Postado em 16 de Agosto de 2018 às 16h23

Filósofos que marcaram o mundo

Notícias em destaque (318)

Platão: Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso. O mundo espiritual é mais elevado, eterno, no qual o que existe verdadeiramente são as ideias, que só a razão pode conhecer.

Aristóteles: Ao contrário de Platão, Aristóteles estudou principalmente o mundo físico. Ele foi um dos primeiros cientistas, fazendo várias observações sobre biologia e medicina. Também desenvolveu a famosa lógica aristotélica, que ajuda a distinguir entre bons e maus argumentos.

Sun Tzu: É conhecido por ter escrito o livro A Arte da Guerra, que explica como vencer na guerra (e na vida). Muito mais que estratégia militar, Sun Tzu criou toda uma filosofia de vida nesse livro.

Immanuel Kant: Questionava os limites do conhecimento humano e estudou a forma como a mente funciona. Kant também sugeriu que uma ação não é boa se o motivo não é bom.

René Descartes: Ele foi mais longe que muitos filósofos e duvidou de tudo, até de sua própria existência. Descartes procurou uma base sólida para tudo em que acreditava. Foi assim que ele chegou à conclusão: “penso, logo existo”.

Confúcio: Suas ideias são a base do Confucionismo. Confúcio se preocupava com a forma como se deve viver. Confúcio foi um dos primeiros defensores do lema “não faça aos outros o que você não quer que façam a si”.

Montesquieu: Ele estudou sistemas políticos e procurou entender como se formavam. Ele também se interessou pela forma como uma sociedade se organiza. E defendia a ideia da separação entre poderes. Ele acreditava que ninguém deveria ter todo poder em um país, porque isso levava a abusos.

A Argos possui diversas publicações impressas e digitais sobre o assunto, entre em nosso site e acompanhe algumas dessas grandes obras.

(http://www.editoraargos.com.br/farol/editoraargos/catalogo/livros-fisicos/ciencias-humanas/direito-e-filosofia/8261/ )

Veja também

Argos promove quiz e sorteio 05/05/16 Em decorrência do aniversário da Editora Argos, que completou 24 anos no mês de abril, foi realizada uma dinâmica entre os alunos, técnicos e professores da Universidade. A brincadeira, baseada em seis perguntas, foi realizada durante o dia 25 de abril, e as questões eram todas relacionadas a conhecimentos básicos sobre a trajetória da Argos, com o objetivo de......
Obra resgata Golpe de 1964 17/02/16 “O golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil” tem o intuito de provocar uma reflexão acerca dos eventos que antecederam e catalisaram as conspirações e a deflagração do golpe, no ano que marca os 50 anos do......

Voltar para Notícias