artefatual lítica e cerâmica, a subsistência, os enterramentos e os contatos entre diferentes grupos, dando a devida e necessária atenção atualizada ao oeste, fundamental para conseguir um maior entendimento da história de Santa Catarina.

Veja também

Argos celebra 26 anos com Festa do Livro30/04/18 Para comemorar os 26 de história, nos dias 23 e 24 de abril a Editora Argos realizou a Festa do Livro 2018. Durante os dois dias, a Festa contou com apresentações culturais do Literatório e Dança com Poema. Os autores da Editora estiveram presentes no Espaço do Autor, trocando ideias e conversando com o público sobre suas obras e as demais publicações......
COGECONT 201910/10/19 Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2019, acontece na Unochapecó o 4º Congresso de Gestão e Controladoria (COGECONT), que tem como tema central: “Gestão e Controladoria sob a Lente do Desenvolvimento Sustentável”.......

Voltar para Notícias