Postado em 25 de Maio de 2016 às 16h24

Obra discute o espaço urbano

Notícias em destaque (318)

A reflexão sobre as políticas urbanas dos “globalizados” anos 1990 que a autora apresenta constitui-se uma importante referência sobre a produção e a gestão das grandes cidades.
Curitiba e Barcelona, expressões emblemáticas das novas formatações urbanas do capitalismo contemporâneo, materializam os objetos que foram analisados nessa empreitada. São tratados, com rigor metodológico, aspectos bastante caros à pauta urbana atual, caracterizada pela aparente desregulamentação e pela consequente desmedida empresarial. Assim, a radicalização da cidade como mercadoria, o advento do city marketing e a emergência de um mercado mundial de cidades são enfocados como importantes indicadores de modelo a ser seguido para a promoção das aglomerações urbanas nas escalas local, regional e global.
A autora Fernanda Sánchez revela a intensa consonância entre economia e produção social do espaço urbano que se consubstancia na “mútua dependência entre materialização e simbolização”, determinando as “possibilidades históricas de efetivação dos interesses globais e seus agentes na nova especialidade urbana” nesses tempos de expansão excludente. Complementando a leitura crítica das políticas internacionais de promoção e de difusão transescalar de modelo de cidades como conjunto estruturado e estruturante de representações que configuram uma cidade-tipo, o trabalho desveia alguns dos principais determinantes ideológicos e práticos dos novos projetos de renovação urbana nas diversas cidades do mundo contemporâneo. São revelados, por exemplo, os motivos pelos quais um número crescente de governos locais passa a incorporar nas suas pautas administrativas políticas de promoção de suas cidades no âmbito da escala e do mercado mundial.

Para adquirir acesse: http://goo.gl/htUqNs

Veja também

Voltar para Notícias