Postado em 19 de Dezembro de 2018 às 16h20

“Inovação em biblioteconomia: temas transversais”

Notícias em destaque (318)

A obra tem o propósito de discutir a biblioteconomia através da modernidade, abordando as novas maneiras de pensar na inovação da profissão. As novas práticas de trabalho estão evoluindo constantemente no mercado atual e os profissionais da biblioteconomia possuem diversas alternativas para se desenvolver na profissão. Um exemplo são as ferramentas digitais, que podem ser utilizadas de forma prática para distribuição do conteúdo.

Ser bibliotecário é ter credibilidade para não somente lidar com informação, mas também para falar sobre informação. Pensando dessa maneira, a obra nos faz refletir sobre a profissão de uma maneira mais social. Por meio de pesquisas que buscam mostrar diferentes maneiras de adaptar a biblioteconomia na realidade da sociedade atual, a obra traz textos e dados dos resultados da utilização dessas metodologias alternativas que muitas vezes deixam de ser exploradas.

A obra está disponível no site da Argos no formato PDF e é possível acessá-la gratuitamente: http://www.editoraargos.com.br

Sobre os organizadores

Orestes Trevisol Neto: graduado em Biblioteconomia e mestre em Ciências da Informação, ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no curso de Biblioteconomia EaD na Universidade Comunitária da Região de Chapecó e bibliotecário da UDESC/Pinhalzinho. É avaliador da Revista ACB e membro editorial da Revista CSBEA. Conselheiro do CRB-14, atuando como coordenador da comissão de divulgação e valorização profissional. Possui interesse em comunicação científica, bibliometria, cienciometria e institucionalização científica e moda enquanto campo de conhecimento.   

Danielly Oliveira Inomata: doutora em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pela UFSC. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua como pesquisadora do Núcleo de Gestão para Sustentabilidade (NGS/UFSC) e do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS/UFSC), com foco de interesse em parques tecnológicos e redes colaborativas. Professora do curso de Biblioteconomia, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Veja também

Argos lança obra no II Congresso Ibero-Americano12/05/16 Durante os dias 18, 19 e 20 de maio de 2016, acontece o II Congresso Ibero-Americano, que em sua segunda edição pauta a temática Políticas de Formação nestes países. O Congresso coloca em debate questões relativas às políticas de formação nos campos de atuação específicos, que envolvem as Humanidades,......

Voltar para Notícias