Como e por que sou professor de literatura e outros estudos de história, crítica e teorias literárias
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Este volume, além da narrativa que lhe empresta o título, na qual o autor empreende uma reflexão sobre sua formação acadêmica e trajetória profissional, reúne ensaios diversos sobre questões de literatura, distribuídos em três partes – historiográfica, analítica e teórica –, conforme a nota dominante em cada um deles. Assim, por sua estrutura e propósitos, vem acrescentar-se aos anteriores “Variações sobre o mesmo tema” (2015) e “E a literatura, hoje?” (2018), também publicados pela Editora Argos. Aproxima-se dessas obras, ainda, pelo mesmo compromisso nelas observado: a adoção de uma linguagem que, mantendo o rigor e a objetividade que devem caracterizar os textos universitários especializados, nem por isso deixa de ser clara e fluente. O livro, assim, recomenda-se não apenas a professores e estudantes de Letras, mas também a leitores de outras áreas interessados em temas culturais variados.
Ano da publicação: 2020 Autor: Roberto Acízelo de Souza ISBN: 978-65-88029-03-9 Número de páginas: 317
Reúnem-se neste volume ensaios representativos dos estudos especializados do autor desenvolvidos nos últimos 12 anos. Não obstante a multiplicidade dos tópicos tratados – desde uma escritora do sé
A exemplo do livro Variações sobre o mesmo tema (2015), figuram neste volume trabalhos representativos dos estudos especializados do autor. Homogêneos quanto à perspectiva conceitual adotada, os ensaios e
Nas primeiras décadas do século XX – com ressonâncias até os anos 1950/60 –, uma onda arrebatadora de renovação agitou o mundo literário, nele operando transformaçõ
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Um mês e grandes histórias. Entre os dias 17 de abril e 18 de maio de 1929, de automóvel, lancha, trem, e até mesmo sobre mulas, Adolfo Konder, então governador de Santa Catarina, percorre o oeste catari
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Esta obra elabora um modelo analítico para melhor compreender os discursos autoritários associados a práticas governamentais nos campos das reformas institucionais e das políticas econômicas no Brasil. M
Será que o “velho” ou o “idoso” existe mesmo? Será que ele volta a ser criança? Será que não é mais produtivo? Já está ultrapassado? Acaso ele estaria conden
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O livro tem como fio condutor a análise da relação entre conhecimento, sob diferentes enfoques epistemológicos e metodológicos. Os textos, mesclam o debate teórico com a coleta de dados emp&iacut
Arlene Renk apresenta narrativas do diferente como parte constituinte do coletivo. Etnias e identidades se relacionam para formar o que chamamos de região. A partir de diversas narrativas, muitos questionamentos são suscita