Postado em 20 de Setembro de 2018 às 16h20

“Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”

Notícias em destaque (318)

O livro “Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”, publicado pela Argos Editora da Unochapecó, pretende mostrar o desenvolvimento de um trabalho realizado durante o curso de mestrado da autora, Marli Canello Modesti, procurando demonstrar os fenômenos do encarceramento feminino e os reflexos desse aprisionamento na vida familiar e afetiva, tanto interno quanto externo, apontando as questões do cárcere, da mulher, das drogas e suas nefastas consequências. A obra mostra uma realidade não divulgada pela enganosa publicidade, e traz à tona a realidade do sistema penal que não se destina a fornecer proteção, mas atua cada vez mais como manifestação desenfreada de poder.

Nesse contexto, buscam-se algumas respostas às indagações sobre o aumento de prisões de mulheres e sua vinculação com o tráfico de drogas.

O estudo teve como suporte o garantismo jurídico, voltado aos direitos de liberdade, em oposição à violação de princípios constitucionais; a dignidade humana, com seu caráter multidimensional, demonstrando que o compromisso articulado entre famílias, sociedade e estado se faz necessário. A convivência familiar deve merecer a prioridade nas políticas públicas e programas governamentais. No momento da prisão da mãe, o Estado deve agir preventivamente para minimizar as dores dessa separação e evitar danos maiores aqueles já suportados. A privação da liberdade é um dos piores sofrimentos que se pode impor ao ser humano e o rompimento compulsório com os filhos, decorrente da prisão da mãe, é um dos mais difíceis de suportar.

Veja também

“A tradição literária brasileira: entre a periferia e o centro”28/02/19 O século XXI pode abrir novos aspectos promissores em relação aos estudos literários. Este é o grande objetivo de A tradição literária brasileira: entre a periferia e o centro. Com diversos textos assinados por grandes pesquisadores do País, o livro ocupa-se com obras em circulação de diferentes momentos e recorre a diferentes matrizes......

Voltar para Notícias