Postado em 16 de Novembro de 2018 às 16h20

“Jornalismo Cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento Mais!”

Notícias em destaque (318)

O caderno Mais!, publicado de 1992 a 2010, no jornal Folha de S. Paulo, era um dos principais suplementos de divulgação da literatura no país, foi um grande referencial para o jornalismo cultural brasileiro, além de ter sido bastante prestigiado entre o público especializado.

Neste excelente trabalho de pesquisas e análise que captura essas condições mutáveis dos suplementos literários que enfocou a literatura brasileira nos anos 1990, a obra “Jornalismo Cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento Mais!”, de Marcelo Lima, analisa a permanência de escritores e críticos ligados à tradição modernista nas páginas do jornal, em detrimento da exposição dos nomes que formam a produção mais recente. Ao longo do tempo, o Mais! elegeu autores do cânone nacional tendo como base valores de uma tendência da crítica que começou a se formar com o Modernismo e que se consolidou na universidade e na imprensa paulistana.

Esta obra tem grande contribuição para diversas áreas, abordando assuntos como: história do jornalismo brasileiro, história da literatura, sociologias da leitura, crítica literária, literatura e cultura brasileiras. Além disso, valoriza o jornal como fonte de conhecimento e registro histórico valioso.

Veja também

“Partidos, eleições e votos”06/11/20 Estamos em período eleitoral, aproveitamos e trouxemos como dica de leitura a obra “Partidos, eleições e votos”, organizada por Monica Hass. O livro tem o objetivo de fazer uma avaliação preliminar a respeito do comportamento político-eleitoral no oeste de Santa Catarina, tendo presente as mudanças na conduta do eleitor, tanto no âmbito regional......
V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa01/11/18 A professora da Unochapecó e coordenadora da Editora Argos, Rosane Silveira, participou da quinta edição das Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa, na Finlândia. O evento foi realizado na Universidade de Helsinque.......

Voltar para Notícias