Postado em 16 de Novembro de 2018 às 16h20

“Jornalismo Cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento Mais!”

Notícias em destaque (318)

O caderno Mais!, publicado de 1992 a 2010, no jornal Folha de S. Paulo, era um dos principais suplementos de divulgação da literatura no país, foi um grande referencial para o jornalismo cultural brasileiro, além de ter sido bastante prestigiado entre o público especializado.

Neste excelente trabalho de pesquisas e análise que captura essas condições mutáveis dos suplementos literários que enfocou a literatura brasileira nos anos 1990, a obra “Jornalismo Cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento Mais!”, de Marcelo Lima, analisa a permanência de escritores e críticos ligados à tradição modernista nas páginas do jornal, em detrimento da exposição dos nomes que formam a produção mais recente. Ao longo do tempo, o Mais! elegeu autores do cânone nacional tendo como base valores de uma tendência da crítica que começou a se formar com o Modernismo e que se consolidou na universidade e na imprensa paulistana.

Esta obra tem grande contribuição para diversas áreas, abordando assuntos como: história do jornalismo brasileiro, história da literatura, sociologias da leitura, crítica literária, literatura e cultura brasileiras. Além disso, valoriza o jornal como fonte de conhecimento e registro histórico valioso.

Veja também

“Cultura e escola: processos e inclusão/exclusão de caboclos”24/10/16 A diversidade sociocultural se manifesta na vida sócio familiar, nas relações de posse da terra, na expropriação e luta pela permanecia na terra, nos modos de vida e de trabalho. As culturas que se confrontam buscam preservar suas especificidades, mas, ao mesmo tempo, se amalgamam, resultando em novas configurações. São valores que constituem as diferentes......
Volta às aulas pensando em você16/02/18 Volta às aulas 2018 já começa com possibilidades de aumentar sua estante de livros e também seu conhecimento. Os kits estarão com desconto especial, incentivando a leitura de obras científicas e, assim, visando o......

Voltar para Notícias