Postado em 14 de Junho de 2018 às 16h10

“Da cidade santa à corte celeste: memórias de sertanejos e a Guerra do Contestado”

Notícias em destaque (318)

A obra “Da cidade santa à corte celeste: memórias de sertanejos e a Guerra do Contestado”, de Delmir José Valentini, fala sobre a Guerra do Contestado com foco na constituição da Cidade Santa, em que o autor reconstitui a trajetória, as forças envolvidas e as correlação de força marcando as diferenças no espaço social, em especial, as características das espoliações dos camponeses. De um lado, fala sobre a inserção da Railway, Lumber, do capital estrangeiro, dos coronéis aliados, do Exército Nacional, de outro, aponta o movimento de constituição da Cidade Santa, da lógica constitutiva, dos capitais em jogo e dos embates no Contestado. Após quase 20 anos da primeira edição dessa obra, uma quarta edição foi lançada para marcar o Centenário da Guerra do Contestado, pois a interlocução entre o passado e o presente continua com seus descentes que de geração em geração sempre buscam respostas para questões presentes. Lembrar que um antepassado esteve numa cidade santa já virou motivo de boas lembranças e orgulho deste passado histórico, que ficou marcado na história pela Guerra do Contestado.

Delmir José Valentini é doutor em História (área de concentração: História das Sociedades Ibéricas e Americanas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em História, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas. É professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó (SC).

Veja também

Argos presente na GERCOOP24/05/18 O professor Aureo Leandro Haag, do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, ministrou um Workshop no Curso de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (GERCOOP) com o tema “Cenários Econômicos”. O curso ocorreu nos dias 8, 9 e 10 de maio na cidade de Marcelino Ramos (RS), onde o professor levou livros da Editora Argos para......

Voltar para Notícias