Postado em 08 de Fevereiro de 2017 às 16h20

“Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural”

Notícias em destaque (318)

Uma pedagogia para a qual o processo de conhecimento (aprendizagem) implica um movimento da consciência no sentido de ir e vir à realidade. O que indica a concepção de ser humano como sujeito concreto cuja feitura, para usar uma expressão de Freire, se tece na relação homem-mundo. Trata-se, portanto, de um sujeito ativo cuja atividade cognitiva traduz-se em instrumento de apropriação, compreensão e interação com a realidade.

A psicologia histórico-cultural preconiza a compreensão do funcionamento psicológico tipicamente humano como produto de relações sociais, ou seja, o humano é condição que não se herda biologicamente, mas se constitui no processo de apropriação que o indivíduo concreto, historicamente situado, realiza, dos artefatos materiais e simbólicos presentes na cultura. Por isso, tem a educação escolar como instrumento central para o processo de humanização na medida em que se compreende a prática pedagógica como espaço fundamental de mediação simbólica, de interações e de ações pedagógicas deliberadas, intencionais, voltadas para um fim que, em última instância, constitui-se no desenvolvimento de funções psicológicas tipicamente humanas. Assim, essa abordagem carrega em si instrumentos teóricos fundamentais para a compreensão do ser humano como sujeito sócio-histórico, e se essa leitura ou concepção responde as demandas centrais da pedagogia freireana, coloca-se o desafio de estabelecer comparações entre os conceitos centrais de tais teorias e verificar as possibilidades de diálogo efetivo entre ambas, tendo sempre em vista a qualificação da práxis pedagógica.

Veja também

Obra aborda os impactos socioambientais da hidrelétrica Foz do Chapecó19/04/16 A obra, intitulada “Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó” e organizada por Márcia Luíza Pit Dal Magro, Arlene Renk e Gilza Maria de Souza Franco, reúne artigos de pesquisadores de diferentes áreas, em sua maioria vinculados à Universidade Comunitária da Região de Chapecó......
Estudantes de pós-graduação visitam a Argos21/08/18 No último sábado, dia 18 de agosto, alunos de duas turmas de pós-graduação da Unochapecó de São Lourenço do Oeste – em Desenvolvimento Regional Sustentável e em Contabilidade e Controladoria......
Livro aborda os desafios de ser professor17/02/16 O título “Ser professor” já foi lançado em Portugal, e a editora Argos trouxe a primeira publicação do livro no Brasil. A obra tem o sentido de discutir teoricamente e conceitualmente o que é ser......

Voltar para Notícias