Postado em 16 de Maio de 2019 às 16h10

“Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo”

Notícias em destaque (318)

Alex Sander da Silva é editor, escritor e professor pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), possui experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnico Racial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação.

Sua obra, “Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo”, foi publicada pela Argos em parceria com a Editora da Unesc. Neste livro o autor estimula o leitor a entender os elementos opostos nos processos culturais, sociais e educacionais, obtendo um pensamento filosófico, identificador e crítico. “O esforço de Alex é pensar a educação dentro de seu limite, sem por isso abandonar sua possibilidade”, afirma Nadja Hermann no prefácio da obra.

A obra de Alex aborda a concepção de Theodor W. Adorno sobre o desencantar da educação, tornando-se tão fundamental para a reflexão educacional que a expressão foi tomada de empréstimo pelo autor para constituir o título do livro, evidenciando a tensão dialética no eixo da educação. Alex comenta que o desencantar a educação é possibilitar a superação da apática limitação do próprio conceito, derivado da diminuição da identidade cientificista e pragmatista.

Veja também

E-BOOK20/07/18 Ebook ou e-book é uma abreviação do termo inglês eletronic book e significa livro em formato digital. É uma versão eletrônica de um livro que já foi impresso ou lançado apenas em formato digital, pode ser lido por um aparelho portátil chamado Ebook Reader ou pelo computador, iPad, tablete e smartphone. O Ebook Reader, como o Amazon......
Argos presente na GERCOOP24/05/18 O professor Aureo Leandro Haag, do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, ministrou um Workshop no Curso de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (GERCOOP) com o tema......

Voltar para Notícias