Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos
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Educação, inclusão e acessibilidade são temas que se entrelaçam e movimentam o campo educacional. Esses debates, bastante difundidos na Educação Básica, ganham espaço crescente na Educação Superior, alimentados por políticas educacionais e programas governamentais. A ordem atual é explícita: “todos devem estar incluídos”. O termo Inclusão remete a argumentos sedutores e inquestionáveis, mas os “bastidores desse palco” podem revelar práticas veladas que continuam a excluir. Incluir é mais do que inserir, partilhar espaços físicos, socializar. Incluir pressupõe o reconhecimento da diferença.
Ano da edição: 2014 ISBN: 978-85-7897-130-4 Organizadoras: Tania Mara Zancanaro Pieczkowski e Maria Inês Naujorks
O interior é cenário com dimensões bem mais amplas do que sua demarcação territorial. Fazer jornalismo nesse ambiente, portanto, não consiste apenas em reproduzir padrões comuns aos grande
O objetivo é partilhar pesquisas, experiências e reflexões sobre práticas e noções na área da segurança pública e debater sobre tecnologias e inovações sociais p
Um mês e grandes histórias. Entre os dias 17 de abril e 18 de maio de 1929, de automóvel, lancha, trem, e até mesmo sobre mulas, Adolfo Konder, então governador de Santa Catarina, percorre o oeste catari
Reúnem-se neste volume ensaios representativos dos estudos especializados do autor desenvolvidos nos últimos 12 anos. Não obstante a multiplicidade dos tópicos tratados – desde uma escritora do sé
O trabalho de maior responsabilidade de Sylvia Molloy foi o de articular a literatura à ética, pelos elementos autorreflexivos que fazem a graça e a perdição do texto autobiográfico. Sua escrita
A obra de Hannah Arendt suscita reflexões, ações e posicionamentos morais sobre fenômenos humanos contemporâneos. Com essa perspectiva, estudiosos do pensamento arendtiano se congregam para refletir sobre
É flagrante a profusão de signos distintivos e de apelos ao consumo de artigos agroalimentares diferenciados: orgânicos, agroecológicos, tradicionais, típicos, coloniais, indicações geogr&a
Os textos que compõem esta obra enfocam temáticas voltadas, sobretudo, ao meio rural; porém, mostram também a relação estabelecida com a cidade. São fruto de circunstâncias diversas:
Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis traz uma questão bastante original, ao subverter o modo como tradicionalmente Clio vem sendo estudada quando se trata do Bruxo do Co
Poli descreve para todos que buscam conhecer a realidade dos movimentos sociais uma caracterização de quatro movimentos que surgiram, quase simultaneamente, na região oeste de Santa Catarina no final da década
Educação e experiência estética: o desencantamento do conceito educativo é uma obra que resulta do empenho em levar a sério a provocação adorniana de desencantar a educaç&atil
Esta obra elabora um modelo analítico para melhor compreender os discursos autoritários associados a práticas governamentais nos campos das reformas institucionais e das políticas econômicas no Brasil. M