Postado em 25 de Maio de 2016 às 16h24

Obra discute o espaço urbano

Notícias em destaque (318)

A reflexão sobre as políticas urbanas dos “globalizados” anos 1990 que a autora apresenta constitui-se uma importante referência sobre a produção e a gestão das grandes cidades.
Curitiba e Barcelona, expressões emblemáticas das novas formatações urbanas do capitalismo contemporâneo, materializam os objetos que foram analisados nessa empreitada. São tratados, com rigor metodológico, aspectos bastante caros à pauta urbana atual, caracterizada pela aparente desregulamentação e pela consequente desmedida empresarial. Assim, a radicalização da cidade como mercadoria, o advento do city marketing e a emergência de um mercado mundial de cidades são enfocados como importantes indicadores de modelo a ser seguido para a promoção das aglomerações urbanas nas escalas local, regional e global.
A autora Fernanda Sánchez revela a intensa consonância entre economia e produção social do espaço urbano que se consubstancia na “mútua dependência entre materialização e simbolização”, determinando as “possibilidades históricas de efetivação dos interesses globais e seus agentes na nova especialidade urbana” nesses tempos de expansão excludente. Complementando a leitura crítica das políticas internacionais de promoção e de difusão transescalar de modelo de cidades como conjunto estruturado e estruturante de representações que configuram uma cidade-tipo, o trabalho desveia alguns dos principais determinantes ideológicos e práticos dos novos projetos de renovação urbana nas diversas cidades do mundo contemporâneo. São revelados, por exemplo, os motivos pelos quais um número crescente de governos locais passa a incorporar nas suas pautas administrativas políticas de promoção de suas cidades no âmbito da escala e do mercado mundial.

Para adquirir acesse: http://goo.gl/htUqNs

Veja também

“Voto é marketing, o resto é política”28/10/16 Em 1992, para titular um livro editado por Rodolfo Grandi (UFPA), o professor Cid Pacheco (UFRJ) criou este aforismo bem-humorado, que ganhou notoriedade. Mais tarde, a professora Lucia Reis (UFRJ) acrescentou-lhe uma sábia interrogação: “Voto é Marketing?” – que passou a designar a série de seminários, de grande repercussão, realizados pelo......
E-BOOK20/07/18 Ebook ou e-book é uma abreviação do termo inglês eletronic book e significa livro em formato digital. É uma versão eletrônica de um livro que já foi impresso ou lançado apenas em......
Beleza é fundamental?25/05/16 Já faz algum tempo que estamos estranhando a importância exagerada que assumem o corpo e a sexualidade não só em nossas festas de carnaval, mas também no imaginário social. Nos discursos históricos sobre o povo......

Voltar para Notícias