A diversidade sociocultural se manifesta na vida sócio familiar, nas relações de posse da terra, na expropriação e luta pela permanecia na terra, nos modos de vida e de trabalho. As culturas que se confrontam buscam preservar suas especificidades, mas, ao mesmo tempo, se amalgamam, resultando em novas configurações. São valores que constituem as diferentes identidades socioculturais que se confrontam e se transformam. A cultura perpassa a nossa vida e está presente nas relações econômicas, na ação política, nos valores de um modo geral, ou seja, nos modos de vida. A cultura, acima de tudo, se define nas práticas, no sentir e no agir cotidiano. O estudo aborda tanto os aspectos inerentes à sociedade quanto à escola. Os educandos vivenciam o processo educativo dentro da instituição escola, a qual é marcada por contradições. A diversidade cultural é saudada, ao menos teoricamente, como elemento vital para a democracia. No entanto, os educandos são recompensados, classificados à medida que se conformam com os estereótipos. Para os educadores, trata-se de uma problemática que convida a repensar, a reinventar a prática pedagógica, cotidianamente. As ações dos alunos assumem um significado político, em termos de oposição à cultura escolar dominante, contestando a sua legitimidade, e também abrem possibilidades para ações transformadoras. Nesta perspectiva, essas ações assumem características de resistência e, na essência, corroem a validade pretensamente consensual dos valores, normas e códigos da cultura escolar. |