Postado em 22 de Abril de 2016 às 16h22

Argos Editora da Unochapecó celebra 24 anos de história

Notícias em destaque (318)

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, mas, para a Unochapecó, essa data tem mais um significado especial. A Argos Editora da Unochapecó completa 24 anos de atuação no mercado editorial, com um grande catálogo de publicações regionais e com o reconhecimento de outras editoras e universidades.
A história da Argos começa em 1992, quando se chamava apenas Setor de Editoração. O principal motivo da criação foi a necessidade de publicar e divulgar as pesquisas produzidas na Universidade. Até 1996, esta foi sua designação, quando passou a se chamar Grifos Editora. Somente no ano 2000 que o nome Argos passou a ser utilizado.
A Argos conta hoje com mais de 270 títulos publicados, além de prêmios conquistados, com destaque para o Prêmio Jabuti, recebido no ano passado com o livro “Do mito das Musas à razão das Letras”. De acordo com a coordenadora da Editora, professora Rosane Natalina Meneghetti Silveira, é por meio de prêmios como esse que a qualidade das publicações da Editora é reconhecida. “Também percebemos a qualidade da nossa Editora quando professores e pesquisadores de todos os estados nos procuram para publicar suas pesquisas”, destaca.
Segundo a coordenadora, a estrutura, a qualidade e a história que a Editora tem é o que difere a Argos de outras editoras. “O mais gratificante é ver os estudos de nossa região serem publicados e divulgados. Produzimos muito conteúdo dentro da Universidade e, com a Editora, conseguimos fazer com que esse conteúdo chegue até a comunidade, inclusive em nível nacional”, sublinha.
Um aspecto que fortalece a Editora é a sua afiliação na Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) desde 1997. “Nos orgulhamos muito, pois na ABEU, com mais de 120 afiliados, a Argos se destaca por ser uma das editoras com maior número de títulos publicados na região em que atua”, comenta Rosane.
Com o tempo, a Editora também passou por mudanças, chegaram os e-books, e as vendas pelo meio on-line começaram a se difundir por todo o Brasil. Hoje os livros podem ser adquiridos através da loja virtual e de pontos de vendas em livrarias e distribuidoras.

Mais moderna, mais próxima

Com o objetivo de expandir o conhecimento e para comemorar a data, a Argos está com um novo site, mais dinâmico e interativo. O objetivo é possibilitar que o apreciador de bons livros conheça a produção da Editora e acompanhe os principais acontecimentos. Para o interessado em publicar com a Editora, o site mostra todas as etapas do processo, bem como as linhas editoriais que a Editora Argos publica. A página da loja virtual continua disponível para a comercialização de títulos, porém, todas as informações sobre eles, assim como os lançamentos, estão na nova plataforma. Além do novo site, a Argos preparou outras ações para o mês de abril de 2016.

Programação especial


De 18 a 30 de abril – Saldão de livros da Argos na Livraria Universitária da Unochapecó. Os títulos, com pequenas avarias, têm descontos variados, de 50 a 70%.
De 18 a 24 de abril – As compras na loja virtual estarão com frete grátis para todo o Brasil. Dessa forma, as obras podem ser adquiridas sem adição de custos de envio. Essa promoção é válida para qualquer localidade do País.
Dia 25 de abril – Todos os títulos disponíveis no catálogo da Argos estarão com 30% de desconto para as compras na loja virtual e na Livraria Universitária da Unochapecó. No mesmo dia, haverá sorteio de brindes via SMI para professores, estudantes e técnicos da Universidade, sendo dois kits em cada turno. O primeiro que responder corretamente as questões ganha o kit e pode retirar na Argos.
De 22 a 28 de abril – Serão sorteados três kits de livros para os seguidores da fanpage da Argos no Facebook. Os moradores de Chapecó e região que entrarem na página da Editora neste período encontrarão as instruções que devem seguir para participar. O resultado será divulgado no dia 28 de abril e deve ser retirado na Livraria Universitária da Unochapecó no mesmo dia.
Dia 28 de abril – Haverá conversa com autores do livro “Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó”, às 17h, na Livraria Universitária. Professores e discentes de cursos de mestrados da Unochapecó participarão da atividade. Após, haverá sessão de autógrafos do livro.

Veja também

Coleção Perspectivas11/10/17 Essa coleção traz livros que possuem uma pré-indicação para publicar, geralmente são de editais de entidades ligadas ao desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. A coleção traz para a discussão temas diversos, que geram um debate a partir dos textos que conversam entre si, mas com olhares diferentes para o tema, fazendo, assim,......
Argos participou do Prêmio ABEU 201710/10/17 O Prêmio ABEU 2017 está perto de conhecer seus vencedores, que serão divulgados no dia 9 de novembro, através dos canais de comunicação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e......
Argos participa da Feira do Livro Chapecó20/10/17 Entre os dias 24 e 26 de outubro ocorrerá, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, a Feira do Livro Chapecó, evento que faz parte do projeto Centenário de Chapecó, desenvolvido pela Unochapecó.A feira objetiva......

Voltar para Notícias