Como e por que sou professor de literatura e outros estudos de história, crítica e teoria literárias

Obra articula as dimensões historiográfica, analítica e teórica

Em 20/10/2020 15:01
Atualizado em 20/10/2020 15:08

Entrevista por Editora Argos

Como e por que sou professor de literatura e outros estudos de história, crítica e teoria literárias

“Como e por que sou professor de literatura e outros estudos de história, crítica e teoria literárias” é o lançamento da Argos, do autor Roberto Acízelo de Souza. A obra reúne trabalhos de diversas datas que vão de 1986 até 2019, que procuram articular as dimensões historiográfica, analítica e teórica, distribuídas em subconjuntos correspondentes à dimensão dominante em que cada uma se apresenta no decorrer da obra.

O texto “Como e por que sou professor de literatura”, que dá nome à edição, por sua singularidade no conjunto, ocupa posição especial, aparece segmentado em partes providas de intertítulos e com o acréscimo, em notas, dos nomes de professores mencionados no texto, figuras públicas às quais o autor pretende prestar gratidão e homenagem.

Este volume, além de abordar uma reflexão sobre a formação acadêmica e trajetória profissional do autor, reúne ensaios diversos sobre questões da literatura distribuído em três partes e tem o objetivo de acrescentar-se aos anteriores "Variações sobre o mesmo tema" (2015) e "E a literatura, hoje?" (2018), ambos publicados pela Editora Argos. A obra em si destina-se não apenas a professores e estudantes de Letras, mas também a leitores de outras áreas interessados em temas culturais variados.

 

Sobre o autor

Roberto Acízelo de Souza graduou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduou-se em teoria da literatura (mestrado e doutorado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez estudos de pós-doutorado em literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Foi professor de teoria da literatura na Universidade Federal Fluminense, e atualmente é professor titular de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre suas publicações, figuram: Formação da teoria da literatura: inventário de pendências e protocolo de intenções (1987), O império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista (1999), iniciação aos estudos literários: objetos, disciplinas, instrumentos (2006), Introdução à historiografia da literatura brasileira (2007), Historiografia da literatura brasileira: textos fundadores – 1825-1888 (2014), História da literatura: trajetória, fundamentos, problemas (2014), Do mito das Musas à razão das Letras: textos seminais para os estudos literários – século VII a.C- século XVIII (2014), Variações sobre o mesmo tema: ensaios de crítica, história e teoria literária (2015), Um pouco de método: nos estudos literários em particular e nas humanidades em geral (2016), Na aurora da literatura brasileira: olhares portugueses e estrangeiros sobre o cânone nacional em formação – 1805-1885 (2017), E a literatura, hoje? Estudos de crítica, história e teoria literárias (2018), Teoria da literatura: trajetória, fundamentos, problemas (2018).


Tags da postagem

lançamento