Postado em 26 de Setembro de 2017 às 16h23

EDITORA ARGOS REPRESENTA CHAPECÓ EM GRANDE FEIRA DO LIVRO EM MEDELLÍN

Notícias em destaque (318)

As cidades de Chapecó e Medellín estreitam ainda mais seus laços. Entre os dias 8 e 17 de setembro, o município colombiano realizou a sua 11ª Feira do Livro e da Cultura, que neste ano contou com trezentos convidados nacionais e internacionais. Para representar a capital do oeste catarinense no evento, a Editora Argos da Unochapecó foi convidada para expor suas obras.

Neste ano, o Brasil e a cidade de Chapecó foram convidados especiais do evento, sendo homenageados como ‘País Destaque’ e ‘Cidade Destaque Brasileira’. O ato demonstra a relação de respeito e amizade que os países construíram, especialmente desde o fim do ano passado, depois da tragédia com o avião da Chapecoense.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a Universidade, por estar envolvida com as atividades da comunidade, se sente honrada em participar da Feira, com a Editora Argos como representante da história local e regional. “A Unochapecó, de forma gentil, entregou uma homenagem ao reitor da Universidade de Medellín, professor Néstor Hincapié Vargas, por toda a solidariedade e ajuda do povo de Medellín, por ocasião do acidente com o voo da Chapecoense”, acrescenta.

A Feira é considerada uma das maiores do mundo e estimou-se que mais de setecentas mil pessoas passaram pelo local. Para contar a história de Chapecó e região, a Editora Argos selecionou cinco obras para exposição: “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, “A luta da erva: um ofício étnico da nação brasileira no oeste catarinense”, “Bandidos, forasteiros e intrusos”, “A viagem de 1929: Oeste de Santa Catarina” e “Disputas e ocupação do espaço no Oeste Catarinense”. Também foram enviados dois exemplares de cada obra à Universidade de Medellín e à Biblioteca Municipal da cidade.

A editora já participou da Feira em outras edições, como afirma a coordenadora da Argos, professora Rosane Meneghetti Silveira. Porém, neste ano, a presença teve um sentido mais especial, devido às homenagens realizadas à cidade. “É uma feira na qual somos reconhecidos, em que há uma grande movimentação de pessoas, e a editora tem a oportunidade de mostrar a qualidade de seu trabalho”, comenta.

A Unochapecó, através da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), já possui uma parceria com duas instituições de Medellín: a Corporación Universitaria Americana e o Centro de Sistemas de Antioquia (Censa). Segundo Rosane, novos convênios ainda podem ser firmados com a cidade, com a realização conjunta de pesquisas científicas.

 

Fonte: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/editora-argos-representa-chapeco-em-grande-feira-do-livro-em-medellin

Veja também

“Bandidos, forasteiros e intrusos”27/07/16 A obra “Bandidos, forasteiros e intrusos: história do crime no oeste catarinense na primeira metade do século XX” faz uma reflexão sobre a criminalidade na região oeste de Santa Catarina na primeira metade do século XX. Através de muitas pesquisas documentais e investigações feitas por meio de jornais, entrevistas, consultas em processos criminosos,......
Poeta Ana Cristina Cesar é homenageada na Flip 201615/06/16 A 14ª edição da Flip acontece de 29 de junho a 3 de julho, novamente com curadoria de Paulo Werneck. Em 2016, a poeta Ana Cristina Cesar é a autora homenageada do evento. Expoente da geração da Poesia Marginal, que nos......

Voltar para Notícias