Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo
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Educação e experiência estética: o desencantamento do conceito educativo é uma obra que resulta do empenho em levar a sério a provocação adorniana de desencantar a educação, na busca de uma superação dos limites do próprio conceito, que o prende ao pensamento objetivador e produz uma subjetividade desfigurada. Para mostrar que a educação pode encontrar no não idêntico um espaço que a desprenda da dominação, Alex tenciona os elementos antagônicos presentes nos processos culturais, sociais e educacionais para pensar a experiência formativa na relação teoria-prática e também na sua expressividade estética.
Co-edição: Ediunesc Ano da publicação: 2019 Autor: Alex Sander da Silva ISBN: 978-85-7897-301-8 Número de páginas: 199
Debruçar-se hoje sobre o planejamento urbano no Brasil, e mesmo no mundo, é trabalhar sobre um campo de incertezas. A empiria se apresenta como forma de reflexão à medida que nos apresenta testemunhos de
O interior é cenário com dimensões bem mais amplas do que sua demarcação territorial. Fazer jornalismo nesse ambiente, portanto, não consiste apenas em reproduzir padrões comuns aos grande
A obra de Hannah Arendt suscita reflexões, ações e posicionamentos morais sobre fenômenos humanos contemporâneos. Com essa perspectiva, estudiosos do pensamento arendtiano se congregam para refletir sobre
Num período que se estende de fins do século XVII ao início do XX, as artes verbais passam por um processo de verdadeira reinvenção, configurando-se um trânsito que conduziria do velho conceito de
Em seu livro, Maria Bernardete Ramos Flores mostra como, do nascimento da República ao Estado Novo, toda uma maquinaria social se constituiu no Brasil em torno do objetivo de sanear os corpos diagnosticados como doentes. Na cena e
A obra aborda as relações entre sociologia e conhecimento. Mais precisamente, compreende uma introdução à abordagem sociológica do problema do conhecimento: as relações que se estab
Os artigos de Daniel Link funcionam como um conjunto coerente de intervenções em torno do que se poderia chamar “os limites da literatura”, nas quais o literário se confunde com outra coisa ou desaparece.
Será que o “velho” ou o “idoso” existe mesmo? Será que ele volta a ser criança? Será que não é mais produtivo? Já está ultrapassado? Acaso ele estaria conden
O livro trata dos diversos modelos de relação entra as duas ciências, Teologia e Filosofia, a começar pelo da integração, proveniente do neoplatonismo e que se manifesta, por exemplo, em Plotino e
“Esta obra analisa as experiências de elaboração e de gerência dos Planos Diretores em três cidades do oeste catarinense: Chapecó, Xanxerê e Concórdia. Intercalando narraç&
A obra reúne artigos apresentados no X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Regiocom), realizado na Unochapecó, no período de 10 a 12 de agosto de 2005. O livro
A obra discute as contribuições que os textos literários oferecem para a formação do sujeito e a possibilidade de sermos outros além de nós mesmos por meio da experiência da leitura.