Postado em 26 de Setembro de 2017 às 16h23

EDITORA ARGOS REPRESENTA CHAPECÓ EM GRANDE FEIRA DO LIVRO EM MEDELLÍN

Notícias em destaque (318)

As cidades de Chapecó e Medellín estreitam ainda mais seus laços. Entre os dias 8 e 17 de setembro, o município colombiano realizou a sua 11ª Feira do Livro e da Cultura, que neste ano contou com trezentos convidados nacionais e internacionais. Para representar a capital do oeste catarinense no evento, a Editora Argos da Unochapecó foi convidada para expor suas obras.

Neste ano, o Brasil e a cidade de Chapecó foram convidados especiais do evento, sendo homenageados como ‘País Destaque’ e ‘Cidade Destaque Brasileira’. O ato demonstra a relação de respeito e amizade que os países construíram, especialmente desde o fim do ano passado, depois da tragédia com o avião da Chapecoense.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a Universidade, por estar envolvida com as atividades da comunidade, se sente honrada em participar da Feira, com a Editora Argos como representante da história local e regional. “A Unochapecó, de forma gentil, entregou uma homenagem ao reitor da Universidade de Medellín, professor Néstor Hincapié Vargas, por toda a solidariedade e ajuda do povo de Medellín, por ocasião do acidente com o voo da Chapecoense”, acrescenta.

A Feira é considerada uma das maiores do mundo e estimou-se que mais de setecentas mil pessoas passaram pelo local. Para contar a história de Chapecó e região, a Editora Argos selecionou cinco obras para exposição: “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, “A luta da erva: um ofício étnico da nação brasileira no oeste catarinense”, “Bandidos, forasteiros e intrusos”, “A viagem de 1929: Oeste de Santa Catarina” e “Disputas e ocupação do espaço no Oeste Catarinense”. Também foram enviados dois exemplares de cada obra à Universidade de Medellín e à Biblioteca Municipal da cidade.

A editora já participou da Feira em outras edições, como afirma a coordenadora da Argos, professora Rosane Meneghetti Silveira. Porém, neste ano, a presença teve um sentido mais especial, devido às homenagens realizadas à cidade. “É uma feira na qual somos reconhecidos, em que há uma grande movimentação de pessoas, e a editora tem a oportunidade de mostrar a qualidade de seu trabalho”, comenta.

A Unochapecó, através da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), já possui uma parceria com duas instituições de Medellín: a Corporación Universitaria Americana e o Centro de Sistemas de Antioquia (Censa). Segundo Rosane, novos convênios ainda podem ser firmados com a cidade, com a realização conjunta de pesquisas científicas.

 

Fonte: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/editora-argos-representa-chapeco-em-grande-feira-do-livro-em-medellin

Veja também

“Infância, Educação e MST: quando as crianças ocupam a cena”09/11/18 Com o estudo realizado por Deise Arenhart, a obra busca entender a infância em um contexto de luta social, procurando conhecer a educação infantil no MST, construindo uma espécie de porta-voz das crianças, revelando suas vidas, suas lutas e perspectivas. O livro busca rebater a perversidade do capital, em relações às negações do direito à......

Voltar para Notícias