Postado em 11 de Junho de 2019 às 16h23

Editora da Unochapecó lança obras sobre educação

Notícias em destaque (318)

A Argos Editora da Unochapecó está com novidades. No último mês, foram lançados novos livros impressos e um e-book gratuito, incorporando-se ao acervo das mais de 350 obras já publicadas. Desta vez, as produções contemplam a função educadora no contexto social, a formação do indivíduo e a carreira acadêmica. Os textos são embasados no atual modelo pedagógico e nas experiências educacionais diferenciadas. São eles: “Educação e experiência estética”, por Alex Sander da Silva, “Formação humana na sociedade do espetáculo”, organizado por André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, e “A extensão e a pesquisa”, organizado por Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues e Maria Aparecida Lucca Caovilla. Os livros podem ser adquiridos na Livraria Universitária e também pelo site da Argos. Confira um pouco sobre cada uma das obras lançadas:

“Educação e experiência estética”

Este livro trata sobre as experiências educativas que, na sua configuração estético-formativa, contemplam uma compreensão da realidade que ultrapassa o uso de esquemas conceituais. Ao proporcionar o contato com o 'outro', a educação permite experiências enriquecedoras que, ao dissolver os mecanismos de repressão e formação reativos, inaugura uma nova relação da consciência com o mundo. A obra aborda que é necessário que a educação seja mais do que o simples 'ajuste das pessoas' a um determinado sistema social, mas o de compeli-las para propostas que atendam às exigências para formação de 'espíritos livres'. 

“Formação humana na sociedade do espetáculo”

No mesmo segmento está a obra que faz uma releitura dos textos de Guy Debord. Os organizadores deste livro reuniram um conjunto de textos para questionar aspectos fundamentais do funcionamento do mundo educacional e de arrancar cada leitor da sua zona de conforto. Segundo eles, contestar a lógica do espetáculo hoje não significa necessariamente negar o prazer da cultura de massa. Implica, porém, uma visão de mundo que não se conforme com a falsa unificação das consciências. Este livro coeso ajuda a compreender os desdobramentos do espetacular no último meio século.

“A extensão e a pesquisa”

Esta obra reflete as diferentes experiências e atitudes integracionistas, protagonizadas por docentes, técnicos, estudantes extensionistas e pesquisadores em diferentes comunidades. Os trabalhos relatam o esforço de um coletivo de pessoas que apostam na extensão e sua relação, não como a imposição de um determinado conhecimento, mas como uma forma de compreender o mundo e de construir alternativas aos problemas reais. Os textos que integram esta coletânea reforçam e fortalecem os laços articuladores da extensão, com a pesquisa e o ensino, demonstrando as formas, o propósito e a razão de ser e existir de cada projeto. Além disso, proporciona aos estudantes o sentido do pertencimento, pois são sujeitos e protagonistas de sua formação, bem como seus principais socializadores.

Veja também

“Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis”21/10/16 A obra “Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis” parte de uma questão entre relações de história e literatura. A autora do livro, Raquel Campos, professora da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, conta que o interesse de estudar Assis começou com a monografia do trabalho de......
Argos participa da XXIX Reunião Anual da ABEU10/05/16 A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) realiza anualmente um encontro entre as editoras associadas. O objetivo é proporcionar o intercâmbio de ideias e experiências entre as editoras......

Voltar para Notícias