Postado em 21 de Dezembro de 2017 às 16h10

“Como encontrar-se e outras experiências através da leitura de textos literários”

Notícias em destaque (318)

A obra “Como encontrar-se e outras experiências através da leitura de textos literários”, de Valdir Prigol e publicada pela Argos Editora da Unochapecó, demonstra as contribuições que os textos literários oferecem para a formação do sujeito e a possibilidade de sermos outros além de nós mesmos por meio da experiência da leitura. Sem deixar de ser quem é, o leitor temporariamente vivencia outras formas de compreender o mundo se identificando com os personagens e com os acontecimentos dos livros.

A partir de vidas inventadas, o leitor tem a condição de encontrar-se, pensar-se e tomar consciência da sua própria vida. Cada livro nos coloca em experiência com o outro, e isso nos faz lembrar de situações semelhantes e repensar nossas atitudes. O encontro com a história do outro pode ser um modo de contar a nossa própria história.

A leitura pode ser um caminho para se construir, expressar-se, dar um sentido à própria existência, dar forma a desejos e a sonhos. Podemos ser outra coisa além de nós mesmos, podemos conectar um eu dividido, podemos narrar nossas vidas, podemos nos inventar. Através de experiências com os textos é possível perceber questões fundamentais para nossas vidas.


Veja também

Obra aborda surgimento das práticas literárias02/05/16 A obra compõe um amplo repertório de textos representativos da reflexão sobre as práticas literárias desenvolvidas no período que inicia em torno do século VIII a.C. até o XVIII. Muitos deles raros, e vários outros traduzidos especialmente para integrá-lo que permaneciam inéditos em português e demais línguas modernas.Os textos......
Argos presente no SIEPE 201828/08/18 O 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão 2018 (SIEPE) da Unochapecó, que iniciou nesta segunda-feira (27/08), é um momento de encontro com a comunidade acadêmica para trocas de experiências e......

Voltar para Notícias