Postado em 08 de Maio de 2018 às 16h23

E a literatura, hoje? Estudos de crítica, história e teoria literárias

Notícias em destaque (318)

 

Roberto Acízelo de Souza, professor titular de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense, graduou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduou-se em Teoria da Literatura (mestrado e doutorado) pela Universidade de São Paulo.

A obra E a literatura hoje? Estudos de crítica, história e teoria literárias trata, segundo o autor, de “[...] questões literárias e sócio-político-culturais da atualidade –como o lugar da literatura e das humanidades na era da diversidade”. Trata também de “[...] problemas históricos, como as concepções de romances anteriores à consolidação do formato moderno do gênero.”

A obra reúne alguns ensaios e entrevistas que abordam a perspectiva diversificada dos objetos estudados. A maioria dos textos foi elaborado entre 2014 e 2016, exceto um de 2008 e outros dois de 2011. Dois ensaios que compõem a obra são inéditos, outros textos apresentados já foram publicados em edições anteriores, porém, na presente obra foram retocados e atualizados. 

Outras obras do autor publicadas pela Argos:

Do mito das Musas à razão das Letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a.C. – século XVIII)

Esse livro compõe, em cuidadosa edição, um amplo repertório de textos representativos da reflexão sobre as práticas literárias desenvolvidas no período que se inicia em torno do século VIII a.C. e chega a alcançar o XVIII da nossa era. Muitos deles raros, e vários outros traduzidos especialmente para integrá-lo, pois que permaneciam inéditos em português e demais línguas modernas. Constitui-se, assim, em privilegiada via de acesso aos estudos literários, não só tendo em vista o conhecimento da sua fase clássica, mas também o da moderna, à medida que esta se estabeleceu a partir de um diálogo crítico com aquela, por meio do qual, segundo um processo complexo, a literatura veio a adquirir sua diferença específica no âmbito eclético das letras. 

Variações sobre o mesmo tema: ensaios de crítica, história e teoria literárias

Reúnem-se nesse volume ensaios representativos dos estudos especializados do autor desenvolvidos nos últimos 12 anos. Não obstante a multiplicidade dos tópicos tratados – desde uma escritora do século XVIII até uma análise da posição da literatura na sociedade contemporânea –,  todos têm por objeto problemas literários, considerados em perspectiva crítica, histórica e teórica.

 

Veja também

Argos tem trabalho selecionado para 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica17/05/18 Durante a XXXI Reunião Anual das Editoras Universitárias (ABEU) acontece o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, de 22 a 25 de maio no Rio de Janeiro. A Argos Editora da Unochapecó apresenta de forma oral seu trabalho selecionado.A seleção foi feita por uma comissão externa, levando em conta aspectos como......
Divulgados vencedores do Prêmio Rio de Literatura30/06/16 O Governo do Rio de Janeiro e a Fundação Cesgranrio divulgaram os vencedores da primeira edição do Prêmio Rio de Literatura. Beatriz Bracher conquistou o prêmio da categoria Ficção, na modalidade Melhor......

Voltar para Notícias