Postado em 20 de Setembro de 2018 às 16h20

“Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”

Notícias em destaque (318)

O livro “Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”, publicado pela Argos Editora da Unochapecó, pretende mostrar o desenvolvimento de um trabalho realizado durante o curso de mestrado da autora, Marli Canello Modesti, procurando demonstrar os fenômenos do encarceramento feminino e os reflexos desse aprisionamento na vida familiar e afetiva, tanto interno quanto externo, apontando as questões do cárcere, da mulher, das drogas e suas nefastas consequências. A obra mostra uma realidade não divulgada pela enganosa publicidade, e traz à tona a realidade do sistema penal que não se destina a fornecer proteção, mas atua cada vez mais como manifestação desenfreada de poder.

Nesse contexto, buscam-se algumas respostas às indagações sobre o aumento de prisões de mulheres e sua vinculação com o tráfico de drogas.

O estudo teve como suporte o garantismo jurídico, voltado aos direitos de liberdade, em oposição à violação de princípios constitucionais; a dignidade humana, com seu caráter multidimensional, demonstrando que o compromisso articulado entre famílias, sociedade e estado se faz necessário. A convivência familiar deve merecer a prioridade nas políticas públicas e programas governamentais. No momento da prisão da mãe, o Estado deve agir preventivamente para minimizar as dores dessa separação e evitar danos maiores aqueles já suportados. A privação da liberdade é um dos piores sofrimentos que se pode impor ao ser humano e o rompimento compulsório com os filhos, decorrente da prisão da mãe, é um dos mais difíceis de suportar.

Veja também

E-book “Filosofia aristotélica da linguagem”26/02/18 Sabendo que a filosofia se apoia e é apoiada pela linguagem, o autor Fausto dos Santos Amaral Filho segue a premissa de abordar a fundo a linguagem aristotélica, que vai contra as regras de retórica dos sofistas, por não querer que a persuasão fizesse parte de seus pensamentos. Aristóteles então adentra ao discurso e à linguagem humana, da qual parte investigar......
Obra resgata Golpe de 1964 17/02/16 “O golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil” tem o intuito de provocar uma reflexão acerca dos eventos que antecederam e catalisaram as conspirações e a deflagração do golpe, no ano que marca os 50 anos do......

Voltar para Notícias