Postado em 10 de Junho de 2016 às 16h24

Obra sobre colonização italiana no oeste

Notícias em destaque (318)

A publicação é resultado de dois anos de pesquisa de campo, na qual a autora procurou compreender o quadro em que se desenvolveram as relações dos italianos de Santa Catarina com os italianos radicados na Europa na década de 1990. Ivone buscou estabelecer paralelo entre a “globalização” e a “etnicidade”, tendo como objeto de estudo as práticas desenvolvidas pelos descendentes de imigrantes italianos na região.
A autora Ivone Bigolin Siviero analisa historicamente a trajetória dos descendentes de imigrantes italianos no oeste a partir do deslocamento da Itália, em 1865. Objetivou compreender os diferentes modos de pensar, agir e reagir, em vários momentos da trajetória desses imigrantes, para analisar a razão do acirramento dos vínculos regionalistas na década de 1990.

Sentimento de italianidade

O livro é uma narrativa das intenções e realizações dos encontros de famílias, que são mediados por um “sentimento de italianidade”, sentimento este que constitui o principal elemento demarcador da identidade do grupo. A autora relata como se processa a construção dessa identidade, enfocando a recuperação das histórias familiares com raízes na Europa com a respectiva construção de suas “árvores genealógicas”. Ivone Bigolin Siviero aborda, ainda, através do relato de viagens à Itália realizadas por parcela significativa de descendentes de imigrantes italianos do oeste catarinense, as reações surgidas nos encontros dos descendentes de imigrantes italianos do Brasil, os “brasiliani”, e os “italiani”, da Itália.

Veja também

“Descolonizar o Direito na América Latina”21/03/19 A obra de Maria Aparecida Lucca Caovilla relata possibilidades de avanços para a construção de outros horizontes, fazendo-se pensar na possibilidade de aliar a justiça e o pluralismo, na perspectiva da interculturalidade, como um caminho a ser trilhado na construção de um novo Direito, para uma nova sociedade.A obra foi baseada em uma pesquisa inédita e criativa,......
Editora Argos recebe prêmio da ABEU24/08/17 Além de se orgulhar por sua trajetória de sucesso no ensino superior da região oeste, a Unochapecó tem outro motivo para comemorar. A Editora Argos, especializada em publicar e divulgar pesquisas produzidas na Universidade,......

Voltar para Notícias