Postado em 10 de Agosto de 2018 às 16h23

Filosofia e Teologia: irmãs rivais

Notícias em destaque (318)

O livro “Filosofia e Teologia: irmãs rivais”, de autoria de Edvino Aloisio Rabuske e organização de Fausto dos Santos Amaral Filho, publicado pela Argos Editora da Unochapecó, trata dos diversos modelos de relação entre as duas ciências, Teologia e Filosofia, a começar pelo da integração, proveniente do neoplatonismo e que se manifesta, por exemplo, em Plotino e Agostinho, passando pela subordinação da Filosofia à Teologia típica da maioria dos medievais, e chegando às várias propostas da modernidade.

Sobre o autor

Edvino Aloisio Rabuske

Nasceu em Cerro Largo (RS). Licenciado em Letras Clássicas pela Unisinos, em Filosofia pela Unisinos, em Filosofia pela Ufrgs e em Teologia pelo Colégio Máximo Cristo Rei, de São Leopoldo (RS). Doutorou-se em Filosofia pela Ludwig Maximilians Universität, em Munique, Alemanha, com a tese Geschichte und Wahrheit (História e Verdade). Como professor lecionou na Unisinos, na Fafimc e na Pucrs, onde foi coordenador do Curso de Pós-Graduação em Filosofia, exercendo papel importantíssimo para a sua implantação. Faleceu em 3 de outubro de 2004, em São Pedro do Butiá (RS).

Sobre o organizador

Fausto dos Santos Amaral Filho

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor-pesquisador do PPGEd da Universidade Tuiuti do Paraná.

Veja também

“Educação, epistemologias e paradigmas emergentes: Festschrift a Ireno Antônio Berticelli”08/11/19 A obra “Educação, epistemologias e paradigmas emergentes: Festschrift a Ireno Antônio Berticelli” é uma homenagem feita pelos professores do curso de Mestrado em Educação da Unochapecó para o professor e mestre Ireno Antônio Berticelli.Nos capítulos deste livro está registrada a contribuição do professor Ireno para com a......
177 anos de Machado de Assis22/06/16 Primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis (1839-1908) é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira. Foi um autor completo, escrevendo romances, contos, poesias, peças de teatro, inúmeras......

Voltar para Notícias