Postado em 23 de Novembro de 2016 às 16h20

“Os Planos Diretores e os limites de uma gestão urbana democrática: as experiências de Chapecó, Xanxerê e Concórdia (SC)”

Notícias em destaque (318)
O estudo das autoras sobre a “governança democrática” se deu em torno da discussão da função social da propriedade; para elas, o exercício dessa função social possibilitaria ao poder público municipal, por meio do Plano Diretor, exigir do proprietário o cumprimento do uso do seu imóvel para atendimento de um interesse social. O estudo empírico que segue mostra a experiência de três municípios da região oeste de Santa Catarina: Chapecó, Xanxerê e Concórdia.
Em Chapecó, observaram que o pacto social, mesmo tendo sido estabelecido no momento de elaboração do Plano Diretor Participativo, não é garantia de uma gestão democrática após a aprovação desse plano.
Em Xanxerê, observaram que não houve qualquer preocupação com os interesses da coletividade no projeto aprovado pela Câmara de Vereadores; portanto, nenhum sinal de um pacto social firmado foi identificado.
Em Concórdia, identificou-se uma experiência que mostra, no mínimo, dois aspectos centrais na definição de um Plano Diretor Participativo: uma leitura consensuada da realidade urbana, que faz com que um pacto social seja facilmente construído; e a existência de um ator técnico com sensibilidade à participação, que faz com que as distâncias dos diferentes saberes possam convergir.


Veja também

Argos promove webinário sobre Pesquisa e a Publicação Internacional08/06/20 Nesta terça-feira, dia 9 de junho de 2020, às 15h45, a Editora Argos vai realizar o segundo de uma série de webinários.Neste segundo evento, o tema será “Pesquisa e a Publicação Internacional no contexto da Editora Universitária”. Os convidados para debater o tema são: o doutor em Educação, professor Elcio Cecchetti; o professor......
“Os sinos se dobram por Alfredo”06/12/18 A Editora Argos já está na segunda edição impressa de “Os sinos se dobram por Alfredo”. Este livro, de Paulino Eidt, tem como propósito expor a trama de relações culturais, econômicas e......

Voltar para Notícias