De um lado, o autor, João Cezar de Castro Rocha, revisita a história recente da crítica literária brasileira, cuja versão dominante localiza a origem de sua modernidade na polêmica iniciada em 1948 por Afrânio Coutinho contra o “impressionismo” dos famosos “rodapés” que dominavam os grandes jornais da época. Álvaro Lins era o representante mais influente da crítica de rodapé; portanto, tornou-se o alvo preferido da campanha levada a cabo por Afrânio Coutinho. Castro Rocha propõe uma releitura radical dessa polêmica, apontando fatores novos na constituição da moderna crítica literária no Brasil: o advento dos meios de comunicação audiovisual e digital; o deslocamento consequente do objeto livro do centro de transmissão da cultura; transformações internas à própria linguagem jornalística. De outro lado, Castro Rocha associa o triunfo da cátedra contra o rodapé à plena assimilação, ocorrida nos bancos universitários, do legado do Modernismo. Coube à universidade a legitimação dos escritores, poetas e artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, processo ao qual se dedica um capítulo especial neste livro. Na conclusão, o autor defende a criação de um novo tipo de comentário crítico. Comentário que, sem abrir mão das conquistas do ensino universitário, aprenda a dialogar com as preocupações típicas do público leitor, fecundando o ensaísmo acadêmico com a clareza do texto jornalístico, e, ao mesmo tempo, enriquecendo a visão crítica dos cadernos culturais mediante a formação universitária. Trata-se de imaginar uma crítica literária e cultural animada por uma bem-vinda esquizofrenia produtiva, valorizadora de analistas que saibam ser bilíngues em seu idioma. |