Postado em 10 de Julho de 2020 às 16h22

Argos lança obra que aborda Discussões sobre o processo migratório e suas consequências

Notícias em destaque (318)

O lançamento da Argos aborda o crescente fluxo migratório, que se tornou um problema de ordem mundial, motivado pelo aumento da pobreza, desigualdade socioeconômica, guerra e processos contemporâneos de colonialidade, também chamados de "neocolonial”. A obra “Migración, interculturalidad y educación: impactos y desafíos” é fruto da parceria da Editora Argos com a Editora da Universidade de Salamanca, e procura relatar a complexidade dos movimentos migratórios, a necessidade de reflexões e vontades políticas para realizar articulações internacionais que possibilitem as ações de reconhecimento de migrantes e refugiados. Como sabemos, a educação é um direito universal de todas as crianças e jovens, contribuindo para formação humana e cultural, diante disso, o livro afirma que a mesma precisa ganhar destaque.

A obra reúne uma série de trabalhos, pesquisas, estudos e experiências. O material é uma contribuição para pesquisadores, educadores e outros interessados ??em entender a complexidade da migração, seus impactos e desafios à educação, a partir de leituras, pesquisas e reflexões de perspectivas interculturais.

O livro está disponível no site da Argos em formato e-Book (PDF) para download gratuito! E, para baixar, é simples, entre no site da Argos (http://www.editoraargos.com.br/), clique na aba “e-Books”, depois na opção “Grátis” e realize o download. Nesta mesma página você tem outras opções de e-Books para download, aproveite e escolha o melhor para você!

Sobre os colaboradores:

Jose Maria Hernandez Díaz - Professor de História da Educação na Universidade de Salamanca. Diretor de História da Educação, Revista Interuniversidade e Sala de Aula.  Revista Pedagoga da Universidade de Salamanca. Dirigiu muitos livros, projetos de pesquisa, teses de doutorado e conferências internacionais sobre história e política da educação, algumas relacionadas à educação na África e na América Latina. Entre seus trabalhos mais recentes estão: Imprensa Pedagógica, mulheres, crianças, setores populares e outros fins educacionais (2018), Imprensa Pedagógica de Professores (2018), Valores na Educação Africana, de ontem a hoje (2017),Universidade Paideia no Festival de Ciências (2016), Influências suíças na educação espanhola e ibero-americana (2016), Imprensa de escolares e estudantes: sua contribuição para o patrimônio educacional histórico (2015). 

Adecir Pozzer - Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado sanduíche (CAPES - código de financiamento 001) na Universidade de Salamanca, de agosto de 2018 a junho de 2019. Pesquisador dos Grupos Pesquisa em Ética, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB), Hermenêutica da Cultura, Mundo e Educação (PPGE/UFSC) e SUR Paideia (Universidade da República do Uruguai). 

Elcio Cecchetti - Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com um sanduíche na Universidade de Salamanca. Professor do Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) do Grupo de Pesquisa em Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educacionais (Unochapecó).

Veja também

Coordenadora da Argos participa do VI SIMELP10/11/17 A professora e coordenadora da Editora Argos, Rosane Silveira, participou, de 24 a 28 de outubro, do VI SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, em Portugal. Com o tema “A união na diversidade”, o evento teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão, de troca de experiências, de desenvolvimento científico e pedagógico.De......
Beleza é fundamental?25/05/16 Já faz algum tempo que estamos estranhando a importância exagerada que assumem o corpo e a sexualidade não só em nossas festas de carnaval, mas também no imaginário social. Nos discursos históricos sobre o povo......

Voltar para Notícias