Postado em 20 de Agosto de 2019 às 16h22

Autor da Argos coordena curso no Rio de Janeiro

Notícias em destaque (318)

Teve início no dia 12 de agosto de 2019 o curso “Textos seminais para uma ideia moderna de literatura”, coordenado pelo professor Roberto Acízelo de Souza. O curso é dividido em seis aulas e está acontecendo na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel (UFRJ), no Rio de Janeiro.

O evento busca uma leitura analítica de um conjunto de textos que propuseram bases conceituais para a formação da ideia moderna de literatura, representando ângulos diversos, a partir dos quais é possível visualizar a questão da reflexão ontológica, o sistema das artes, gêneros, princípios e regras das artes, a reflexão metodológica e a retórica. Os encontros vão até o dia 14 de outubro de 2019 e devem ser gravados para, posteriormente, integrar o canal do YouTube que será criado para a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel.

 

Roberto Acízelo 

“Roberto Acízelo de Souza é um dos mais respeitados acadêmicos do país nas áreas de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. Professor titular de Literatura Brasileira na UERJ, graduou-se em Inglês na Universidade Santa Úrsula, em Português-Literaturas na UERJ e em Ciências Jurídicas e Sociais na UFRJ; fez mestrado e doutorado em Teoria da Literatura na UFRJ, e estudos de pós-doutorado em Literatura Brasileira na USP. No ano de 2015, ganhou três prêmios literários importantes, na categoria de crítica literária: o Jabuti e os prêmios da Academia Brasileira de Letras e da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Foi diretor-superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e coordenador do GT História da Literatura da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Publicou centenas de artigos científicos e integra o corpo editorial de diversas revistas acadêmicas. Escreveu livros que servem de base para diversos cursos universitários de Letras no Brasil.” (trecho retirado do site <www.erealizacoes.com.br>).

Veja também

Obra discute o espaço urbano25/05/16 A reflexão sobre as políticas urbanas dos “globalizados” anos 1990 que a autora apresenta constitui-se uma importante referência sobre a produção e a gestão das grandes cidades.Curitiba e Barcelona, expressões emblemáticas das novas formatações urbanas do capitalismo contemporâneo, materializam os objetos que foram analisados......

Voltar para Notícias